Você já percebeu que quando prepara um café, a bebida pode se apresentar com cores diferentes na xícara? Algumas bebidas são bem claras, lembrando tons encontrados em chás (e por isso temos a impressão que estamos tomando um “chafé”). Em compensação, outros cafés são mais fortes, deixando a bebida bem escura quando servida.

Estas diferenças de cores muitas vezes nos faz achar que um café é mais forte ou mais fraco, mas muitas vezes não são elas as responsáveis por definir essa característica da bebida.

Como saber se um café é mais forte ou mais fraco? Com a ajuda da nossa especialista em Cafés, Eliana Relvas, preparamos algumas dicas para você!

O papel da torra no grão de café

torra de café

Sabemos que para obter uma bebida saborosa o café deve ser torrado e preparado adequadamente.

O processo de torra consiste em submeter os grãos crus a uma determinada temperatura por um certo tempo. Dessa maneira, é possível obter as reações físico-químicas necessárias para o desenvolvimento de aromas e sabores.

Entretanto, a mesma matéria prima (isto é, o mesmo café, verde ou cru) oferecer sabores diferentes dependendo da sua torra.

Torras claras, cafés especiais e grãos arábica

Quando falamos de cafés especiais e 100 % arábicas e torras claras é natural obter uma bebida mais clara e translúcida, sem oleosidade na superfície. Ao degustar estes cafés, portanto, é importante levar em consideração as principais características de seu paladar: doçura, pouco amargor e acidez. Ao servi-los na xícara, você vai perceber que sua coloração é mais clara e translúcida.

Eles são recomendados para quem aprecia cafés mais suaves, com maior acidez, finalização mais rápida e pouco aroma.

Para quem não é muito fã do café mais “fraco”, uma dica pode ajudar a apreciá-lo melhor: Esses cafés são consumidos, preferencialmente, sem a adição de açúcares e muitas vezes em temperaturas mais baixas, visto que é delicada e adocicada.
café forte ou fraco - tipos

Torras acentuadas, blends e grãos robusta ou conilon

As bebidas que possuem cores mais escuras nas xícaras são resultado de torras mais acentuadas e blends (feitos com grão robusta ou conilon). Esses tipos de café tem maior concentração de “sólidos solúveis”, que são responsáveis por reforçar a cor da bebida. Sua cor lembra a de chocolates amargos e os grãos podem apresentar um pouco de oleosidade antes de ser moídos.

Essa característica também é responsável por dobrar sua concentração de cafeína e garantir sabores mais intensos para a bebida, com notas mais amargas, levemente achocolatadas, baixa acidez e uma finalização mais prolongada. Alguns toques de queimado também podem ser percebidos.

Torra média: indicada para todos os tipos de grão

A torra média é a mais indicada para ser aplicada aos grãos de café. Seu aspecto visual remete a chocolate ao leite.

Nesse tipo de torra a acidez dos grãos é mais equilibrada, o amargor é agradável e apresenta bom corpo. O resultado visual esperado após o preparo da bebida é de uma cor marrom médio, lembrando um chocolate ao leite. Ele não é claro, a ponto de ficar transparente, e nem tão escuro.

Outros aspectos também interferem na coloração e sabor do café

café forte ou fraco - água

Não é só o tipo de grão ou torra que podem influenciar na coloração ou sabor da sua bebida. Outros detalhes também podem mudar a maneira como você percebe o seu café:

Tipos de cafeteiras

As cafeteiras que deixam o café em mais tempo em contato com a água – como French Press, italiana ou moka – produzem bebidas mais escuras e de sabor marcante. Para as que são preparadas em filtros de papéis, as bebidas são mais claras.

Moagem do pó de café

O café pode ser moído em grãos de diversos tamanhos. Quanto mais fina a moagem, maior a área de exposição do pó na água. Por isso, grãos pequenos produzem bebidas mais escuras e marcantes. As moagens grossas, com grãos maiores, produzem bebidas mais claras e delicadas.

café forte ou fraco - moagem

Temperatura da água

Quanto mais elevada a temperatura da água que vai entrar em contato com o café, maior capacidade de extrair características do grão ela terá  e, consequentemente, de produzir mais sólidos e bebidas mais escuras.

Lembre-se: a cor do café não é determinante para ele ser forte

café forte ou fraco - cor

A cor de um café pode variar entre tons de canela, até de chocolates amargos. Isso, entretanto, não vai determinar um sabor ou aroma mais forte ou mais fraco.

Para perceber essas características é preciso estar aberto à degustação da bebida, independentemente da sua cor. Assim, você pode verificar todos os atributos que vão aparecer: corpo, acidez, amargor, doçura, equilíbrio da bebida e finalização no paladar.

Você é da turma do café mais forte ou mais suave? Conte para a gente um pouco sobre suas preferências na hora de saborear essa bebida!