Você já ouviu falar em Brunch? Essa é uma refeição que é a perfeita mistura de um café da manhã e almoço, geralmente servido no final da manhã e início da tarde. A ideia do Brunch é exatamente substituir essas duas refeições em um dia que você está disposto a acordar mais tarde, mas não a deixar de se alimentar com qualidade.

Por conta de sua praticidade e sofisticação, o Brunch tem se tornado um dos eventos favoritos para confraternizações, com amigos ou familiares, aniversários e até celebrações de casamento. Mas você sabe como organizar um Brunch perfeito? Aqui lhe damos algumas dicas!

Horário e local ideal do Brunch

Como falamos na introdução desse artigo, o Brunch é o casamento perfeito entre o café da manhã e do almoço. Por isso, é ideal começá-lo é não tão cedo, mas nem tão tarde. A hora ideal do brunch é entre 10 e 11h, finalizando por volta das 15 ou 16h.

Por ser um evento diurno, o Brunch combina muito com ambientes externos ou com boa influência da luz solar. Escolha varandas, salas com muitas janelas ou até restaurantes com área externa para organizar um Brunch inesquecível.

Pratos que não podem faltar

organizar um brunch - comidas

Quem chega em um Brunch sabe que a regra básica para esse evento é fartura: afinal, estamos falando de uma refeição que vai ser capaz de substituir duas. Outra importante regra do Brunch é ser capaz de oferecer pratos que combinam o melhor de um almoço leve e um café da manhã caprichado, sem perder sofisticação.

Com isso em mente, você pode começar a organizar os pratos que vai servir no evento. Lembre-se que o sucesso de um Brunch também depende de sua descontração, por isso, crie um ambiente em que as pessoas possam circular e conversar, não tendo que ficar apenas sentadas para consumir os pratos e alimentos servidos.

Entradas

Comece o Brunch com uma mesa de “entradas”:

Sirva também um café quentinho, opções de chás, bebidas lácteas, sucos frescos e águas aromatizadas.

Primeiro prato

Ao longo do evento, vá preparando seus convidados para o “prato principal”, oferecendo algumas opções mais elaboradas de pratos diurnos como:

  • Croque monsieur;
  • Croissants recheados;
  • Panquecas;
  • Waffles;
  • Torradas de abacate;
  • Omeletes;
  • Ovos Benedict;
  • Ovos mexidos com bacon.

As bebidas, nesse momento, podem ter opções alcoólicas. O clássico de um bom Brunch é o drink Mimosa, preparado com suco de laranja e espumante, mas você também pode servir opções como apenas o espumante, vinho branco, aperol spritz, clericot e até cervejas mais leves, do tipo Pilsen.

Prato principal

É claro que intenção do Brunch é fugir da formalidade de um almoço, mas o prato principal é uma estrela que não pode faltar. Para esse momento você pode servir:

  • Salada de folhas;
  • Salada caprese;
  • Quiches;
  • Tortas salgadas;
  • Empadões;
  • Fritattas.

Continue oferecendo as opções de bebidas alcoólicas e alternativas refrescantes, como os sucos, chás gelados e águas saborizadas (com gás ou não).

Sobremesa

Encerre seu Brunch com opções de pratos doces, para acompanhar o último cafezinho do evento e para fechar com chave de ouro. Opte por alternativas como:

  • Tortas doces;
  • Salada de frutas;
  • Mousses.

Decoração do ambiente

organizar um brunch - decoração

O Brunch é um evento descontraído, mas que pode ter alguns pequenos toques de sofisticação. Por isso, aposte em uma decoração leve, que vai condizer com o horário do evento, mas que também mostre que você escolheu tudo com muito carinho.

Invista em flores, guardanapos coloridos, móveis rústicos, toalhas de mesa claras e louça delicada, porém jovial e alegre.

Pense também em um bom espaço de circulação entre as mesas e os buffets onde estarão servidas as opções de pratos. O importante é garantir que as pessoas consigam caminhar, conversar e se divertir durante o evento.

Checklist para organizar um Brunch

Agora que você já sabe tudo que seu brunch precisa ter, confira esse Checklist para ter certeza que não se esqueceu de nada na organização desse evento:

1 – Defina o número de convidados e o “público-alvo” do seu Brunch (família, amigos, colegas de trabalho);

2- Escolha um local bem iluminado ou ao ar livre que seja capaz de comportar todos com conforto;

3- Elabore o cardápio, pensando sempre nas opções de entrada, primeiros pratos, um prato principal e sobremesa;

4- Não se esqueça das bebidas, que podem ser alcoólicas ou não, de acordo com o que você deseja oferecer;

5- Pense com carinho na decoração, para deixar todos confortáveis e para garantir uma recepção inesquecível (e fotografável, afinal, as pessoas vão querer publicar tudo nas redes sociais!);

6- Envie o convite e aguarde o dia do evento!

organizar um brunch - checklist

Você já ficou responsável por organizar um Brunch antes? Gostou das nossas dicas? Quer compartilhar alguma experiência ou receita com a gente? Use o espaço abaixo!