A regulação da atividade de pesca é um cuidado importante que deve ser tomado para a preservação e a realização sustentável dessa atividade em todo o país.
Foi pensando no equilíbrio das espécies aquáticas (de águas salgadas e doces) que se estabeleceu a prática do Período de Defeso. Você sabe o que é isso?
Período de defeso: pesca proibida e equilibro da vida aquática
O Período de Defeso é uma das medidas criadas junto com o Código de Pesca, desenvolvido pelo governo brasileiro em 1967. O Código de Pesca foi a maneira encontrada para regularizar as pescarias realizadas em terras brasileiras e, dessa maneira, limitar a exploração desses recursos, tornando essa uma prática mais sustentável.
Esse período acontece durante a fase de reprodução e crescimento das espécies de pescado, para que elas possam perpetuar e equilibrar os estoques para os meses seguintes. Portanto, durante o defeso, a prática da pesca é proibida.
O Defeso permite que as espécies se reproduzam em volume satisfatório para que sua pesca – nos meses seguintes – não seja predatória e cause sua extinção. É esse o período que garante a sustentabilidade da prática da pesca.
O período varia de acordo com a espécie e a região de pesca
Cada espécie de pescado pode ter um período considerado ideal para a prática do período de defeso. Esse intervalo também pode variar de acordo com a região onde a pesca é realizada.
Por isso, para saber exatamente quando a prática da pesca está proibida é importante consultar os prazos estabelecidos pelo IBAMA e pelo Ministério do Meio Ambiente.
Estoque para venda e período de defeso
Os mercados e estabelecimentos que comercializam pescado em todo o país precisam se preparar para o período de defeso, visto que poderá haver uma diminuição da oferta desse produto para venda.
Para o consumidor, de maneira geral, essa prática de sustentabilidade não resulta em grandes mudanças na oferta de pescado – especialmente porque os estabelecimentos se organizam para abastecer de acordo com a disponibilidade de cada espécie.
Vale a pena, entretanto, conferir se o local onde você faz a compra só adquire carne de pescado de fornecedores que respeitam essa legislação.
–
Você conhecia o período de defeso? Compartilhe suas dúvidas sobre o assunto com a gente!