Não existe hora melhor para uma garrafa de vinho do que a sua abertura, para que a bebida comece seu contato com o oxigênio. Esse é um momento que garante a libertação de seu aroma e a intensificação do seu sabor e suas principais características.
Mas, abrir uma garrafa de vinho também pode ser visto como o início de seu processo de deterioração, mesmo para os vinhos de qualidade, visto que o oxigênio é também o grande vilão do sabor e aroma da bebida em longo prazo. Por isso, se você não conseguiu finalizar o conteúdo de uma garrafa de vinho que abriu, é preciso pensar em alternativas eficientes de mantê-lo longe do oxigênio para tentar conservar suas características.
Separamos abaixo algumas ideias que podem lhe ajudar a conservar um vinho depois de aberto. Que tal conferir suas vantagens e limitações?
Use a mesma rolha para fechar a garrafa
Uma das maneiras práticas e imediatas de tentar aumentar o tempo de validade do seu vinho é colocar a rolha de volta na garrafa. É claro que esse é o método menos eficiente em longo prazo, mas é suficiente para quem quer deixar o resto da garrafa para consumir um pouco mais tarde ou no dia seguinte.
Alterações no sabor e aromas serão percebidas, naturalmente, mas essa é uma boa solução “quebra-galho” para os consumidores menos exigentes da bebida.
Use garrafas pequenas para armazenar o restante da bebida
Outra boa e econômica ideia para conservar um vinho depois de aberto é transferir o conteúdo da garrafa de 750mL para outra menor, como de 375mL ou até 175mL. Como o recipiente é menor, o vinho transferido terá menos contato com o oxigênio após o fechamento da garrafa com uma tampa de rosca.
Esse método permite a conservação da bebida por até três dias, com pequenas alterações de seu sabor e aroma.
Use bombas a vácuo
Você já deve ter visto algumas pequenas bombas de vácuo que são usadas para fechar garrafas de vinho abertas, certo? Essas bombas são ótimas alternativas para minimizar o contato do ar com a sua bebida. Basta colocar a rolha de borracha na boca da garrafa, posicionar o aparelho e jogar o ar para fora.
Algumas pessoas afirmam que o processo de bombeamento de ar não é dos mais simples, mas ele pode ajudar a aumentar a validade da bebida por alguns dias.
Use produtos próprios para conservar vinho
Quem procura alternativas mais sofisticadas para conservar o vinho pode gostar dessa opção. Existe um spray que pode ser aplicado no vinho no momento antes de seu fechamento, para minimizar o contato da bebida com o oxigênio.
Esse gás é feito de um composto químico que ocupa o espaço do oxigênio na garrafa, evitando a oxidação do vinho e fazendo com que ele dure até um mês. O grande problema é o custo do spray, que pode ser relativamente alto para quem precisa conservar garrafas abertas com frequência.
Tenha outros cuidados básicos
Outras boas dicas para aumentar a validade dos seus vinhos abertos podem e devem ser praticadas no dia a dia:
- Deixe sempre seus vinhos abertos na vertical, para minimizar o contato de toda a superfície da bebida com o oxigênio;
- Não deixe seu vinho sofrer mudanças de temperatura;
- Vinhos como o Pinot Noir, Sangiovese e Grenache, com idade acima de 10 anos ou orgânicos são os rótulos mais sensíveis à oxidação. Opte por abrir essas garrafas apenas quando tiver certeza que todo o conteúdo será consumido.
