Não existe hora melhor para uma garrafa de vinho do que a sua abertura, para que a bebida comece seu contato com o oxigênio. Esse é um momento que garante a libertação de seu aroma e a intensificação do seu sabor e suas principais características.

Mas, abrir uma garrafa de vinho também pode ser visto como o início de seu processo de deterioração, mesmo para os vinhos de qualidade, visto que o oxigênio é também o grande vilão do sabor e aroma da bebida em longo prazo. Por isso, se você não conseguiu finalizar o conteúdo de uma garrafa de vinho que abriu, é preciso pensar em alternativas eficientes de mantê-lo longe do oxigênio para tentar conservar suas características.

Separamos abaixo algumas ideias que podem lhe ajudar a conservar um vinho depois de aberto. Que tal conferir suas vantagens e limitações?

Use a mesma rolha para fechar a garrafa

conservar um vinho - rolha

Uma das maneiras práticas e imediatas de tentar aumentar o tempo de validade do seu vinho é colocar a rolha de volta na garrafa. É claro que esse é o método menos eficiente em longo prazo, mas é suficiente para quem quer deixar o resto da garrafa para consumir um pouco mais tarde ou no dia seguinte.

Alterações no sabor e aromas serão percebidas, naturalmente, mas essa é uma boa solução “quebra-galho” para os consumidores menos exigentes da bebida.

Use garrafas pequenas para armazenar o restante da bebida

conservar um vinho - garrafas menores

Outra boa e econômica ideia para conservar um vinho depois de aberto é transferir o conteúdo da garrafa de 750mL para outra menor, como de 375mL ou até 175mL. Como o recipiente é menor, o vinho transferido terá menos contato com o oxigênio após o fechamento da garrafa com uma tampa de rosca.

Esse método permite a conservação da bebida por até três dias, com pequenas alterações de seu sabor e aroma.

Use bombas a vácuo

conservar um vinho - vácuo

Você já deve ter visto algumas pequenas bombas de vácuo que são usadas para fechar garrafas de vinho abertas, certo? Essas bombas são ótimas alternativas para minimizar o contato do ar com a sua bebida. Basta colocar a rolha de borracha na boca da garrafa, posicionar o aparelho e jogar o ar para fora.

Algumas pessoas afirmam que o processo de bombeamento de ar não é dos mais simples, mas ele pode ajudar a aumentar a validade da bebida por alguns dias.

Use produtos próprios para conservar vinho

conservar um vinho - gas

Quem procura alternativas mais sofisticadas para conservar o vinho pode gostar dessa opção. Existe um spray que pode ser aplicado no vinho no momento antes de seu fechamento, para minimizar o contato da bebida com o oxigênio.

Esse gás é feito de um composto químico que ocupa o espaço do oxigênio na garrafa, evitando a oxidação do vinho e fazendo com que ele dure até um mês.  O grande problema é o custo do spray, que pode ser relativamente alto para quem precisa conservar garrafas abertas com frequência.

Tenha outros cuidados básicos

conservar um vinho - cuidados

Outras boas dicas para aumentar a validade dos seus vinhos abertos podem e devem ser praticadas no dia a dia:

  • Deixe sempre seus vinhos abertos na vertical, para minimizar o contato de toda a superfície da bebida com o oxigênio;
  • Não deixe seu vinho sofrer mudanças de temperatura;
  • Vinhos como o Pinot Noir, Sangiovese e Grenache, com idade acima de 10 anos ou orgânicos são os rótulos mais sensíveis à oxidação. Opte por abrir essas garrafas apenas quando tiver certeza que todo o conteúdo será consumido.

 

Apesar de essas dicas serem boas alternativas para conservar um vinho depois de aberto, o ideal é sempre priorizar o consumo de toda a garrafa quando aberta (usando as taças certas), para preservar suas características principais. É por isso, inclusive, que existem garrafas com porções menores dessa bebida – 375 e 175mL – quando você quiser tomar apenas uma tacinha. 😉

Como você costuma conservar as suas garrafas abertas de vinho? Conte para a gente!