Toscana, Itália. Localizada no centro do país, a região conhecida pela paisagem estonteante é lar de alguns dos vinhos mais adorados em todo o mundo, como Chiantis e Brunellos. Foi lá que a Castellani Winery decidiu fincar raízes no final do século XIX, e ainda é lá que a vinícola familiar continua escrevendo sua história no universo do vinho. Que tal saber tudo sobre esse produtor renomado? 

castellani winery plantação

O segredo para produzir os vinhos do terceiro milênio

Tão tradicional quanto a família Castellani são os rótulos elaborados por ela. Afinal, há mais de 150 anos ela realiza o que sabe fazer de melhor: dar vida a exemplares únicos, de alta qualidade e cheios de personalidade.

Para Piergiorgio Castellani, bisneto do fundador da tenuta, uma antiga sabedoria é comunicada através das mãos daqueles que cultivam videiras. Por esse motivo, por muito tempo ele se questionou qual seria o futuro do trabalho manual com a chegada das máquinas. Afinal, pelo fato de acreditar que a qualidade de cada vinho começa nas vinhas, sua filosofia de trabalho sempre foi cultivar manualmente as melhores parreiras.

Além disso, Piergiorgio também estabeleceu como missão a criação de vinhos memoráveis. Portanto, com a evolução da vinícola, passou a investir em pesquisas e novas tecnologias de adega.

castellani winery cacho

Uma tenuta familiar e seus grandes nomes 

Por entender a produção de vinhos como uma arte, a Castellani Winery assumiu o compromisso de se manter uma tenuta familiar. Assim, vem sendo administrada desde o seu início, de geração em geração, por profissionais que absorveram experiência e know-how dos seus antecessores.

Fundada pelo produtor de vinhos de longa data Alfred Castellani, a vinícola se situava na aldeia toscana de Montecalvoli e teve o seu começo registrado a partir do engarrafamento da bebida, que já era produzida.

Em 1903, Duilio e Mario Castellani, filhos de Alfred, decidiram ingressar à tenuta e, juntos, iniciaram um período de expansão do negócio. Eles usufruíram os vinhedos cultivados em Santa Lucia, região privilegiada para a prática vinícola, e passaram a produzir vinhos que rapidamente obtiveram interesse do mercado dos Alpes.

Poucos anos depois, com a contratação de Giorgio, filho de Duilio, começaram as exportações.

castellani winery família

Novo período de expansão e reconhecimento

Na década de 1960, a chegada inesperada de Roberto Castellani, irmão de Giorgio e filho de Duilio, foi uma promissora surpresa. Após sofrer com uma grande enchente onde estava instalada, a Castellani Winery contou com a colaboração do até então jornalista, que ajudou a retirar lama e transferir a vinícola para a região de Terricciola.

Nos anos de 1970, Roberto começou uma atividade pioneira em mercados distantes e se tornou, a nível internacional, especialista de sucesso na elaboração de Chiantis. Além disso, novos vinhedos foram adquiridos em Santa Lucia, consolidando uma nova era de expansão.

Porém, na noite de ano novo de 1982, um incêndio tomou conta da propriedade e destruiu quase todas as instalações.

Mais de 1000 hectares de vinhedos na Toscana

Poucos meses após o acidente que quase deu fim à história da Castellani Winery, os irmãos adquiriram uma nova propriedade em Radda in Chianti e, juntamente com o ingresso de Piergiorgio Castellani, filho de Roberto, viram um renascimento forte e enérgico.

A partir de então, a tenuta passou a apostar cada vez mais em um trabalho baseado em pesquisas e últimas tecnologias. Contando com a consultoria do enólogo Sabino Russo e do engenheiro agrônomo Carlo Burroni, ela continua sua trajetória visando produzir vinhos – agora também sustentáveis – que são a expressão de uma das maiores regiões vinícolas do mundo.

castellani winery vinhedos

Quer degustar os rótulos produzidos pela Castellani Winery? No Pão de Açúcar Adega, você encontra uma seleção de vinhos incríveis! Confira também outros posts de vinho e histórias de vinícolas que já publicamos aqui no Blog do Pão!