Apesar de essas dicas serem boas alternativas para conservar um vinho depois de aberto, o ideal é sempre priorizar o consumo de toda a garrafa quando aberta (usando as taças certas), para preservar suas características principais. É por isso, inclusive, que existem garrafas com porções menores dessa bebida – 375 e 175mL – quando você quiser tomar apenas uma tacinha. 😉
Como você costuma conservar as suas garrafas abertas de vinho? Conte para a gente!
agosto 21, 2017
Uso a bombinha a vácuo e fica bem aceitável até o dia seguinte. Acho este o prazo máximo.
agosto 21, 2017
Boa, Milton!
agosto 22, 2017
FECHO A GARRAFA COM A MESMA ROLHA E A COLOCO NO FREESER …
agosto 21, 2017
Acho que até 5 dias ele aguenta, usando a bombinha e conservando em pé.
janeiro 5, 2018
depende muito do vinho. Um sangiovese nao aguenta 24 hs. Ja peguei vinhos que ficaram bem por 3 dias. Mas 5 dias? Nao sei. eu nao tomaria.
agosto 21, 2017
O vinho após aberto, seguindo as orientações básicas descritas, deve ser conservado em refrigeração( Adega ou geladeira ), ou ficar em ambiente natural?
agosto 21, 2017
Paulo, é melhor manter em adega ou geladeira, pois a baixa temperatura ajuda na conservação. 😉
agosto 21, 2017
Posso manter a garrafa com a mesma rolha, e em pé, na geladeira por mais tempo, tendo o cuidado, quando for novamente consumi-lo, deixar um tempo fora da mesma?
agosto 21, 2017
Joaquim, o contato com o oxigênio já começa a mudar o sabor e aroma do vinho desde o primeiro momento. A rolha realmente é um método paliativo e, por não conseguir impedir esse contato com o ar, recomendamos que o consumo do resto do vinho seja feito em um período menor de horas mesmo, ok? 😉
agosto 21, 2017
Comprei uma rolha própria para isso!
Parece uma rolha de espumante.
A mesma encaixa perfeitamente em qualquer garrafa!!
Conserva bem para o mesmo ser consumido nos próximos dois dias… coisa que é muito difícil acontecer aqui em casa.kkkkk
agosto 21, 2017
Hehehehehehehe! Difícil deixar um vinho aberto sobrando né Antônio? A gente também não consegue! :p
agosto 22, 2017
onde posso encontrar essa rolha própria para a guarda do vinho?
setembro 14, 2017
Olá Antonio!
Você poderia informar qual o nome dessa rolha e onde comprou ela?
Um abraço!
Carlito
agosto 21, 2017
Existem rolhas de silicone no Mercado. Isto faz alguma diferença para armazenagem após abertura do vinho?
agosto 21, 2017
Elas podem segurar mais a entrada de ar do que as rolhas porosas, mas também não impedem o contato da bebida com o oxigênio que está dentro da garrafa. :/
agosto 21, 2017
Eu comprei um tipo de tampa no Chile, ela tira o ar e veda a garrafa.
agosto 21, 2017
Que interessante, Rachel! Depois conta pra gente se você acha se ele funcionou 😉
agosto 21, 2017
Sempre trouxe da fazenda da minha nona em SC garrafões de 5 litros , e ia consumindo sem me preocupar achando que desde que estava fechado direitinho tudo bem , um detalhe, o vinho é feito la mesmo . Sempre foi feito assim a gerações … entao estamos todos errados ?
agosto 21, 2017
Oi, Juceli! De jeito nenhum. Se vocês continuam gostando do sabor e aroma da bebida, podem consumir da maneira que julgarem mais interessante! 😉
agosto 21, 2017
já testaram congelar o vinho? sim, congelar mesmo.
costumo colocar em garrafas menores e deixo no congelador.
para vinhos bons, não gosto de fazer esse método, melhor tomar a garrafa até o dia seguinte, mas para vinhos do dia-a-dia, uso o congelador por atá duas semana com boa preservação!
agosto 21, 2017
Valeu pela dica, Fernando!
agosto 21, 2017
Gostei muito de saber que os vinhos Pinot Noir, Sangiovese e Grenache devem ser consumidos no mesmo dia.
Que venham mais dicas para nós, amantes dessa super divina bebida.
agosto 21, 2017
Ricardo, pode deixar que sempre mandaremos mais! 😉
agosto 21, 2017
Gosto da bomba a vácuo e geladeira. Mas retiro um tempo antes quando quero consumir, para a temperaturas subir um pouco.
agosto 21, 2017
Boa, Cláudia! 😉
agosto 21, 2017
Gilberto da Silva.
