O pão é um alimento que tem poder de transformar qualquer momento. Seja no café da manhã corrido, num almoço leve com amigos ou naquela tábua caprichada para o jantar, ele sempre aparece como quem não quer nada… mas faz toda a diferença e traz uma versatilidade que é muito única dele.

E por ter o seu valor histórico e cultural em tantas culturas, ele tem um dia só para ele: sim, o Dia Mundial do Pão é celebrado em 16 de outubro. Uma data para lembrar como esse alimento é universal, nutritivo e cheio de histórias. 

Quer se deliciar com os olhos e com os sabores que temos no Pão? Então passe o seu café e acompanhe com a gente! Vamos lá? 

O que é o Dia Mundial do Pão e por que é celebrado?

O Dia Mundial do Pão é uma homenagem global a esse alimento, que é o mais consumido do planeta. E não por acaso, a data acontece no mesmo dia em que foi criada a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), em 16 de outubro.

A ideia dessa celebração é simples: valorizar o pão como símbolo universal de nutrição e partilha. Até porque, ele aparece em diferentes formas e em todas as culturas: seja no nosso pão francês de cada manhã, no naan indiano, na baguete francesa ou na focaccia italiana. É essa versatilidade dele e relevância que faz com que ele seja o alimento mais consumido no mundo. Por isso, celebrar o pão é celebrar a diversidade e o prazer de comer bem.

Os melhores tipos de pães para comemorar a data

Nada melhor do que celebrar o dia do pão, que é mundial, com aquela versão que você mais se identifica. Confira só como a versatilidade do pão impacta muitos países:

1. Pão francês

Pães franceses frescos e dourados empilhados em padaria artesanal no Dia Mundial do Pão

Queridinho no Brasil, essa versão tem casca crocante e miolo leve. Perfeito para o café da manhã ou como base para sanduíches. Detalhe: por mais que tenha o nome de pão francês, na França não se encontra muitos pães assim. 

2. Baguete

Baguetes francesas artesanais com farinha polvilhada dispostas em cesta para o Dia Mundial do Pão

A versão francesa do pão que já é universal. A baguete é ótima para servir em reuniões, jantares ou simplesmente para acompanhar uma tábua de queijos.

3. Ciabatta

Pães ciabatta frescos em um pano

De origem italiana, com miolo cheio de bolhas e textura macia. A ciabatta vai muito bem tostada com azeite, tomate e ervas.

4. Pão australiano

Pão australiano fatiado com crosta rústica e miolo macio, ideal para o Dia Mundial do Pão

O pão australiano é conhecido por ser um pão escuro, mais denso e levemente adocicado. Ele é nutritivo e combina com recheios fortes, como queijos curados, gorgonzola ou carnes desfiadas.

5. Naan (pão indiano)

Pão Naan indiano fresco com ervas e azeite, perfeito para acompanhar pratos no Dia Mundial do Pão

Macio, versátil e saboroso. O naan é feito, tradicionalmente, em forno tandoor. Ele é um ótimo acompanhamento para pratos bem aromáticos, mas também pode ser servido com manteiga ou mel.

6. Brioche

Brioche macio e dourado, separado em porções individuais, uma delícia para o Dia Mundial do Pão

Um pão mais rico, amanteigado e macio. O brioche é ideal para ocasiões especiais, seja no café da manhã ou em combinações com geleias artesanais. Ele também é um ótimo acompanhamento para lanches da tarde, recebendo bem queijo e banana.

7. Focaccia

Focaccia italiana com tomates cereja, azeitonas e manjericão fresco, para o Dia Mundial do Pão

A versão italiana do pão, a focaccia, recebe sempre uma dose de azeite e ervas. Macia por dentro, crocante por fora, ela é ótima para acompanhar sopas ou saladas.

Dicas de harmonização com queijos, geleias e vinhos

Se pão já é bom sozinho, imagina acompanhado. Algumas ideias para você se inspirar:

Com queijos

Já pensou nessas combinações? Garantimos que são deliciosas!

  • Baguete + brie. 
  • Ciabatta + queijo azul. 
  • Pão australiano + queijo de cabra. 

Todas são fáceis de fazer e são combinações deliciosas. 

Com geleias

E essas combinações deliciosas que merecem ser experimentadas? 

  • Brioche quentinho com geleia de morango.
  • Pão francês com geleia de laranja.
  • Focaccia com geleia de figo.

Elas ficam espetaculares!

Com bebidas 

Aqui vale pensar no equilíbrio. Um espumante não alcoólico ou suco de uva integral, por exemplo, limpam o paladar e deixam a experiência leve. Combinam com todos os pães.

Com acompanhamentos saudáveis

Azeite extravirgem, pastas de grão-de-bico ou um simples fio de mel deixam a experiência de um pão no café da manhã ficar ainda mais gostoso. 

No fim das contas, o segredo é experimentar. O pão é tão versátil que sempre vai ter uma combinação que te surpreende.

Celebre o Dia Mundial do Pão no Pão 

Mais do que uma data no calendário, o Dia Mundial do Pão é um lembrete: comer bem é também cuidar de si e aproveitar momentos simples. Cada fatia pode ser um convite para nutrir, compartilhar e descobrir novos sabores.

E se você quiser aproveitar de verdade, vale passar na Padaria do Pão e conhecer as variedades que a gente prepara diariamente. Tem opção para todos os gostos: o pão francês que você já conhece, pães integrais, aqueles que são de fermentação natural, nosso pão português, o pão italiano e o nosso pãozinho da felicidade. 

Quer continuar se inspirando com as nossas seleções? Confira só algumas ideias que você pode gostar: 

Gostou de saber sobre o Dia Mundial do Pão? Então esperamos você para celebrar com a gente nas nossas lojas do Pão, no nosso site do Pão de Açúcar ou no nosso app do Pão de Açúcar Mais, combinado? 

Até a próxima!