Quando pensamos em receitas com frutas ou legumes, é comum usarmos a polpa e as cascas serem jogadas no lixo… Mas aqui a gente vai te ensinar a aproveitar os alimentos por completo, inclusive as cascas de frutas, que são ricas em nutrientes importantes para a nossa saúde. Incluí-las junto aos preparos vai resultar em deliciosas receitas além de evitar o desperdício na cozinha. Hoje a dica será de como reaproveitar as cascas de duas frutas queridinhas do consumidor brasileiro: laranja e maçã. Vamos lá? 

Laranja:

A casca da laranja é uma grande fonte de cálcio, que fortalece os ossos e dentes, além de ser rica em vitamina C um grande aliado para o sistema imune. 

A casca dá um sabor especial nessa receita de geleia deliciosa! 

1. Retira a parte branca da casca para não amargar

Leve uma panela com 1 ½ xícara de chá de água (300ml) para ferver no fogo. Se quiser aromatizar a água para garantir um cheiro especial, adicione um pau de canela.

Enquanto a água não ferve, lave e descasque completamente 6 unidades de laranja. Após remover a casca, tire também a sua parte branca, pois ela tende a amargar a geleia. Em seguida, corte a casca em tiras finas. 

2. Use mel para adoçar geleia de laranja e limão para conservar

Assim que a água ferver, coloque as cascas de laranjas cortadas na água e diminua o fogo. Para o preparo de uma geleia de laranja docinha, o açúcar deve ser substituído por mel. Espere 5 minutos e adicione ½ xícara de Mel Orgânico Taeq, suco das laranjas e suco de 1 limão à panela. A adição do limão ajuda na conservação da geleia e faz com que ela dure mais tempo sem estragar. 

3. Deixe a geleia de laranja cozinhar até atingir textura viscosa

Acompanhe o cozimento dos ingredientes e mexa vez ou outra para garantir que o preparo não queime. Quando a laranja começar a se desfazer e formar uma calda com textura viscosa e mais espessa, você pode desligar o fogo. Se quiser uma geleia de laranja mais lisa, passe a mistura da panela para o liquidificador e bata bem. 

4. Aposte em pote hermético para armazenar geleia de laranja caseira por até 1 mês

É importante armazenar a geleia de laranja corretamente para que ela não estrague antes do tempo! Busque usar um pote hermético e conservar o preparo na geladeira. O ideal é consumir tudo em até um mês depois que o vidro for aberto. 

Aproveite a casca e faça um aromatizador cítrico de laranja 

Quem não gosta de ficar em um ambiente bem limpo e perfumado 

Usar produtos de limpeza cheirosos e aromatizantes é uma boa dica para deixar a casa mais convidativa e confortável no dia a dia. A melhor parte é que é possível fazer um perfume caseiro (reaproveitando potes de vidro e usando frutas e especiarias) para colocar em diferentes cômodos. Aqui, nós separamos dicas de como fazer um aromatizador caseiro, usando casca de laranja que sobram das suas receitas, e de uma forma simples e econômica. 

Você vai precisar de: 

  • 500 ml de água
  • casca de 1 laranja
  • 3 paus de canela quebrados
  • 1 colher de chá de cravo
  • 1 colher de chá de noz-moscada
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 pote de vidro reaproveitado (de geleia ou palmito, por exemplo)
  • 2 palitos de churrasco (ou varetas para aromatizador)

Preparo: 

Em uma panela, coloque a água, a casca de laranja, a canela, o cravo, a noz-moscada, a essência de baunilha e deixe ferver. Quando começar a borbulhar, espere 3 minutos e apague o fogo. Transfira a mistura para o pote de vidro, coloque as varetas dentro e pronto!

Maçã:

 A casca da maçã contém uma variedade de nutrientes, incluindo fibras, vitaminas e compostos antioxidantes. Que tal incluir mais essa parte da fruta em suas receitas e aproveitar tudo? Além de ajudar a reduzir o desperdício de alimentos, você vai se surpreender com o sabor desse bolo. 

Bolo de maçã com casca 

Separamos três opções versáteis para a casca ser usada em sua receita 

Usando pedaços da maçã com casca no bolo
Nesta versão, ao fazer um bolo de maçã e canela com aveia em flocos, por exemplo, você pode simplesmente deixar a casca na fruta e utilizá-la em pedaços diretamente na massa. O importante é lavar bem as maçãs, remover o miolo e sementes e, então, picar as maçãs (incluindo a casca) em pedaços pequenos antes de adicioná-las à massa do bolo. 

 Adicionando apenas casca da maçã à massa do bolo
Se você preferir um bolo mais leve e sem pedaços de fruta, vale a pena bater as cascas de maçã (previamente lavadas) no liquidificador ou processador de alimentos até obter uma consistência de purê. Em seguida, é só adicionar esse purê de casca de maçã à massa do bolo, substituindo parte da gordura (como óleo) ou um pouco da quantidade de líquido.

Fazendo uma cobertura ou recheio para o bolo com maçã e casca
Por fim, outra opção é além de incorporar as cascas de maçã na massa, cozinhá-las em uma panela com um pouco de água, açúcar e canela até que fiquem bem macias. Em seguida, é só usar essa compota de casca de maçã como cobertura ou recheio para o bolo!

Usar casca de maçã no bolo pode adicionar fibras extras à receita, além de proporcionar uma textura interessante à sobremesa. No entanto, é importante lembrar que a casca pode deixar o bolo um pouco mais rústico, com uma aparência diferente do bolo tradicional de maçã sem casca, ok? 

Chá de casca de maçã  

É feito em poucos minutos e ainda entrega diversos benefícios 

O chá de casca de maçã é uma das receitas com aproveitamento de alimentos mais fáceis de fazer! 

Na prática, é possível usar o chá como uma opção saudável para se manter hidratado (especialmente se você preferir uma alternativa sem cafeína), além de usá-lo para regular os níveis de açúcar no sangue, evitando picos de glicose após as refeições.

Para fazer é supersimples: separe um pouco de casca de maçã (de preferência orgânica), água e, se quiser, um pedaço de canela em pau ou um pouco de cravo. Lave bem as cascas e coloque-as em uma panela, adicionando água o suficiente para cobri-las, junto com as especiarias que desejar. Leve a panela ao fogo médio até ferver, e depois deixe o chá cozinhando em fogo baixo por cerca de 15 a 20 minutos. Feito isso, é só coar as cascas e especiarias e beber o chá ainda quente!