O Brasil é um dos principais produtores de café do mundo, sempre figurando no topo da lista dos países que mais cultivam e comercializam esse grão tão valorizado.

O Café do Brasil é um produto muito apreciado por especialistas nessa bebida, por conta de sua qualidade, mas também por sua variedade de sabores e aromas. Várias regiões diferentes do país produzem cafés únicos e com características específicas de seu solo, clima e cultivo.

Para conhecer um pouco mais sobre o café do Brasil, que tal descobrir mais sobre suas principais regiões produtoras?

São Paulo

café do brasil - são paulo

São Paulo sempre foi um nome forte quando o assunto é Café do Brasil. Boa parte dos produtores do país se concentra no estado e tiram proveito das características favoráveis da região para o cultivo.

Mogiana

O Norte de São Paulo é uma das regiões mais tradicionais e culturais para o cultivo de café, com uma prática que já dura mais de 200 anos. Ela pode ser dividida em Alta Mogiana (que conta com municípios como Franca, Patrocínio Paulista e Batatais) e Média Mogiana (Espírito Santo do Pinhal, Santo Antônio do Jardim e São João da Boa Vista).

Em Alta Mogiana o café (grão arábica) é bastante frutado, com corpo cremoso e acidez média, com toques de caramelo, chocolate e nozes. Em Média Mogiana o café (também feito com grão arábica) é adocicado, com corpo cremoso, boa acidez e notas de chocolate e castanha.

Ourinhos e Avaré

Outra região produtora de café em São Paulo é a que fica entre os municípios de Ourinhos e Avaré. Lá o grão produz bebidas elegantes, cítricas, com aromas de ervas frescas e levemente adocicados.

Minas Gerais

café do brasil - minas

Junto com São Paulo, Minas Gerais é outro estado que leva a produção de café em sua tradição. Várias microrregiões produzem grãos com características únicas e muito valorizados em todo o mundo.

Sul de Minas

A microrregião do estado que fica mais próxima de São Paulo é a maior produtora de café do Brasil (e representa mais de 70% da produção de Minas Gerais). Lá, o clima e o relevo são favoráveis para a produção do grão arábica, que conta com acidez equilibrada, bom corpo, notas florais e cítricas, além de doçura característica.

Cerrado

O cerrado de Minas abrange municípios localizados na região do Noroeste e do Triângulo Mineiro, como Patrocínio, Patos de Minas, Araxá e Araguari. A região do Noroeste, inclusive, foi a primeira zona produtora de café do país a conquistar a Denominação de Origem (DOC) para essa bebida.

O grão produzido na região produz cafés bem equilibrados, com aroma intenso, acidez delicada e notas de caramelo, chocolate e nozes.

Matas de Minas

Na parte de leste do estado, a região de Matas de Minas (com municípios como Diamantina, Viçosa e Araponga) produz um café tipo arábica com status de especial – e por isso muito exportado para destinos na Europa, Ásia e América do Norte.

Os grãos produzem uma bebida bem encorpada, com acidez acentuada, doçura também marcante, aroma de chocolate e sabor cítrico.

Bahia

café do brasil - bahia

Um estado que começou a participar da produção de café recentemente (na década de 70), a Bahia é hoje responsável pela produção de grãos muito especiais. Na região da Chapada Diamantina, especificamente, são produzidos grãos do tipo Arábica. Por conta das características de seu terreno e clima lá é desenvolvido um café mais encorpado porém adocicado e aveludado, com toques cítricos e final prolongado.

Paraná

café do brasil - paraná

A produção de café do Brasil na região do Paraná começou na década de 50, mais especificamente no norte do estado. A qualidade do produto oferecido é garantido pelas fortes associações e cooperativas de produtores de café do estado e, por isso, o Paraná produz um grão muito valorizado no mercado.

Esse café é geralmente mais doce, com acidez e corpo médio, além de notas de caramelo e chocolate.

Espirito Santo

café do brasil - espírito santo

O Espirito Santo é um dos maiores produtores de café do país, junto de Minas Gerais e São Paulo. O cultivo do grão se adaptou bem às características da região montanhosa e desenvolveu um tipo de café mais encorpado e complexo, com acidez elegante e delicada, porém com doçura marcante.

Conhecer os diferentes tipos de café do Brasil é uma incrível experiência para seu paladar. Você tem alguma região favorita quando o assunto é café? Quais desses tipos você já provou? Conte para a gente!