O dia 10 de julho marca, no calendário dos brasileiros, o dia da pizza. Apesar de ser uma iguaria tipicamente italiana, algumas pessoas dizem que os brasileiros se especializaram na arte de preparar uma saborosa pizza – em especial os paulistanos, verdadeiros apaixonados por ela.

Para celebrar o dia da pizza que tal, literalmente, colocar a mão na massa? Confira essa receita prática e deliciosa de massa para você mandar muito bem fazendo uma pizza caseira para sua família ou amigos!

dia da pizza - receita

Ingredientes:

Modo de preparo:

Em um recipiente a parte, prepare-se para misturar o fermento, o açúcar e a água morna. Deixe-os por lá por alguns minutos, até que dissolva bem. Em outro recipiente, coloque a farinha, o sal e deixe um espaço no centro, onde você vai despejar a mistura do fermento. Adicione o azeite e misture tudo, até conseguir uma massa homogênea.

Você pode optar por sovar a sua massa com as mãos ou com a ajuda de uma batedeira. Com as mãos é preciso de paciência e técnica, aguardando que a massa comece a desgrudar e que fique com a consistência lisa. O importante é manter o mesmo movimento sempre, enquanto sova.

Para quem vai usar a batedeira, o cuidado é grande com a velocidade que você vai liga-la. O ideal é começar sempre com a velocidade mais baixa, para depois aumentar a velocidade discretamente, até chegar à alta e bater por mais alguns minutos até que ela vire uma massa lisa e que descole fácil da parede da tigela.

Separe um recipiente para assar a pizza e unte com um pouco de azeite, para que ela receba a massa batida. Faça uma bola com ela, cubra com papel filme e deixe descansar por mais duas horinhas. Ela vai crescer significativamente.

Preaqueça o forno na temperatura alta. Enquanto isso, vá abrindo a massa de pizza. Divida ela em duas ou três partes. Você pode abrir e preparar todas ou apenas preparar uma delas e guardar as outras na geladeira por três dias ou por até um mês no congelador.

Depois de aberta, basta colocar seu recheio favorito e levar para assar!

 

Qual é a sua pizza favorita? Como foi a sua experiência de preparar a própria massa? Conte para a gente!