O universo dos vinhos tem conquistado cada vez mais admiradores não só no Brasil, como em todo o mundo. Nos últimos anos, segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o consumo da bebida foi de quase 250 milhões de hectolitros por ano.
A variedade de produção é grande, capaz de agradar a todos os tipos de paladares e envolve rótulos tintos, brancos, rosés, espumantes, licorosos, entre outros. Por isso, que tal conferir a partir de agora algumas dicas de como beber Vinho do Porto?
Desfrute um vinho com características únicas
Como já dissemos aqui no Blog do Pão, o Vinho do Porto é uma bebida de teor alcoólico elevado, sabor mais doce e forte, e com três tipos principais de classificação: Branco, Ruby e Tawny. Produzido a partir de um processo de fermentação incompleta, ele ainda tem em sua composição uma parcela de aguardente especial, que apresenta mais de 70% de álcool.
Por ser licoroso, o tradicional vinho geralmente é apreciado em quantidades menores se comparadas às dos tradicionais tinto, branco e rosé. Além disso, ele também é degustado em momentos diferentes da refeição, como por exemplo com sobremesas e aperitivos.
Vinho do Porto: um rótulo elegante e sofisticado
Talvez o rótulo mais emblemático de Portugal, o Vinho do Porto só pode levar esse nome se for elaborado no território do Douro. Ademais, para seguir a tradição vinícola, é ideal ser saboreado em uma taça de mesmo nome e menor tamanho do que as tradicionais Borgonha e Bordeaux.
É importante lembrar também que é indicado se atentar à temperatura da bebida quando for servi-la, já que ela pode interferir positiva ou negativamente nas expressões olfativas e gustativas do vinho.
Quando for degustar um Porto Branco, por exemplo, tente consumi-lo mais fresco, com temperatura perto dos 8°C. Para o Porto Ruby, aposte em deixá-lo mais à temperatura ambiente, em torno de 15°C. Já para o Porto Tawny, invista no meio termo: 12°C é ideal.
Harmonização dos deuses
Ao contrário dos tradicionais rótulos tintos e brancos, que não duram mais do que dois dias depois de abertos, um Vinho do Porto pode ser conservado por até dez dias na geladeira.
Mas se você acha praticamente remota a possibilidade de abrir uma garrafa e não consumi-la de uma vez só, não se preocupe. Afinal, existem vários tipos de acompanhamentos para essa verdadeira preciosidade – e aprender como beber Vinho do Porto não é uma tarefa nem um pouco difícil.
Vinho do Porto Branco
O Porto Branco é um vinho ideal para ser degustado em coquetéis, como uma bebida de entrada para abrir o apetite e também acompanhamento de aperitivos. Por ser mais leve que os demais tipos, ele combina muito bem com opções igualmente leves, como:
Vinho do Porto Ruby
O Porto Ruby, por sua vez, é um tinto frutado, macio e indicado para ser apreciado após as refeições. Ou seja, com sobremesas. Por isso, algumas das opções sugeridas são:
- Frutos secos;
- Queijos azuis;
- Queijos portugueses,
- Receitas com chocolate escuro (amargo) e frutas vermelhas;
- Entre outras.
Vinho do Porto Tawny
O Porto Tawny, assim como o Ruby, é um vinho tinto. Porém, ele apresenta um caráter mais complexo e intenso, harmonizando após as refeições de forma agradável com:
- Frutos secos;
- Queijos azuis;
- Queijos semiduros;
- Receitas com chocolate mais doce (ao leite);
- Tortas com oleaginosas;
- Entre outras.
–
Você já conhecia essas dicas de como beber Vinho do Porto? Tem alguma outra? Confira também outros posts de vinho que já fizemos aqui o Blog do Pão!
novembro 7, 2019
Vinho do Porto. Muito bom !!!😋
novembro 8, 2019
🙂
março 9, 2020
Ganhei uma garrafa de ruby!Vou degustar hj com pavê de chocolate!!!
março 9, 2020
Que delícia, Cristiana 🙂
abril 12, 2020
Amei o vinhos do Porto que tomei em Portugal. Principalmente os da Graham’s (Gaia).
abril 12, 2020
Amei kronhn do Porto Tawny
abril 16, 2020
Gostei muito das dicas. Toda vez de servir um Porto eu e meu marido ficávamos na dúvida. Agora vamos seguir essas recomendações. Grata
abril 17, 2020
Ficamos felizes em ajudá-los, Vera 🙂
dezembro 18, 2020
O que é que levará os actores nas telenovelas portuguesas a beber uísque em vez do nosso tão bom Vinho do Porto?
Será que ainda estarão dependentes da palermice de se pensar que o que é de fora é que é bom?
Responda quem saiba…!