Ao escolher um vinho para saborear, é interessante conhecer algumas características e termos utilizados para classificar essa bebida que tanto amamos.

Você provavelmente já se deparou com palavras como “Jovem” ou “Reserva” no seu rótulo de vinho, mas sabe realmente o que isso quer dizer sobre sua bebida?

vinhos reserva - texto 2

Vinhos jovens: o que são?

Um vinho jovem é, de maneira simplificada, uma bebida que passou por todos os processos de fabricação e fermentação e, em seguida, é colocado para comercialização. São bebidas de consumo rápido, para saborear no ano ou poucos anos depois da sua safra.

De maneira geral, vinhos jovens não passam por envelhecimento em barricas ou tanques e, por isso, são mais frescos e tem uma boa presença frutada. Podem ser tintos, brancos ou rosés.

Vinhos reserva: o que são?

Nos rótulos de vinho, o uso da palavra reserva pode ser encontrado de três maneiras diferentes: Reservado, Reserva e Gran Reserva. Esses três termos são usados para classificar vinhos com características diferentes e, por isso, é importante conhecê-los:

Vinho reservado

A nomenclatura “Reservado” é utilizada para vinhos que são, geralmente, mais simples e preparados em grande escala para comercialização. Por não serem tão elaborados quanto um Reserva ou um Gran Reserva, eles também podem ser opções mais fáceis de beber e com preços mais acessíveis.

Vinho Reserva

Um vinho Reserva é aquele produzido com uvas selecionadas e que passa por um tempo de amadurecimento em barris de madeira e envelhecimento em garrafa. Os critérios de tempo que permitem a classificação da bebida como Reserva pode variar em diferentes regiões do mundo. Além disso, muitos produtores também estabelecem critérios próprios para seus rótulos.

De maneira geral, um vinho Reserva tem um tempo de descanso de 3 a 5 anos, podendo passar até um ano em contato com madeira. São vinhos mais elaborados que os Reservados, porém menos complexos que os Gran Reserva.

Vinho Gran Reserva

O vinho Gran Reserva pode ser apresentado, de maneira prática, como o melhor vinho de uma Vinícola. Ele é produzido com as melhores uvas da safra e passa por maior tempo de amadurecimento e envelhecimento.

Assim como os vinhos Reserva, a classificação de um rótulo como Gran Reserva pode variar de acordo com a legislação de cada região produtora e produtor responsável. Entretanto, pode-se dizer que os Gran Reserva podem chegar a até 18 meses de contato com barricas de madeira e, por isso, tem sabor mais elaborado, complexo e sofisticado.

vinhos reserva - texto

Você deve estar se perguntando se é melhor optar por vinhos jovens ou vinhos Reserva, na hora de escolher o tipo que vai saborear. Como já discutimos anteriormente, não existe uma escolha mais certa quando o assunto é vinho, visto que o melhor vinho é aquele que agrada o seu paladar.

Por isso, avalie as características de cada rótulo e escolha aquele que mais lhe chamou a atenção. Sempre esteja pronto e disposto para saborear novos rótulos, uvas e tipos de vinhos, para conhecer cada vez mais aquele que pode ser considerado o seu favorito.

A classificação de vinhos jovens e vinhos reservas ficou clara para você? Tire suas dúvidas sobre o assunto com a gente!

Viva_Vinhos_blog_2018