A chegada de um bebê na família é sempre rodeada de muitas expectativas e emoções para todos os lados. Da mesma maneira que está todo mundo ansioso para conhecer o novo membro, é preciso também começar a se organizar para recebê-lo da maneira mais segura e confortável possível em casa.

Uma das rotinas que começa a fazer parte da vida dos novos papais e mamães é a de lavar a roupa do bebê. Ao contrário do que muitos pensam, não basta apenas colocar na máquina e bater junto com as suas peças de roupa. Alguns cuidados são necessários para garantir sua durabilidade e até segurança para a saúde do bebê.

Que tal aprender como lavar as roupinhas do seu filho?

lavar a roupa do bebê - cuidados

Lave todas as roupas do bebê antes do primeiro uso

A primeira lavagem das roupas do bebê deve ser feita ainda antes dele nascer. O motivo de tanta antecedência? O bebê recém-nascido tem imunidade baixa e sua pele ainda é muito frágil e sensível. Lavar a roupinha, portanto, é uma garantia de que você está minimizando o contato dele com resíduos ou sujeiras.

Aproveite então enquanto você ainda tem tempo – afinal, depois que o bebê nascer, tudo será mais corrido – e se organize para lavar todas as pecinhas de roupa que vai usar nele, para evitar qualquer tipo de contaminação.

Prefira o uso de sabão de coco e evite outros produtos químicos

O produto ideal para lavar a roupa do bebê é o sabão de coco – ou o sabão neutro – que é considerado não alergênico e igualmente eficiente para realizar a retirada de resíduos e sujeiras das peças.

Evite usar outros produtos que podem causar alergia ou irritação na pele do bebê, como amaciantes e alvejantes, priorizando apenas o uso do sabão. Evite também, nessa etapa, misturar as roupas do bebê com as dos adultos, pelo menos até o quinto mês de vida da criança.

Use a máquina, mas cuidado com as peças mais delicadas

Para mães e pais com pouco tempo em casa, uma boa notícia: você pode sim usar a máquina de lavar para higienizar as roupinhas do bebê. É preciso, entretanto, sempre garantir que ela faça um ciclo de pré-lavagem antes de colocar as peças para remover possíveis resíduos que permanecem dentro dela.  Não se esqueça também de deixá-la no menor ciclo de lavagem.

Prefira usar a máquina também para peças mais resistentes, como casaquinhos e bodys. Para peças mais delicadas, priorize a lavagem a mão e faça um bom enxague para não deixar restar nada.

lavar a roupa do bebê - secar

Prefira lavar as roupas em dias quentes

Lave as roupas do bebê sempre em dias quentes e preferencialmente com sol. Assim, elas vão secar rapidamente e sem risco de mofar ou ficar com cheiros desagradáveis.

Prefira colocá-las para secar em locais longe da umidade e que sejam arejados para facilitar a saída da água do tecido.

Passe e guarde tudo com carinho

Depois de lavar tudo, é sempre importante passar as roupas para que elas fiquem bem organizadinhas para guardar. Recomenda-se guardar as roupinhas dentro de saquinhos plásticos, para garantir que elas se mantenham limpas até o momento do uso, ok? Não se esqueça também de passar um paninho no armário antes de colocar as peças por lá.

 

Como você se organiza para lavar a roupa do bebê? Conte para a gente!

Você já conhece o nosso Fraldômetro? Faça um teste e calcule o volume de fraldas que você pode precisar para alguma ocasião!

banner_blog_Fraldometro_kv_novo