Desde a sua descoberta na Etiópia, até os dias de hoje, o café é uma das bebidas mais consumidas no mundo todo. E o Brasil, enquanto maior produtor e exportador mundial do grão, é, sem dúvidas, um dos principais responsáveis pela disseminação da bebida em diferentes culturas e regiões.
Conheça a história do café e veja como ele chegou e conquistou essa importância no Brasil — não só na nossa rotina e dia a dia como na nossa história —, qual é o impacto dele e outras curiosidades. Vamos lá?
O café tem origem na Etiópia
Reza a lenda que tudo começou na Etiópia, uma região que era conhecida antigamente como Abissínia, no século IX, quando um pastor chamado Kaldi percebe que as suas cabras ficam mais animadas após consumir os frutos vermelhos de um arbusto.
Para investigar o ocorrido, Kaldi resolve levar esses frutos para um monge no mosteiro. Lá, o devoto prepara uma infusão com os grãos e, depois de um tempo, um aroma fascinante começa a surgir.
Eles então decidem ingerir a bebida. Para a surpresa de ambos, eles descobrem que os frutos vermelhos possuem efeitos revigorantes e são os responsáveis por deixar as cabras mais agitadas. São esses os primeiros registros do café.
Preparação do café
O café, também conhecido como cahue, rapidamente se populariza na Península Arábica a partir do século XV, sendo cultivada e comercializada em cidades como Meca e Constantinopla.
À época, as pessoas costumavam ferver a água em uma chaleira, depositar o pó do café e deixar a mistura ferver até perder o sabor desagradável. Outras adicionavam ainda canela, açúcar e cravo-da-índia para deixar a bebida mais palatável.
A chegada do café no Brasil
No século XVI, o Iêmen se torna o principal país produtor de café. Com o tempo, a bebida vai conquistando também novos territórios, como Egito, Síria, Turquia e Grécia. No Brasil, a bebida passa a ser consumida somente a partir do século XVIII.
De acordo com dados históricos abordados no livro Café – um grão de história, a trajetória do café até as terras brasileiras se inicia em 1718, com os holandeses que embarcam o cafeeiro em Suriname, sua colônia, e depois de um ano, a bebida vai de forma clandestina para a Guiana Francesa. De lá, o café é trazido para o Brasil.
Uma das histórias mais populares é de que o militar Francisco de Melo Palheta foi o responsável por trazer as mudas do grão da Guiana Francesa para o Pará. Com a boa adaptação ao solo brasileiro, a produção do café se expande rapidamente para outros estados do país.
Devido a isso, ao longo do século XIX, a bebida torna-se a principal cultura econômica do Brasil, fato que vai impulsionar o desenvolvimento de cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Tal período, que ficou conhecido como o “ciclo do café”, gerou muitas riquezas e incentivou a construção das estradas de ferro e portos para exportação no nosso país. É por isso que o café é tão forte para a gente aqui, não só pelo sabor dele no nosso dia a dia, mas pela importância do café no nosso desenvolvimento.
A bebida mais consumida do mundo
O mais interessante de toda essa história é que o café continua sendo uma das bebidas mais consumidas no mundo, ficando atrás apenas da água. Com base em dados recentes publicados no site da Universidade Federal de São Paulo (Unesp), mais de 2,25 bilhões de xícaras de café são consumidas diariamente em todo o planeta.
Além disso, a Unesp traz também outras curiosidades que demonstram o quanto essa bebida é querida em todo o canto do globo, como: você sabia que o Brasil é responsável por produzir um terço de toda a produção global? E somos, hoje, considerados os maiores produtores. Apesar disso, também vale frisar que há cafés muito bons no Vietnã, Colômbia, Indonésia e Etiópia.
Mesmo com o passar dos tempos, o interesse por café só aumenta. Nos últimos anos, as pessoas têm buscado cada vez mais por cafés especiais, que são preparados com grãos de alta qualidade e métodos diferenciados. Esse movimento tem sido responsável pelo desenvolvimento de novas técnicas de cultivo e torrefação..
O café atravessa continentes e séculos, remontando a sua história na Etiópia e em outros territórios até se consolidar como uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. No Brasil, o grão se confunde com a própria história do país, uma vez que não foi só responsável pelo desenvolvimento econômico, como também pela formação cultural do nosso povo.
Hoje, somos os maiores produtores — além de consumidores — da bebida, o que demonstra como ela é importante para o nosso país. E agora que você já leu sobre a história do café, não deixe de ver receitas com café — ou o nosso Especial de Cafés —. E não deixe de comprar os seus grãos especiais com a gente, nas nossas lojas do Pão, no site do Pão de Açúcar ou no nosso app do Pão de Açúcar Mais.
Até a próxima!