Apreciador ou não de bons drinks, as chances de você já ter ouvido falar sobre o que é Dry Martini (ou apenas Martini) definitivamente são grandes. Inclusive, você sabia que ele é conhecido popularmente como o “Rei dos Coquetéis” em todo o mundo? Descubra tudo a respeito desse drink alcoólico que figura entre os mais famosos do planeta!

o que é dry martini

Uma trajetória misteriosa

É verdade que não se sabe ao certo o início da história do Dry Martini. Mas existem registros de que para se chegar na versão atual do drink, foram necessárias seis transformações na receita original ao longo dos anos.

Atualmente, apreciar um Dry Martini significa degustar uma bebida que pode apresentar variações no modo de fazer, ingredientes e proporções de ingredientes em sua composição. Ainda assim, existe uma característica em especial que tem presença garantida na maior parte das receitas: a azeitona verde servida junto com o drink.

o que é dry martini azeitona

Os primeiros sinais do Dry Martini

Os possíveis indícios da sua primeira aparição remontam aos anos de 1880, quando o escritor Harry Johnson’s escreveu o livro Manual de Bartenders. Inicialmente feito com gin, vermute, licor, Bitter, xarope de goma, gelo, azeitona e casca de limão, o Dry Martini era mexido com uma colher.

Cerca de dois anos mais tarde, outra receita do drink, que a partir de então passou a levar também o nome de Martinez, foi criada por Jerry Thomas. Além dela ser agitada em uma coqueteleira, e não mais mexida com colher, seus ingredientes eram vinho, gin, licor, Bitter, gelo e uma fatia de limão.

o que é dry martini limão

Transformações recorrentes ao longo do tempo

A terceira mudança na composição do drink aconteceu ainda no século XIX, quando Thomas Stuart criou a versão até então mais próxima do que conhecemos hoje como o que é Dry Martini: gin, vermute e Bitter.

A partir dos anos de 1900, a receita começou a sofrer cada vez menos transformações e foi adotado o nome Martini (ou Dry Martini) para ela. Em 1908, por exemplo, ela continha gin, vermute seco francês, Bitter, azeitona e casca de limão. Menos de cinco anos depois, o drink incluía gin seco, vermute seco francês, Bitter, azeitona e casca de laranja.

o que é dry martini laranja

As últimas mudanças na composição do drink 

Finalmente, nos anos de 1950 a receita do Dry Martini sofreu a última transformação. Criada em Hollywood por Ian Fleming, ela passou a misturar gin, vodka, Lillet e casca de limão, e ser chamada por Vesper.

De forma geral, a indicação básica para o preparo do Dry Martini nos dias atuais é misturar com cuidado gin e vermute seco em um recipiente (a proporção é de seis para um). Após esse processo, coar a bebida enquanto a transfere para uma taça coquetel ou martini previamente resfriada. Por fim, concluir com uma azeitona e casca de limão.

Seja feito com os ingredientes originais, seguindo alguma das variações reveladas com o passar dos anos, ou indo ao encontro das orientações da receita atual, o Dry Martini inquestionavelmente é um dos melhores acompanhantes para todas as ocasiões.

o que é dry martini taças

Agora que você sabe o que é Dry Martini e conheceu sua história, veja uma receita do drink que já publicamos aqui no Blog do Pão!