O veganismo é um movimento que vem ganhando cada vez mais destaque no mundo todo. E o Brasil não está fora desta tendência: segundo pesquisa do IBOPE Inteligência, conduzida em abril de 2018, 14% da população brasileira se declara vegetariana. Esse dado mostra um crescimento de 75% em relação a um apontamento anterior, realizado em 2012.

Hoje, os veganos representam quase 30 milhões de brasileiros que se declaram adeptos a esta opção alimentar. Por isso, diversas indústrias estão de olho neste público, desenvolvendo produtos voltados para seu hábito alimentar.

Um bom exemplo é a maionese vegana, 100% vegetal. Você já ouviu falar nesse produto plant-based que tem dado o que falar?

maionese vegana - texto

Do que é feita a maionese vegana?

A maionese vegana (ou plant-based) é preparada sem ovo ou qualquer outro produto animal. Ela pode ser feita com ingredientes como grão de bico, óleo de canola, semente de mostarda e vinagre de uva – uma excelente pedida para quem busca uma alimentação vegana, ou novos sabores e novidades

Simples, saudável e muito saborosa, existem alguns modelos de maionese vegana já disponíveis no mercado. Algumas são produzidas com os mesmos ingredientes da tradicional, porém sem ovo ou outro ingrediente animal, enquanto outras são mais elaboradas.

Um bom exemplo é uma maionese desenvolvida por uma foodtech chilena, com a ajuda de um algoritmo de inteligência artificial. Ele cruzou diferentes bases de dados para poder elaborar a receita ideal do produto. Com mais de 30 mil plantas cadastradas, o algoritmo analisa a estrutura molecular dos alimentos derivados de animais e encontra substitutos vegetais para eles.

Devo adicionar a maionese vegana ao meu cardápio?

Optar por uma alimentação vegetariana ou vegana é uma decisão individual, que pode ser baseado em aspectos de saúde ou de comportamento. O mais importante ao tomar essa decisão de diminuir ou evitar o consumo de produtos animais é não abrir mão das características nutricionais desses alimentos.

Itens como castanha de caju, feijão, grão-de-bico também são ricos em proteína e, se consumidos nas quantidades recomendadas, podem substituir as carnes – e outros ingredientes animais – facilmente. E alguns deles são utilizados na produção desse tipo de maionese.

Por isso, se você deseja seguir uma alimentação vegetariana ou vegana – ou simplesmente quer colocar algo diferente no seu cardápio – vale a pena provar esse produto inovador!

Ficou interessado em provar essa deliciosa maionese plant-based? Nas lojas e no site do Pão você encontra essa opção para levar para a casa!

banner not mayo