A corrida é um dos esportes mais democráticos do mundo. Qualquer pessoa que tenha um par de tênis em casa pode se arriscar nos primeiros passos dessa atividade que a cada dia conquista mais adeptos.

Começar a correr de maneira correta e segura, entretanto, é uma tarefa que demanda alguns pequenos cuidados, que garantem melhores resultados e satisfação ao final de um treino ou uma prova.

Se você é um desses interessados em ir para a rua e começar a correr, vale a pena conferir estas dicas simples antes de tomar essa decisão!

Procure suporte profissional para começar a correr

comecar-a-correr-especialista

A primeira atitude que deve ser tomada antes de começar a correr é procurar a ajuda de um especialista, para fazer essa transição do sedentarismo para a atividade de maneira segura. Essa não é uma prática recomendada somente para quem pretende levar a sério a carreira de corredor, mas também para quem pretende ter a corrida como alternativa para melhorar a saúde e a qualidade de vida.

Por isso, marque uma consulta com um médico de confiança (preferencialmente especializado em esportes ou cardiologia), para ajudá-lo a definir objetivos e até os seus limites para os primeiros treinos. Vale a pena também marcar uma consulta com um nutricionista para regular sua alimentação a fim de obter os melhores resultados.

Fique atento à sua alimentação e hidratação

comecar-a-correr-bebida

Falando em alimentação, esse é um aspecto muito importante a ser observado por quem pretende começar a correr. Não somente a alimentação deve estar de acordo com o treino de corrida, como também o volume da hidratação deve ser pensado de acordo com o perfil de cada indivíduo.

É exatamente por isso que o auxílio do nutricionista, nessa etapa inicial dos treinos de corrida, é tão importante. Ao ajustar exatamente o que comer, o que beber e em quais quantidades, o praticante de atividade física pode melhorar significativamente suas performances e resultados.

Escolha roupas confortáveis e leves

comecar-a-correr-conforto

As roupas que você vai utilizar para praticar seus treinos de corrida também têm muita influência na sua performance. Ao começar a correr, portanto, é importante que, além de um tênis confortável e adequado para o seu tipo de pisada, você escolha roupas leves e que lhe permitam se movimentar e transpirar normalmente.

Lembre-se de que você precisa se sentir confortável e seguro em todos os movimentos que realizar.

Assuma um compromisso consigo mesmo

começar-a-correr-determinacao

Realizar uma mudança na rotina é, antes de qualquer coisa, entender que você assumiu um compromisso consigo mesmo. E o corredor iniciante precisa compreender que é importante respeitar esse compromisso para seguir em frente.

Como qualquer mudança, começar a correr pode não ser uma tarefa tão fácil quanto parece. É preciso ter comprometimento e muita perseverança para seguir em frente, especialmente se você deseja obter bons resultados nos primeiros meses de prática. Lembre-se de que a corrida é um pontapé inicial para viver melhor e, por isso, é preciso ter certeza de que esse é o caminho que você quer seguir para alcançar esse objetivo.

Conte com o incentivo de outras pessoas

comecar-a-correr-incentivo

O sucesso de determinadas mudanças também depende do incentivo que recebemos das pessoas que admiramos e amamos. Por isso, se você decidiu que vai começar a correr (e, consequentemente, mudar seus hábitos alimentares e de vida), é importante deixar claro para amigos e familiares que essa é uma escolha que vai ser levada a sério – e que por isso o apoio deles deve ser incondicional.

Você vai ver que, com esse suporte, alcançar seus objetivos e resultados será muito mais fácil e prazeroso.

Conheça seus limites

comecar-a-correr-limite

Todo bom atleta e praticante de atividades físicas sabe que iniciar um novo tipo de treino significa enfrentar seus limites físicos e metabólicos. E, na maioria das vezes, é preciso saber também respeitá-los.

Por isso, por mais motivado que você se sinta, jamais ultrapasse os limites combinados com seu médico quando você optou por começar a correr. Esse cuidado serve para quando você sentir dores durante a corrida, para quando não estiver se sentindo bem, ou até mesmo quando perceber que ainda não é a hora de partir para uma corrida de rua.

A prática de atividades físicas, inclusive a corrida, deve ser uma escolha que lhe faça bem, pois sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar.

Você tem pensado em começar a correr? Quais são os primeiros passos para tornar essa atividade parte de sua rotina? Que tal colocar uma meta para fazer uma prova nesse ano? Compartilhe suas experiências no espaço para comentários.