A corrida é um dos esportes mais democráticos do mundo. Qualquer pessoa que tenha um par de tênis em casa pode se arriscar nos primeiros passos dessa atividade que a cada dia conquista mais adeptos.

Começar a correr de maneira correta e segura, entretanto, é uma tarefa que demanda alguns pequenos cuidados, que garantem melhores resultados e satisfação ao final de um treino ou uma prova.

Se você é um desses interessados em ir para a rua e começar a correr, vale a pena conferir estas dicas simples antes de tomar essa decisão!

Procure suporte profissional para começar a correr

comecar-a-correr-especialista

A primeira atitude que deve ser tomada antes de começar a correr é procurar a ajuda de um especialista, para fazer essa transição do sedentarismo para a atividade de maneira segura. Essa não é uma prática recomendada somente para quem pretende levar a sério a carreira de corredor, mas também para quem pretende ter a corrida como alternativa para melhorar a saúde e a qualidade de vida.

Por isso, marque uma consulta com um médico de confiança (preferencialmente especializado em esportes ou cardiologia), para ajudá-lo a definir objetivos e até os seus limites para os primeiros treinos. Vale a pena também marcar uma consulta com um nutricionista para regular sua alimentação a fim de obter os melhores resultados.

Fique atento à sua alimentação e hidratação

comecar-a-correr-bebida

Falando em alimentação, esse é um aspecto muito importante a ser observado por quem pretende começar a correr. Não somente a alimentação deve estar de acordo com o treino de corrida, como também o volume da hidratação deve ser pensado de acordo com o perfil de cada indivíduo.

É exatamente por isso que o auxílio do nutricionista, nessa etapa inicial dos treinos de corrida, é tão importante. Ao ajustar exatamente o que comer, o que beber e em quais quantidades, o praticante de atividade física pode melhorar significativamente suas performances e resultados.

Escolha roupas confortáveis e leves

comecar-a-correr-conforto

As roupas que você vai utilizar para praticar seus treinos de corrida também têm muita influência na sua performance. Ao começar a correr, portanto, é importante que, além de um tênis confortável e adequado para o seu tipo de pisada, você escolha roupas leves e que lhe permitam se movimentar e transpirar normalmente.

Lembre-se de que você precisa se sentir confortável e seguro em todos os movimentos que realizar.

Assuma um compromisso consigo mesmo

começar-a-correr-determinacao

Realizar uma mudança na rotina é, antes de qualquer coisa, entender que você assumiu um compromisso consigo mesmo. E o corredor iniciante precisa compreender que é importante respeitar esse compromisso para seguir em frente.

Como qualquer mudança, começar a correr pode não ser uma tarefa tão fácil quanto parece. É preciso ter comprometimento e muita perseverança para seguir em frente, especialmente se você deseja obter bons resultados nos primeiros meses de prática. Lembre-se de que a corrida é um pontapé inicial para viver melhor e, por isso, é preciso ter certeza de que esse é o caminho que você quer seguir para alcançar esse objetivo.

Conte com o incentivo de outras pessoas

comecar-a-correr-incentivo

O sucesso de determinadas mudanças também depende do incentivo que recebemos das pessoas que admiramos e amamos. Por isso, se você decidiu que vai começar a correr (e, consequentemente, mudar seus hábitos alimentares e de vida), é importante deixar claro para amigos e familiares que essa é uma escolha que vai ser levada a sério – e que por isso o apoio deles deve ser incondicional.

Você vai ver que, com esse suporte, alcançar seus objetivos e resultados será muito mais fácil e prazeroso.

Conheça seus limites

comecar-a-correr-limite

Todo bom atleta e praticante de atividades físicas sabe que iniciar um novo tipo de treino significa enfrentar seus limites físicos e metabólicos. E, na maioria das vezes, é preciso saber também respeitá-los.

Por isso, por mais motivado que você se sinta, jamais ultrapasse os limites combinados com seu médico quando você optou por começar a correr. Esse cuidado serve para quando você sentir dores durante a corrida, para quando não estiver se sentindo bem, ou até mesmo quando perceber que ainda não é a hora de partir para uma corrida de rua.

A prática de atividades físicas, inclusive a corrida, deve ser uma escolha que lhe faça bem, pois sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar.

 

Você tem pensado em começar a correr? Quais são os primeiros passos para tornar essa atividade parte de sua rotina? Conte para nós! Compartilhe suas experiências no espaço para comentários.