Está cansado de comer a mesma salada todos os dias? Confira 8 folhas que vão dar outra cara – e outro sabor – para a sua salada verde!

Alface

salada verde - alface

Você pode começar a variar a sua salada verde pela folha mais tradicional desse prato: a alface. Existem vários tipos de alface com sabores e características visuais diferentes, podendo deixar sua salada ainda mais gostosa.

Varie entre a alface lisa, a americana, a roxa, a crespa ou a romana e usufrua sempre dessa excelente fonte de vitamina A, K e ácido fólico.

Acelga

salada verde - agrião

A acelga é uma folha que, apesar de ser da mesma família da beterraba, conta apenas com a parte das folhas e talo como comestíveis – e por isso ela é sempre lembrada como opção para uma salada verde.

Rica em vitamina C, A, ferro, cálcio e potássio, a acelga também é rica em antioxidantes naturais que fazem bem para a saúde.  Suas folhas devem ser firmes, viçosas e com coloração verde marcante.

Agrião

salada verde - agrião

O agrião é uma folha com sabor bem característico, discretamente picante e marcante. Com folhas de formato redondo e de coloração verde-escura, o agrião é um alimento rico em vitaminas A, C, K e também do complexo B, além de boa fonte de ferro, cálcio, fósforo e potássio.

Ele é um alimento versátil e ótimo para dar uma nova cara e um novo sabor para sua salada verde.

Almeirão

salada verde - almeirão-v

O almeirão é uma pequena folha, muito delicada e saborosa, que pode deixar sua salada verde com valor nutricional ainda maior. Rica em fibras alimentares e antioxidantes naturais, o almeirão é uma ótima opção para variar na receita de salada verde!

Couve

salada verde - couve

A couve é uma das folhas mais poderosas que nossa alimentação pode ter. Sua coloração verde escura marcante e seu formato inconfundível são suas marcas registradas, além de seu altíssimo valor nutricional.

Rica em nutrientes como cálcio, ferro e vitamina A, ela também é uma ótima opção de fibras alimentares. Além disso, a couve tem um sabor único, que pode dar um charme para sua salada verde, seja ela servida fresca ou refogada.

Rúcula

salada verde - rúcula

Outra folha de coloração verde escura, mas com sabor e características completamente diferentes da couve, é a Rúcula.

A rúcula tem um sabor um pouco mais amargo, mas também é rica em diversos nutrientes como o cálcio, o fósforo e vitaminas, como a C e A. Além disso, é também uma ótima fonte de fibras alimentares e antioxidantes.

Radicchio

salada verde - radicchio

Essa charmosa folhinha, de origem italiana e coloração roxa, é uma parente distante da chicória e tem um sabor bem amargo e textura crocante. O Radicchio, além de deixar sua salada verde mais colorida, também pode aumentar seu valor nutricional, por ser uma boa fonte de vitamina A, potássio e vitamina C.

Repolho

salada verde - repolho

O repolho é uma folha que, apesar de ser mais consumida cozida, também é uma ótima opção para colocar crua no seu prato de salada. Ele pode ser encontrado na coloração roxa ou branca e ambas podem ser acrescentadas na sua salada verde, dando um sabor mais amargo e característico para ela.

Rico em vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina K, essa folha também é uma ótima fonte de antioxidantes.

Quais dessas folhas você já costuma acrescentar na sua salada verde? Aprenda a montar outros pratos deliciosos e saudáveis de salada com essas receitas que já divulgamos no Blog do Pão!