Uso a bombinha de vácuo com rolhas especiais com válvula e volto a garrafa para a adega refrigerada, no caso de tintos. Perde-se muito pouco da qualidade do vinho, aroma, paladar, por alguns dias, até uma semana, dependendo, claro da qualidade e da idade do vinho, os mais velhos sofrem mudanças mais rapidamente. Os brancos e os jovens. é melhor consumir inteiro de uma vez, o que pode não ser muito difícil.
agosto 21, 2017
Obrigado por compartilhar suas experiências, Gilberto!
agosto 21, 2017
tinto,branco ou rosé,usando a bomba de vácuo tem prazos diferentes para finalizar o consumo?
agosto 21, 2017
Vinhos brancos e rosés, de preferência, devem ser consumidos no mesmo dia, pois oxidam mais rapidamente! Para tintos, a bomba a vácuo, se bem utilizada, pode segurar até uma semana!
agosto 21, 2017
Uma dica é colocar dentro de uma garrafa de agua o conteúdo que sobrou do vinho e apertar até sai todo ar deixando o vinho como se fosse à vácuo. Abraço a todos.
agosto 21, 2017
O spray é caro mas fantástico! Custa em torno de R$150,00 mas da para ser usado mais de 100x e a durabilidade chega a mais de 1 mês. Eu uso e super recomendo, o custo beneficio é baixíssimo.
agosto 21, 2017
Bom ouvir sua opinião sobre ele, Tatiana!
agosto 21, 2017
Tenho o hábito de tomar uma taça de vinho por dia no almoço, e para isso, comprei uma bomba de vácuo com mostrador V-Gauge da Metrokane. Já tive vinhos que passaram 1 semana sem problemas no vácuo. Muitos se mostram até melhores no 2 e 3 dia de aberto.
agosto 21, 2017
Ótimo, Maurício! 😉
agosto 21, 2017
E eu que achava que deveria ser armazenado na horizontal, mesmo após aberto. =(
Que ignorância!
agosto 21, 2017
Imagina, José! Não é não! 😉 Mas que tal tentar armazenar eles em pé a partir de agora? Depois conta pra gente se sentiu diferença com o sabor!
agosto 21, 2017
Boa tarde. As embalagens bag in box são ótimas para quem quer sempre tomar uma taça de vinho por dia, pois geralmente depois de aberta duram uns 30 dias, pois a bebida sai pela torneira sem o ar sair. O pão de Açúcar poderia trazer alguns bons rótulos com este tipo de conservação, o que acham? Um abraço.
agosto 21, 2017
Corrigindo: sem o ar entrar no recipiente.
agosto 21, 2017
Obrigada pela sugestão, Iorans!
agosto 21, 2017
sugiro usar argônio. Basta uma borrifada do gás dentro da garrafa, acondicioná-lo na geladeira, em pé, esse vinho durará por pelo menos mais uma semana.
agosto 21, 2017
O maior problema na conservação do vinho, é o oxigênio, que oxida o vinho. O argônio é um gás mais pesado que o ar, portanto, deposita-se imediatamente sobre o vinho, criando uma barreira natural entre o ar e o líquido, impedindo que ele oxide. Esse gás está presente na atmosfera e é inofensivo à saúde e ao vinho.
agosto 21, 2017
Olá!Tudo bem?
Qual a parafernália ,o Fornecedor e o custo da mesma que vc usa para borrifar o argônio no vinho?Um cilindro pequeno de nitrogênio p.ex.custa cerca de R$900,00.
agosto 22, 2017
Pô, Hamilton. Vc não estudou, né? Nitrogênio e argônio são ele elementos completamente distintos, além dos seus usos também. Ainda assim, me dei o trabalho de responder pela sua empáfia. Lucro para vc! Segue, abaixo, o link do produto.
