A pipoca é um alimento que tem ganhado status de alternativa saudável de snack para o meio da tarde ou até para o fim de noite, já que sua boa concentração de fibras alimentares ajuda na produção da saciedade e menor ingestão de calorias ao longo do dia.
Mas a gente sabe que, apesar de saudável, o gostoso mesmo é estourar uma pipoquinha para assistir àquele filme em casa que você tanto quer ver, certo? E se você pudesse dar uma incrementada na sua receita básica? Aprenda a fazer uma pipoca temperada para deixar tudo mais saboroso!
Escolha o milho que vai usar
Para uma pipoca temperada original, vale investir no milho de pipoca para estourar na panela, daquele jeito tradicional que seus pais e avós costumavam fazer. Por isso, escolha o tipo de milho que está acostumado a usar e prepare a pipoca normalmente.
Tempere a pipoca com o que você gosta
O tempero da pipoca – quando você optar por ervas, condimentos e pimentas -, deve ser adicionado junto ao óleo ou azeite, para dar o sabor que você espera para esse alimento. Algumas de nossas sugestões de ingredientes para a receita de pipoca temperada são:
Existem molhos e ingredientes bastante saborosos, porém, que devem ser adicionados após pipoca ser estourada, como:
- Manteiga de garrafa;
- Molho pesto;
- Queijo gruyère ralado;
- Queijo parmesão ralado.
Prepare a pipoca
Se você nunca fez uma pipoca de panela, saiba que não tem muito segredo para preparar esse alimento. Nem de pipoqueira você precisa – se não tiver, é claro!
Escolha sua panela (de preferência a de aço inox com o fundo mais grosso), coloque cerca de três colheres de óleo vegetal (ou azeite) e uma xícara de chá de milho. Esse é o momento para adicionar as ervas ou condimentos, se não for usar molhos e queijos na sua pipoca. Acenda o fogo, feche a tampa da panela e espere começar a estourar.
Quando os grãos de milho começarem a estourar, abaixe o fogo e segure nas alças ou no cabo da panela para mexer o conteúdo vigorosamente. Essa mexidinha é essencial para garantir que os milhos não estourados entrem em contato com o óleo quente e deixem as pipocas prontas para cima, sem queimar!
Finalize com o molho, queijo ou outro ingrediente de sua escolha!
–
Qual o seu ingrediente favorito para colocar na pipoca temperada? Conte para a gente – e nos dê a dica do filme que você vai assistir também, é claro! Aproveite e confira também outros posts de petiscos que já publicamos aqui no Blog do Pão!
julho 23, 2019
Ótima dica para diversificar aquela pipoquinha tradicional 😉
julho 23, 2019
É uma delícia mesmo, Solange! 😀
maio 17, 2020
eu uso milho de pipoca qualita, faço com ghee e açafrão… e depois tiquinho de sal rosa.. delicia