Portugal é conhecido como um dos principais produtores de vinhos do mundo. Apesar de ser um país pequeno em extensão, ele conta com regiões importantíssimas quando o assunto é produção de tipos clássicos dessa bebida.

Os vinhos alentejanos são alguns desses exemplos de qualidade que Portugal consegue imprimir em suas garrafas de vinho. Que tal conhecer um pouco mais sobre esses clássicos portugueses?

vinhos alentejanos - texto 1

Alentejo: importante região produtora de vinhos

O Alentejo é uma região importante do território português. Extensa, ocupando quase um terço de toda Portugal, a região conta com características que variam entre montanhas e planícies, podendo garantir diferentes ecossistemas e terroirs em sua amplitude. O clima, por sua vez, é tradicionalmente seco no verão e frio e chuvoso nos dias de inverno.

A região do Alentejo é conhecida em Portugal por ter suas atividades econômicas focadas na agricultura. Por isso, além do vinho, sua população local produz trigo, centeio, gado bovino, suíno e de ovelhas.

Seu clima, tradicionalmente, não é propício para a produção de vinhos e por isso técnicas específicas foram desenvolvidas para garantir a cultura de vinhos na região. Exatamente por isso essas bebidas são consideradas uma verdadeira descoberta em terreno português. Atualmente, o Alentejo é responsável pela maior parte dos vinhos produzidos em Portugal.

Regiões DOC para vinhos do Alentejo

Os vinhos do Alentejo contam com Denominação de Origem Controlada para algumas de suas principais sub-regiões. São elas:

  • Borba;
  • Évora;
  • Moura;
  • Granja-Amareleja;
  • Redondo;
  • Portalegre;
  • Vidigueira;

O conceito DOC é atribuído para vinhos que são produzidos com controle de qualidade rígido em determinadas regiões, carregando consigo as principais características organolépticas daquele meio. Para os vinhos que não atendem a essas exigências de produção, mas que são desenvolvidos em região DOC, o termo usado é “vinhos regionais”.

vinhos alentejanos - texto 1

Características de um vinho Alentejano

O vinho alentejano é conhecido por três principais características: são vinhos tintos (em sua maioria) de bom corpo, coloração escura e prontos para beber ainda jovens.

Ao saborear um bom vinho alentejano você pode também perceber outras características importantes, como sabores de fruta, textura aveludada e uma elegância típica de vinhos dessa região.

Vale lembrar que é possível encontrar também bons vinhos brancos produzidos nessa parte de Portugal, apesar de menos tradicionais quando o assunto é a bebida do Alentejo.

Uvas tradicionalmente utilizadas em sua produção

Por conta das características do solo da região do Alentejo, essa parte de Portugal conta com castas específicas que se desenvolvem com facilidade por lá. As mais tradicionais utilizadas para a produção dos renomados vinhos do Alentejo são a Trincadeira, a Aragonês, a Castelão e a Alfrocheiro.

Apesar de não ser tão tradicional na produção de vinhos brancos, por lá também são cultivadas as uvas Arinto e Antão Vaz, que podem desenvolver bons exemplares desse tipo de bebida.

Escolhendo seu vinho alentejano

Para acertar na escolha de um vinho Alentejano, separamos algumas dicas que vão lhe ajudar a encontrar o rótulo perfeito para saborear:

  • Opte por vinhos produzidos com uvas clássicas da região, como a Trincadeira, o Castelão, a Aragonês, a Alichante Bouschet e a Alfrocheiro;
  • Vinhos tintos são o grande sucesso dessa parte de Portugal (mas é possível encontrar bons exemplares brancos produzidos por lá);
  • Procure por safras que produzem bons vinhos. Por isso, vale a pena pesquisar por quais foram as safras que resultaram em bons exemplares no Alentejo;
  • Opte, sempre que possível, por vinhos identificados como DOC, para garantir que está saboreando o que essa região tem de melhor. Vale lembrar que vários vinhos regionais do Alentejo também são excelentes opções para levar para a casa;
  • Sempre sirva seu vinho alentejano acompanhado de um prato tipicamente português.

Os vinhos alentejanos são um verdadeiro símbolo do que Portugal vem fazendo de melhor quando o assunto é a cultura vinícola. Você já saboreou esse tipo de vinho? Conte para a gente!