https://www.amazon.com/Private-Preserve-True-1026/dp/B001AS4NCM/ref=sr_1_14?ie=UTF8&qid=1503414366&sr=8-14&keywords=wine+saver
agosto 21, 2017
Bom aqui consumimos muito vinho não dá tempo de perder o sabor
agosto 22, 2017
😉
agosto 21, 2017
Já tentei com a bombinha, mas não fiquei satisfeito. Etão passei a usar o método da meia garrafa. Como, quase sempre, o consumo dessa meia garrafa não passa de um ou dois dias, o vinho permanece ok.
agosto 22, 2017
Obrigado por compartilhar com a gente sua opinião, Guido!
agosto 21, 2017
Que tal uma garrafa especial q tira todo o ar!
Aí sim teremos uma maior durabilidade do vinho.
agosto 22, 2017
Será que já existe essa tecnologia por ai, Cesar? 😉
agosto 28, 2017
Já criaram sim. Chama-se Eto, foi criado por um premiado designer industrial inglês chamado Tom Cotton e já está sendo comercializado (com entrega prevista apenas para Março/2018) em uma plataforma tipo kickstarter chamada Indiegogo (de financiamento coletivo de projetos e produtos inovadores).
O modelo de inox custa 59 libras e o de cobre 69 libras. Achei bem interessante sobretudo os depoimentos de profissionais do mundo do vinho e as análises de eficiência em laboratório. Vale dar uma olhada mesmo pra quem não lê em inglês (ou usa o google trnaslator) pois tem boa apresentação com fotos, desenhos, gráficos etc.
Segue o link:
https://www.indiegogo.com/projects/eto-a-beautiful-innovation-in-wine-preservation-design-gadget
O produto segue a idéia de não deixar ar dentro do recipiente.
Mas melhor e mais fácil é não deixar sobrar. 😉
Saúde a todos!
janeiro 2, 2021
Boa noite Adauto…
Estou respondendo uma msg sua de 2017…espero ainda ter sua resposta.
Você adquiriu essa garrafa de prensa, realmente é eficiente?
Aguardo sua resposta…
Obg
agosto 21, 2017
As tampas de aço inoxidável com aro de borracha, Servem para dois dias?
Leonel
agosto 22, 2017
O tempo de conservação é muito parecido com o das rolhas tradicionais! Talvez um pouquinho maior por conta dessas tampas não serem porosas como as rolhas.
agosto 21, 2017
Só uma correção, não existem garrafas de 175ml para vinhos como citado (ou são absolutas exceções).
Os tamanhos clássicos de garrafas de vinho são: 1500ml (magnum), 750ml (a mais comum), 500ml, 375ml (1/2 garrafa) e 187ml (1/4 garrafa). Sem falar nas maiores (3L, 4,5L, 6L, 9L, 12L etc)
Na minha opinião (e de muitos amigos), o melhor e mais barato método é colocar o restante do vinho que não foi consumido na menor garrafa que puder vedar (já previamente limpa) e preferencialmente deixando o mínimo de ar possível dentro.
Se a garrafa pequena (375 ou 187ml) tiver tampa de rosca (screw cap) melhor ainda, preencha até quase transbordar a garrafa e rosqueie bem a tampa. As bombas à vácuo são alternativas, mas nada melhor do que preencher uma mini garrafa com vinho deixando pouco ou nada de ar. Nenhuma bomba à vácuo caseira consegue esse efeito (retirar quase a totalidade do ar e impossibilitar seu retorno)
Espumantes não deveriam ser guardados tampouco, melhor consumir sua totalidade.
Saúde!
agosto 21, 2017
Ainda não sei, nunca sobrou ….. kkk
agosto 22, 2017
😉
agosto 22, 2017
Gostei! Intuitivamente, já guardava o restante do vinho em garrafas menores, com tampa de rosca…
agosto 22, 2017
Pra ser sincero até hoje sobrou algumas vezes, sempre mantive com a mesma rolha pois não fica mais que 1 dia armazenado.
agosto 22, 2017
Boa, Pedro!
agosto 22, 2017
boa tarde,
Vcs podem me dar uma avaliação sobre o vingo Porto Recuua Ruby
setembro 5, 2017
Olá, Mark!
