Por Talita Simões, vencedora da competição World Class em 2011 e Mixologista e Brand Ambassador na Diageo
Base de botânicos e possibilidade de combinações
O gin é, sem dúvida, uma categoria de destilados com muita personalidade e versatilidade na construção de coquetéis, tendo cada um deles uma base de botânicos em sua receita que ajuda, por exemplo, na criação do gin tônica e de outros drinks que podem ser feitos à base de gin. Só para se ter uma ideia, existem mais de 2.000 variedades dessa bebida no mercado.
O sabor mais característico de um London Dry Gin, que é um dos mais clássicos, vem do zimbro, principal botânico base para o destilado. Já no caso do Tanqueray, que é outra opção bastante famosa, a receita leva como base os quatro ingredientes botânicos zimbro, raiz de angélica, semente de coentro e alcaçuz escolhidos depois de 300 tentativas por Charles Tanqueray, criador da marca.
Drink versátil e elegante
Relativamente nova, a categoria de gin começou a decolar no final da década de 1990, ajudado por um interesse renovado na cultura do coquetel e na demanda por um destilado com sabor, história e caráter.
Com novos gins premium e o renascimento do infame ‘Gin & Tonic’ servido em taças, a classe da bebida é uma das que mais cresce atualmente. Afinal, em uma saída com amigos para bares, por exemplo, são encontrados extensos menus de gin, incríveis guarnições e uma variedade de águas tônicas.
Caráteres distintos e sabores complementares
Por conta de sua versatilidade, o gin pode ser combinado de diversas formas, como com frutas e chás para acrescentar sabor, ou até mesmo especiarias para adicionar aroma. Por isso, ele mostra a capacidade de transitar facilmente entre drinks fáceis e refrescantes, como a Gin & Tônica, até coquetéis mais encorpados e clássicos, como o Negroni e o Martini.
Quando for preparar combinações variadas do coquetel, lembre-se de que é o paladar quem manda! No entanto, não se esqueça de sempre manter as medidas nas proporções corretas para não gerar nenhum desequilíbrio de sabores.
Você é do time dos que preferem uma opção clássica como a de gin, água tônica e limão siciliano com o equilibrado Tanqueray London Dry, ou algo com caráter mais cítrico e frutado com outras opções de gin da marca? Confira também outros posts sobre gin que já fizemos aqui no blog!
novembro 9, 2020
Receitas ótimas de drink
novembro 9, 2020
🙂
novembro 20, 2020
Amei
novembro 23, 2020
<3
novembro 23, 2020
Amei essas receitas! 😉
novembro 24, 2020
Oba, Regina 🙂