Você é um apaixonado por comida japonesa? Esse tipo de culinária oriental conquistou o mundo por sua simplicidade e qualidade de sabor, abrindo várias casas especializadas em seus pratos em várias cidades e capitais.

Mas, se você quer levar esse tipo de comida para preparo na sua própria casa, nós vamos te ajudar! Confira essas receitas de comida japonesa para você fazer no próximo almoço ou jantar!

Sunomono

comida japonesa - sunomono

Ingredientes

Modo de preparo

Lave e seque bem o pepino, para depois fatiá-lo em tirinhas bem finas, com a faca, um fatiador ou cortador.

Em seguida, toste as sementes de gergelim diretamente na frigideira para deixá-las com um sabor mais acentuado.

Prepare o molho que vai ser usado para temperar os pepinos. Use o açúcar, misture com o vinagre de arroz em uma panela e coloque em fogo baixo. O açúcar deve derreter completamente para você ter o molho pronto. Depois, deixe-o resfriar.

Coloque os pepinos fatiados em um prato fundo e adicione o sal, para estimular que elas desidratem. Coloque, em seguida, as fatias em um escorredor por 15 minutos, para que escorra o máximo de líquido. Em seguida, enxague os pepinos em água corrente e remova o resto do que sobrou. Seque bem com papel toalha e coloque em um recipiente para receber o molho.

Misture bem os pepinos com o molho, o gergelim torrado e algumas gotas do óleo de gergelim. Sirva em seguida.

Arroz de sushi

comida japonesa - arroz

Ingredientes tempero (Su)

  • ½ xícara de chá de açúcar;
  • 1 xícara de chá de vinagre de arroz;
  • 4 colheres de chá de sal;
  • 4 cm de alga marinha.

Ingredientes arroz

  • 4 xícaras de chá de arroz;
  • 4 e ¼ xícaras de chá de água.

Modo de preparo

Comece preparando o Su. Use uma panela pequena para colocar todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre para ajudar a dissolver e sem deixar ferver. Desligue o fogo e reserve, deixando esfriar.

Em seguida, prepare o arroz. Lave bem o arroz que será usado e escorra toda a água que conseguir, levando diretamente para a panela. Coloque as xícaras de água e leve ao fogo bem baixo, deixando por 30 minutos com panela tampada, sem abrir.

Após os 30 minutos, abra a tampa e coloque uma colher até o fundo para verificar se a água secou (se não subiu nenhuma bolha e a colher ficou firme, está pronto). Tampe a panela e reserve por mais 10 minutos fora do fogo.

Transfira o arroz, ainda quente, para uma travessa de plástico e coloque uma xícara de chá de Su (já frio), bem lentamente. Use uma espátula de plástico para misturar o arroz, com movimentos como se estivesse fatiando o arroz, e evitando fazer círculos. Isso ajuda a quebrar as “bolas” de arroz que podem se formar. Com a outra mão, pegue um leque (ou use um ventilador) e abane o arroz para tirar o vapor e evitar que ele continue cozinhando.

Espere esfriar completamente a mistura (podendo esperar até 3 horas) para que o arroz não fique grudando nas mãos. Na hora de usar para o preparo, cubra o arroz com um papel plástico umedecido para que ele não resseque.

Shimeji

comida japonesa - shimeji

Ingredientes

Modo de Preparo

Comece o preparo picando bem o cogumelo, tirando o talo que vem junto com eles. Caso estejam sujos, use um pano úmido para limpa-los evitando jogar água (pois eles podem inchar).

Use uma frigideira para derreter a manteiga e coloque os cogumelos para dourar. Acrescente o shoyu e mexa bem, até que tudo incorpore e que o shimeji cozinhe por mais 5 minutos (reduzindo o fogo).

Sirva com um pouco de cebolinha por cima, ainda quente!

Missoshiro

comida japonesa - misso

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque a água em um recipiente para ferver. Quando começar a borbulhar, abaixe o fogo e acrescente o missô, mexendo bem para dissolver. Depois acrescente o tempero de peixe e o tofu, misturando tudo novamente ainda com fogo acesso.

Desligue o fogo na hora de servir. Coloque em uma tigela funda e acrescente cebolinha para finalizar.

Sashimi e sushi

comida japonesa - sushi

Ingredientes

Modo de preparo

Corte o filé de peixe ao meio.  Selecione a fatia mais “nobre” (mais alta, gordinha e menos fibrosa). Fatie o sashimi na grossura desejada, no sentido da largura, mantendo o mesmo movimento e o tamanho padronizado.

Para cortar o peixe para o sushi, pegue a mesma fatia nobre do peixe e corte um pedaço do peixe no tamanho de cinco dedos. Corte, em seguida, fatias fininhas no sentido dessa largura de cinco dedos (ou do comprimento do filé), para que elas possam ser usadas para envolver o arroz.

Quais dessas receitas de comida japonesa você vai fazer em casa? Conte para a gente! Aprenda também a harmonizar seus pratos com vinho!