Infelizmente não trabalhamos com esse rótulo, mas segue uma excelente sugestão do nosso site. É o Porto Taylor’s fine Ruby, com um aroma delicioso que lembra bastante fruta, com muita intensidade. Ele é produzido por uma das casas mais antigas de Vinho do Porto e tem mais de 3 anos de envelhecimento, demostra muito corpo e maciez no paladar é e indicado para harmonizar com diversas sobremesas, como as de chocolate, além dos tradicionais queijos azuis!
Pode ser servido ligeiramente resfriado de 15° a 17°C. 😉
https://www.paodeacucar.com/busca?w=78722
agosto 22, 2017
Quanta celeuma……ora se o problema é o oxigênio faça como o Mané aki…. antes de servir na taça/decanter para oxigenar, encho uma meia garrafa com tampa de rosca ou mesmo rolha, até qze derramar devolvo a meia garrafa para a adega e bebo a sobra…. ahhhh se a sobra não for suficiente faço o obvio……..
agosto 24, 2017
Gostei das dicas e vou tentar a bomba. Confesso que sempre achei meio complexa para utilizar mas nunca tentei. Adorei as dicas e os vinhos da assinatura do Clube Sommelier.
agosto 24, 2017
Que bom que gostou, Fátima!
agosto 24, 2017
E sobre o vinho do Porto?
agosto 25, 2017
A duração do vinho do Porto, apesar de ser maior do que a dos vinhos convencionais, depende muito do tipo que você tem em casa – mas todos eles também são prejudicados com a ação do oxigênio. Vintages duram menos e Ruby e Tawnys podem sobreviver mais tempo abertos. O recomendado é deixá-los na geladeira ou adega (fechado com sua tampa de origem) e consumi-lo no prazo de até um mês. 😉
agosto 25, 2017
Sim já tem!
Meu sogro desenvolveu uma!
Bem legal.
agosto 26, 2017
Lendo o rótulo de uma garrafa de Pinot Noir adquirido em uma das lojas do Pão de Açúcar, me surpreendi com o alerta escrito em letras graúdas e em negrito: ALÉRGICOS – CONTÉM TRAÇOS DE LEITE DE VACA.
Já tinha lido notícias de que encontraram traços de vinho em leite de vaca na Itália e de cachaça, em vinhos brasileiros, mas nesses casos dá para se ter uma idéia de como aconteceu, mas continuo sem entender de que forma se pode encontrar traços de leite de vaca, numa garrafa de vinho.
agosto 28, 2017
Oi, Nilton!
O uso de leite – e ovo – é um processo regulamentado e perfeitamente natural em várias vinícolas ao redor do mundo (especialmente na Europa) para deixar a bebida com menor concentração de partículas suspensas, melhorando seu aspecto visual. Geralmente, essas substâncias desaparecem no processo de vinificação mas, para segurança dos consumidores, as vinícolas informam que é possível restar traços dos alimentos utilizados nessa etapa de produção. 😉
setembro 9, 2017
Simples e excelentes informações. O problema é sobrar vinho na garrafa para um casal.
agosto 10, 2018
Ótimas dicas!!! Adorei!!!
agosto 13, 2018
Que bom que gostou! 🙂
agosto 17, 2018
Sempre tomo uma taça e meia de vinho no almoço. Geralmente uso a bomba para retirada do ar quando é para consumi-lo no dia seguinte, porém para vinhos mais preciosos utilizo o WineSave com gás argônio. Costumo ficar atento para novos métodos de conservação e achei muito interessante o eto.
agosto 17, 2018
Que bom que gostou, Carlos!
outubro 19, 2018
Boa tarde .Depois de aberto um vinho suave quanto tempo posso ficar consumido esse vinho guardado na geladeira?
outubro 19, 2018
André, tudo bem?
O ideal é sempre que ele seja consumido por completo. Caso não seja possível, recomendamos um prazo máximo de 2 dias para consumo 🙂