Com a chegada do inverno, os aparelhos de fondue são retirados do armário e voltam a figurar nas mesas de jantar de muitas famílias e grupos de amigos em todo o país.
Escolhemos comer fondue em dias frios porque esse tipo de prato pode ser uma ótima alternativa para se manter alimentado e, ao mesmo tempo, aquecido ao enfrentar baixas temperaturas. E esse momento não seria o mesmo se não pudesse ser complementado por um bom vinho.
Para lhe ajudar a escolher o vinho que vai acompanhar a sua próxima sessão para comer fondue – em casa ou em um restaurante – separamos sete rótulos que harmonizam muito bem com esse tipo de prato. Confira!
Fondue de queijo: harmonize com vinhos tintos ou brancos
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o fondue de queijo – que é a receita mais clássica desse prato – harmoniza muito bem com os dois tipos de vinhos: tintos ou brancos.
Os brancos, de maneira geral, combinam adequadamente com a receita de queijo, entretanto, nós recomendamos as versões mais secas dessa bebida, feitos a partir da chardonnay ou da Sauvignon blanc, para acompanhar seu fondue.
Para quem prefere harmonizar esse tipo de fondue com um vinho tinto, prefira os mais suaves, como os Pinot Noirs.
Fondue de carne: prefira os vinhos tintos
Receitas preparadas com carne sempre combinam muito bem com vinhos tintos. Para o fondue de carne, que pode ser preparada na chapa ou no óleo, recomenda-se vinhos tintos mais jovens, feitos especialmente com a uva Merlot ou os italianos feitos a partir da uva Primitivo.
Esses vinhos vão harmonizar bem com as carnes vermelhas, de frango ou suíno que podem ser usadas nesse tipo de fondue.
Fondue de chocolate: combine sempre com vinhos doces
O fondue de chocolate não pode faltar quando o assunto é reunir os amigos ou a família em um dia mais frio. Para quem quer acertar na hora de harmonizar o fondue de chocolate, vale a pena pensar em vinhos mais adocicados, que complementam bem o papel de sobremesa desse prato.
A escolha mais clássica para essa harmonização são os vinhos do porto, que sempre vão muito bem com o sabor do chocolate. Mas para quem quer fugir do óbvio, a harmonização com safras de late harvest – que combinam tanto com o chocolate, quanto com as frutas que serão mergulhadas no fondue – pode ser uma excelente alternativa.
–
Qual vai ser o fondue que você vai preparar em casa? Gostou das nossas sugestões de harmonização? Qual mais lhe encantou? Conte para a gente!
junho 21, 2017
Parabéns pela matéria, principalmente pelas dicas.
junho 22, 2017
Que bom que gostou, Carlos! 😉
agosto 7, 2018
Gostei da matéria, mas acho que falta uma explicação de quando se fala de founde de queijo ou founde de carne. Bom na foto parece que de queijo si se usa o pão, e no de carne na aparece a panela com o queijo derretido. Faço em Casa, com o queijo derretido, carnes de frango, bovina e suína, além do pão italiano, tidos para mergulhar no queijo derretido. Qual vinho se encaixa então??
agosto 9, 2018
Aloísio, tudo bem? Sempre harmonize com o sabor mais forte. Como você vai usar carne, sugerimos escolher um vinho tinto para acompanhar seu fondue! 😉
março 29, 2018
Muito boas suas dicas amei!!
abril 2, 2018
Que bom que gostou, Elias!
agosto 18, 2018
Como sou leiga em conhecimentos sobre vinho, gostei muito das sugestões, pois dicas são sempre bem vindas para nos tirar de ” saia justa”. Grata.
agosto 20, 2018
Depois conta pra gente qual combinação você provou <3
julho 14, 2019
Gostei muito da matéria e vou usar a sugestão para fondue de queijo
julho 15, 2019
Hmmm, que delícia, Carol <3