Quando falamos de almoço de Páscoa, qual é o primeiro item que você pensa que não pode faltar na sua mesa? Bacalhau, vinho verde e até ovos de páscoa são alguns dos exemplos que provavelmente logo vem à sua mente. Mas um dos itens mais tradicionais dessa época do ano e que volta a aparecer nas celebrações de Páscoa de muitas famílias é a Colomba Pascal.
Se você é muito jovem, provavelmente nunca ouviu falar nesse termo. Entretanto, se tem o hábito de celebrar a Páscoa com a família, o nome pode parecer familiar. Que tal descobrir um pouco mais sobre o que é a Colomba Pascal e por que pode ser uma boa ideia oferecer esse alimento na sua reunião com a família ou amigos?
Como e quando foi criada a primeira Colomba Pascal?
Todos os grandes símbolos de celebrações religiosas têm lendas e histórias que tentam explicar um pouco os motivos de sua origem. É assim com o Panetone, com a hóstia, com o hábito de não comer carne vermelha na sexta-feira santa e por isso não seria diferente com a Colomba Pascal.
Acredita-se que a criação da Colomba pascal aconteceu após um rei italiano, chamado Lombardo Alboino, optar por encerrar uma guerra após receber de um padeiro de uma cidade inimiga um saboroso doce em formato de pomba. O doce que selou a paz era a Colomba Pascal, que se tornou um verdadeiro sucesso na Itália desde então.
A relação entre a Colomba e a Páscoa acontece porque esse é um feriado religioso que celebra o renascimento de Cristo: uma época de perdão, de recomeços e, é claro de paz. Não existiria, portanto, símbolo melhor para estas reflexões do que um bolo com esse importante histórico.
Quais são as principais características da Colomba pascal?
A Colomba é um tipo de bolo – ou pão – que lembra muito o Panetone no aspecto visual. Conta com uma massa aerada e que pode ter em seu recheio algumas lascas de frutas secas – preferencialmente a laranja cristalizada – e alguns cremes como o de chocolate.
Seu gosto, apesar de remeter também ao Panetone por causa do estilo de fermentação, é mais adocicado e com aspecto mais cremoso. Isso acontece por que as receitas de Colomba levam mais manteiga e ovos do que a do pão servido no Natal.
Uma das principais características da Colomba, entretanto, e que facilita na sua identificação, é o seu formato, que pode remeter a uma pomba, como também aos ovos de Páscoa. Esse pão também costuma ter coberturas de glacê e lascas de amêndoas, nozes ou avelãs, com finalidade decorativa.
Quando devo servir a Colomba?
Tradicionalmente, serve-se a Colomba na Itália no café da manhã do Domingo de Páscoa e o mesmo hábito se repete nos outros países Europeus. No Brasil a Colomba Pascal também é servida como a sobremesa do almoço de Páscoa ou no tradicional chá da tarde com a família, acompanhada de saborosas xícaras de chá ou café.
A grande verdade é que não existe momento considerado correto ou ideal para servir esse tipo de pão para seus convidados. Por isso, use a criatividade e saboreie esse tradicional alimento pascal quando você julgar interessante!
–
Veja outros conteúdos especiais de Páscoa aqui no nosso blog: