Tempo de preparo: 2 horas

Rendimento: 4 a 6 porções

sagu de vinho - texto

Introdução

O sagu de vinho é uma sobremesa simples e super tradicional da região sul do Brasil. Produzido com sagu de mandioca (ou fécula) a receita é muito comum nas casas de famílias italianas e é uma ótima opção para quem quer servir algo prático e não muito doce após o almoço.

Bebida do cozinheiro

Se vai preparar um sagu de vinho, pode aproveitar para apreciar uma taça do vinho tinto que irá usar para a sua receita!

Ingredientes

Modo de preparo

Para o preparo do sagu, comece colocando o seu sagu de mandioca (ou a fécula) em uma tigela e cubra com água, deixando repousar por cerca de uma hora. Quando faltarem 15 minutos para finalizar o prazo, comece a cozinhar em uma outra panela o vinho, a água, a canela, o açúcar e o cravo. Mexa bem até ferver, adicionando o sagu em seguida, após a 1 hora de molho em água.

Nesse momento, abaixe o fogo e deixe tudo cozinhar bem até que o sagu fique bem macio e transparente (aproximadamente 30 minutos), mexendo sempre para não queimar. Desligue o fogo e deixe descansar por mais meia hora.

Coloque o sagu em uma tigela para servir e deixe na geladeira por cerca de 30 minutos antes de levar para a mesa. Você pode servi-lo com um pouco de creme inglês, sorvete de creme ou chantilly.

Harmonização do prato

O sagu combina bem com uma tacinha de vinho do Porto, para finalizar a refeição e ajudar a digestão!

Veja outras deliciosas receitas que já publicamos aqui no Blog do Pão!