Quem pratica atividades físicas regularmente sabe o quanto é importante conseguir manter a qualidade das roupas esportivas utilizadas nos exercícios. Com o passar do tempo, e de acordo com a frequência do uso, é natural que os tecidos percam algumas de suas características principais (como elasticidade e coloração) e até desenvolvam algum tipo de mau cheiro – situação que vai te obrigar a comprar roupas novas.
Apesar disso, é possível prolongar o tempo de vida das suas roupas esportivas com alguns cuidados simples na hora de higienizá-las. Dessa maneira, você economiza tempo e, é claro, dinheiro. Preparamos um passo a passo para lhe ajudar a lavar essas peças e aumentar sua durabilidade no armário. Confira!
1º Passo: Ao chegar em casa, coloque suas roupas esportivas de molho
Logo após terminar a atividade física, é preciso se atentar aos primeiros cuidados que você deve ter com sua roupa esportiva. Caso não consiga lavá-las imediatamente após a prática – porque precisa ir para a aula ou para o trabalho – você pode dobrá-las e deixá-las guardadinhas em um saco plástico até chegar em casa.
É importante, entretanto, assim que chegar, que você retire as peças do saco plástico e coloque todas elas de molho em um balde com água. Esse processo ajuda a remover o mau cheiro que pode ficar no tecido. Lembre-se também de nunca deixar as roupas esportivas no cesto de roupas sujas por muitos dias – ela deve, sempre que possível, ser higienizada no mesmo dia do uso.
Para quem consegue voltar para a casa depois de praticar o exercício, é recomendado chegar e colocar as peças de molho na água logo após o uso (ou até mesmo molhá-las com água fria durante o banho).
2º Passo: Confira as instruções de lavagem da sua peça
Ao tirar suas roupas esportivas do período de molho, é importante verificar as instruções de lavagem da peça antes de começar a higienizá-las. Como cada tecido tem características diferentes (e podem conter estampas e outros detalhes que demandam maior atenção na lavagem), eles podem reagir de maneiras diversas no contato com a água e com os produtos de limpeza.
As instruções de lavagem geralmente se encontram nas etiquetas da peça e lhe ajudam a aumentar o tempo de vida dessas roupas.
3º Separe produtos neutros para higienizar os tecidos
Roupas esportivas sempre devem ser higienizadas com produtos de limpeza neutros, visto que são feitas de tecidos delicados. É recomendado, inclusive, que você utilize sabão líquido para lavar as peças de roupa e que ele não seja aplicado diretamente no tecido, mas sim diluído na água utilizada para a higienização.
O uso de amaciantes deve ser evitado nessas peças. Ele pode danificar as fibras sintéticas e interferir nas características de transpiração e elasticidade do tecido. Vale a pena reforçar que amaciantes só são recomendados para peças feitas de algodão.
4º Passo: Lave a peça com água fria e, se possível, à mão
Para começar a lavar suas roupas de ginástica, é importante separar as peças coloridas das brancas – exatamente como fazemos com todas outras roupas que lavamos em casa. Essa simples atitude evita manchas nas roupas brancas ou de coloração mais clara.
Depois de separar as peças por cor, você vai mergulhar as primeiras roupas em um recipiente com água fria, já com o sabão líquido diluído. A água quente pode prejudicar a elasticidade dos tecidos esportivos e, em alguns casos, até encolher as peças.
A lavagem das roupas esportivas, sempre que possível, deve ser feita à mão, já que as peças são delicadas e a máquina de lavar pode danificá-las. Se você não tiver alternativa além da máquina, opte por colocar as roupas em saquinhos específicos para higienizar peças íntimas (para ajudar a protegê-las) e escolher o tipo de lavagem mais delicada do seu equipamento.
5º Passo: Seque as peças com delicadeza
Para secar suas roupas de ginástica já higienizadas, também é preciso ter um pouquinho de cuidado. Como elas não podem ser colocadas no varal muito molhadas (o peso pode prejudicar suas estruturas), é necessário remover o excesso de água do tecido. Evite torcer as roupas para tirar essa água acumulada. Prefira usar as mãos para espremer, delicadamente, as peças, evitando quebrar suas fibras e danificar os fios. Se preferir, use uma toalha para ajudar no processo.
Depois de remover o excesso de água, coloque as peças no varal e deixe secar naturalmente, evitando também utilizar a secadora para esse processo.
6º Passo: Evite o uso de ferro de passar
A grande maioria dos fornecedores de roupas esportivas recomenda evitar utilizar o ferro de passar nessas peças, mesmo após a secagem completa. A temperatura do ferro pode danificar as fibras do tecido, prejudicando sua elasticidade e outras características importantes para esse tipo de roupa.
Para quem não quer deixar a roupa com aspecto amarrotado, uma dica pode ser passar o ferro frio por cima do tecido, para deixá-lo mais arrumadinho!
Depois de seguir o passo a passo apresentado acima, é só dobrar suas roupas esportivas e guardar no armário até o próximo uso! Você tem algum desses cuidados ao lavar suas peças? Conhece outras dicas infalíveis para deixá-las sempre novinhas e cheirosas? Conta pra gente!
maio 23, 2017
Oi, o passo passo de como cuidar das roupas esportivas excelente, vou repassar para minha família e amigos.
Sugiro outros temas para orientação de clientes interessadas como eu:
produtos de limpeza X alergias;
máquina X produtos usados na higiene da roupa X produtos usados na higiene da máquina
maio 23, 2017
Ei, Cireia!
Muito obrigado pelas sugestões. Vamos usá-las! 🙂
Volte sempre <3
junho 27, 2017
Bom dia, gostei muito das dicas são de grande utilidade.
junho 27, 2017
Que bom, Silmara! Ficamos felizes em ajudar =)
junho 27, 2017
Ótima matéria!
junho 27, 2017
🙂
junho 27, 2017
gostei muito dessas idéias e dicas
parabéns pela iniciativa
junho 27, 2017
Que bom, Elizabeth! <3
junho 27, 2017
Excelente dicas, também gostaria de uma matéria sobre alergia.
Obrigada
junho 27, 2017
Ei, Sueli!
Sobre qual tipo de alergia você estaria falando?
Um abraço!
junho 27, 2017
Oi. Como tirar o odor forte de suor que já se instalou nas peças?
junho 27, 2017
Ei, Fernanda!
O ideal é sempre tomar o cuidado de colocar as peças usadas de molho na água, logo após tirá-las, para evitar que o odor se instale de maneira permanente no tecido. Essa é a única maneira de garantir bons resultados.
Para as peças já prejudicadas, você pode tentar colocar suas roupas de molho na água por 30 minutos com uma xícara de bicarbonato de sódio, ou mergulhá-la em uma mistura de água e vinagre antes de lavar com sabão.
Ajudamos? 😉
setembro 21, 2017
Dicas excelentes
Obrigada !!!
setembro 21, 2017
Nós é que agradecemos a visita, Zulmira!
janeiro 30, 2018
Qual a dica de sabão liquido e neutro para lavagem de roupas de ginástica
janeiro 31, 2018
Oi, Sônia! Temos várias opções! Escolha a sua favorita aqui: https://www.paodeacucar.com/busca?w=sab%C3%A3o&c=%20categoria:roupas&qt=12&p=1>=list