Todo mundo adora um cafezinho bem passado. Que tal conferir algumas dicas práticas e rápidas para sempre acertar no preparo do seu?

especial cafés

1-    Pese o café sempre

Tenha o habito de pesar o café antes de prepará-lo pela primeira vez. Dessa maneira, você evita “errar a mão” quando for experimentar uma marca nova!

2-    Vai usar grãos? Deixe para moer na hora

Para quem usa café em grãos, essa dica é essencial. Se puder, faça a moagem dos grãos no momento de preparar a bebida. Desta maneira, os aromas ficam mais presentes e o café muito mais saboroso.

3-    A água é um ingrediente essencial

É sempre importante lembrar que a água corresponde a 98% do café, portanto utilize sempre água mineral ou filtrada e nunca deixe que ela ferva por muito tempo. A água com temperatura muito elevada aumenta a extração, fazendo com que o café perca componentes saborosos.

A temperatura ideal para passar um bom café é de 90 a 96°C, logo que ela começa a se movimentar para ferver.

4-    Atenção na escolha do café solúvel

Se você for preparar um café solúvel, experimente vários processos diferentes, como por aquecimento (spray dried) por congelamento (freeze dried, que passa pelo processo de sublimação).

5-    O café deve ser guardado com carinho

Nada de abrir o pacote de café e deixar guardado de qualquer maneira. Guarde sempre seu café, seja em pó, grão ou solúvel, em potes exclusivos e bem vedados. O oxigênio é inimigo do café, fazendo com que ele perca sabor e aroma.

6-    Uma xícara fica melhor quando bem acompanhada

Experimente colocar um pedaço de chocolate ao leite ou meio amargo no fundo da xícara, servindo o café quente por cima. Fica uma delícia!

Como você costuma preparar o seu café? Conte para a gente seu segredo!

Aprofunde mais o seu conhecimento sobre o assunto! Confira tudo que já publicamos aqui no Blog do Pão sobre o assunto!