Quem nunca se rendeu ao sabor marcante dos queijos maturados? Seja para um aperitivo sofisticado ou para dar um toque especial às suas receitas, os queijos maturados são verdadeiros coringas na cozinha. Que tal conhecer os principais tipos, suas características mais marcantes, benefícios e harmonizações?
O que caracteriza os queijos maturados?
Os queijos maturados ou curados são tipos de queijo que, após o processo de produção, passam por um período de repouso em um ambiente que possui temperatura e umidade minuciosamente controlados. Esse período de repouso é chamado de maturação, e pode variar entre alguns dias até vários anos, e é nele que o queijo ganha cor, aroma, textura e sabores únicos. A maturação também é um processo responsável por fermentar a lactose, portanto quanto maior o tempo de maturação, menor a lactose.
São queijos de sabor marcante e perfeitos para dar aquele toque especial às massas, ótimos para gratinar e ralar, quando jovens, são untosos e suaves. Quando amadurecem, ganham características aromáticas, sabores intensos e levemente salgados.
Quais os tipos de queijos maturados?
Minas curado
- Origem: Brasil (Minas Gerais)
- Tipo de leite: Leite de vaca
- Sabor: Marcante e levemente ácido
É o tipo de queijo mais consumido no Brasil, por conta de sua facilidade de produção e sabor agradável. Sua casca é grossa, firme e bem amarelada e a massa é densa com grande capacidade de reforçar seu sabor com o maior tempo de cura.
Emmenthal
- Origem: Suíça
- Tipo de leite: Leite cru de vaca
- Sabor: Forte com toque de nozes e picante
Caracterizado pelo grande número de buracos (que quanto menores forem, mais picante o queijo é), esse é um queijo de casca dura e cor amarelada com sabor característico.
Gruyère
- Origem: Suíça
- Tipo de leite: Leite cru de vaca
- Sabor: Sabor forte e marcante frutado e de nozes
Com textura mais cremosa que o emmenthal e boa densidade, esse é um excelente queijo para derreter. Sua coloração é amarela escura, sua casca é bem seca e seus buracos são pequenos e em pouca quantidade.
Grana
- Origem: Itália
- Tipo de leite: Leite de vaca
- Sabor: Frutado e maturado
Grana é o nome genérico repassado para queijos duros e granulosos criados em região de Denominação de Origem na Itália. O mais famoso é o Grana Padano, maior concorrente do clássico queijo Parmesão.
Parmesão
- Origem: Itália
- Tipo de leite: Leite de vaca
- Sabor: Adocicado e levemente picante
Originalmente produzidos na região de Parma, é um queijo semi-gordo de pasta dura, com textura granulosa e crosta não pegajosa. Seu tempo de maturação tem um mínimo de 12 meses, podendo ultrapassar 2 anos em alguns casos.
Parmiggiano
- Origem: Itália
- Tipo de leite: Leite cru de vaca
- Sabor: Aroma doce e frutado, mas forte e encorpado
Esse queijo conta com o controle de qualidade tão grande que o leite utilizado para sua produção só pode vir de vacas que consomem grama fresca ou feno. Sua casca é grossa, dura e brilhante, com coloração de amarelo alaranjado.
Provolone
- Origem: Itália
- Tipo de leite: Leite de vaca
- Sabor: Forte e condimentado
O provolone é um leite feito com massa cozida e amassada, possibilitando o desenvolvimento de vários formatos. Sua casca é dura e fina, com coloração dourada e brilhante. A textura é aveludada e flexível.
Pecorino
- Origem: Itália
- Tipo de leite: Leite de ovelha
- Sabor: Salgado e picante
O Pecorino é um queijo que tem grande variação de características de acordo com a região e forma de produção. Com boa capacidade de conservação, ele pode ser encontrado fresco, semicurado ou curado (que é utilizado para ralar).
Cheddar
- Origem: Inglaterra
- Tipo de leite: Leite de vaca, ovelha ou búfala
- Sabor: Intenso com toque de nozes e maçã
O cheddar é um queijo firme e liso, com coloração bastante alaranjada. Seu processo de cura tem período mínimo de 9 meses, que aumenta a intensidade de seu sabor. Diferente dos cheddars usado em hambúrgueres, esse é um queijo sofisticado e único.
Gouda
- Origem: Holanda
- Tipo de leite: Leite de vaca pasteurizado
- Sabor: Frutado e doce quando jovem, intensificados com o tempo de maturação.
Queijo de formato redondo, casca lisa e de cor amarela. Sua consistência, após a maturação, é granulosa e densa (e vai se tornando lisa e flexível com o passar do tempo). Pode ser elaborado em versões com temperos de ervas e especiarias.
Edam
- Origem: Holanda
- Tipo de leite: Leite de vaca integral ou semidesnatado
- Sabor: Suave, adocicado e com toque de nozes
Queijo de massa semidura, com casca fina e coberta com coloração vermelha. Sua textura é flexível e saborosa. Os queijos cobertos com cera preta tem maturação maior que 17 semanas, deixando-o com sabor ainda mais forte.
Quais os benefícios em se consumir queijo?
Todas as variedades de queijo possuem excelentes benefícios porque contêm os mesmos nutrientes do leite e do iogurte, como cálcio, proteínas ou vitamina B12.
Além disso, o queijo também é fonte de probióticos, que são bactérias boas que ajudam a regular a flora intestinal.
Como harmonizar queijos duros?
Queijos maturados e de sabor intenso combinam com vinhos tintos como Merlot, Malbec e Pinot Noir, e também vinhos fortificados ou licorosos, como Porto e Madeira.
Além disso podem ser acompanhados de pães de fermentação natural, frutas secas e doce de leite.