A degustação de vinhos é uma ótima maneira de treinar o seu paladar para os mais diversos tipos de vinhos que existem no mercado e, é claro, descobrir aqueles que você mais gosta.
Está interessado em organizar uma degustação de vinhos na sua casa em um próximo evento? Separamos um passo a passo para ele ser um sucesso!
1- Escolha um espaço que consiga receber todo mundo
Para que uma degustação de vinhos dê certo, você precisa ter todas as pessoas que vão saborear a bebida em um mesmo espaço. O motivo? Uma degustação de vinhos se torna ainda mais valiosa com a interação e opinião de todos. Além disso, é ainda mais legal quando todos provam e avaliam ao mesmo tempo a mesma garrafa.
2- Defina o tipo de degustação que você vai fazer
Existem vários tipos de degustação de vinhos que você pode organizar. Para saber quais vinhos solicitar para os participantes, é importante definir qual vai ser a sua:
Vertical
Nesse tipo de degustação vocês vão provar o mesmo vinho, porém de safras diferentes. Dessa maneira, podem avaliar as características que mais se destacaram em cada ano e até mesmo escolher aquele que foi o melhor. A degustação vertical permite também que você aprenda mais sobre como um vinho pode evoluir (ou regredir) de acordo com a safra.
Horizontal
A degustação horizontal consiste na comparação de vinhos com uma característica em comum: a mesma uva, o mesmo local de produção ou o mesmo produtor. Nesse tipo de degustação você pode avaliar como cada tipo de vinho se desenvolve com a influência das outras variáveis que são diferentes.
Comparativa
Esse tipo de degustação é a mais tradicional, e consiste basicamente em uma comparação entre dois vinhos diferentes. Eles podem ter características semelhantes ou não, visto que o seu intuito aqui é conhecer propostas diferentes da bebida.
O importante nesse tipo de comparação é tentar se ater ao tipo de vinho, deixando para comparar tintos com tintos, brancos com brancos, espumantes com espumantes e rosés com rosés.
Temática
Nas degustações temáticas você pode definir uma característica do vinho que vai orientar os participantes a escolher a garrafa que vão levar. O tema pode ser vinhos de um determinado país (ou uma determinada região), bebidas produzidas com uma determinada cepa ou até mesmo apenas vinhos que já foram premiados. Use a criatividade na hora de sugerir um tema!
3- Determine um valor mínimo e máximo para as garrafas
Como a degustação de vinhos é, geralmente, um evento em que cada pessoa leva uma garrafa para ser saboreada, é interessante definir um padrão de valor para ser justo com todos os participantes. Por isso, combine um valor mínimo e máximo para as garrafas que poderão ser levadas. Assim, todo mundo vai se divertir sem se sentir prejudicado por levar um vinho mais caro ou mais barato.
4- Crie uma ficha de avaliação
O que seria de uma degustação de vinhos sem a etapa da avaliação dos rótulos, não é mesmo? E, para não esquecer de nenhum detalhe enquanto saboreia a sua taça, é importante ter esse guia em mãos para anotar tudo.
A ficha de avaliação pode levar em conta características de sabor, aroma, coloração da bebida e muitas outras que você julgar relevante. Até a qualidade da rolha, o rótulo e a garrafa podem ser avaliados!
Você pode usar uma ficha pronta (que encontra facilmente na internet) ou pode criar a sua própria.
5- Garanta os acompanhamentos certos para o evento
Por mais delicioso que seja saborear um bom prato ou petisco enquanto toma uma taça de vinho, durante a degustação os acompanhamentos devem ser bem neutros. Só assim não vão prejudicar a percepção das características da bebida.
Águas (com gás ou sem) e pães simples são os mais recomendados. Depois da degustação, vocês podem saborear as garrafas favoritas com os acompanhamentos adequados para cada uma!
6- Passe algumas orientações básicas pré-degustação
O consumo de alguns alimentos antes da degustação pode prejudicar a sua percepção de algumas características do vinho. Por isso, oriente seus convidados a não beber café, não comer nada com chocolate ou com menta, pois eles podem influenciar na sua percepção de sabor e aroma.
Evitar usar perfume também é importante, visto que ele também pode prejudicar a percepção de aroma da bebida.
Essas dicas vão lhe ajudar a organizar uma degustação de vinhos muito divertida na sua casa! E que tal aproveitar para comprar os vinhos no Pão?
julho 27, 2019
Adorei as dicas de organizar uma degustação de vinho em casa!
Parabéns, a matéria está bem clara e convidativa .
julho 29, 2019
<3
julho 28, 2019
Excelente dicas. Parabens. Qq dia organiza rei uma degustação em meu ap. Obrigada!!
julho 29, 2019
Que legal, Maria! Com certeza será uma degustação deliciosa 🙂
julho 30, 2019
Amei as dicas, e tb achei super bacana a forma didática da matéria! Aprendi algumas coisas que não fazia ideia, sobre os pães com sabores mais fortes! Obrigada Pão, vc não é meu mercado favorito à toa kkkk
Costumo falar brincando com a minha mãe: vou no meu amigo e já volto! Me referindo ao Pão!
OBRIGADA PELAS DICAS♡
julho 30, 2019
Olá, Silvia! Tudo bem? Ahhh, que comentário mais querido! Ficamos muito felizes em saber isso! Esperamos vê-la aqui mais vezes <3
agosto 4, 2019
Amei as dicas vou fazer!!!
agosto 5, 2019
Eba! Depois conte para nós como foi a degustação, Socorro 🙂