Todo dia 29 de cada mês é dia de comer um delicioso prato de nhoque. A tradição do Nhoque da Fortuna chegou ao Brasil através das colônias italianas que se instalaram no país. Elas acreditavam que o hábito de comer um prato de nhoque no dia 29, sempre com uma quantia em dinheiro embaixo do prato, garantia fortuna em casa para o mês seguinte.

As famílias com origem italiana no Brasil reproduzem essa tradição todo dia 29, preparando uma bela receita de nhoque e colocando, embaixo do prato, uma quantia em dinheiro (preferencialmente uma nota de dólar) para garantirem a sorte grande. Ficou interessado em participar dessa superstição? Confira uma saborosa receita de molho para nhoque para você curtir nessa data especial!

Molho branco para nhoque

nhoque da fortuna - capa

Ingredientes:

  • ½ litro de leite;
  • 1 cebola picada;
  • 1 colher de margarina;
  • 1 caixa de creme de leite;
  • 1 colher de sopa de maisena;
  • Sal, pimenta e queijo ralado a gosto.

Modo de preparo:

Em uma panela à parte, coloque a colher de manteiga e deixe derreter, adicionando a cebola picada para dourá-la no conteúdo. Tempere com um pouco de sal e pimenta e, logo em seguida, adicione o creme de leite. Deixe cozinhar.

Depois de alguns minutos, adicione o leite, a maisena e continue misturando o conteúdo, cozinhando em fogo médio. Assim que perceber que o molho começou a engrossar, desligue o fogo e coloque o queijo ralado, para finalizar o preparo. Se quiser um molho mais concentrado, aumente o volume de queijo no final.

Sirva imediatamente no prato com o nhoque cozido em água com sal. Vale acompanhar esse prato com uma boa taça de vinho e até mesmo uma saborosa carne vermelha!

 

Qual é a sua receita favorita para servir com o nhoque da fortuna? Conte para a gente e compartilhe sua tradição!