O veganismo é uma prática cada vez mais presente na sociedade moderna. Muitas pessoas tem deixado de lado o hábito de consumir produtos de origem animal em busca de uma melhor relação com o ambiente em que vivemos – além de uma vida mais saudável.

Se você aderiu ao veganismo, mesmo que apenas por algumas refeições ou alguns dias da semana, ideias para variar o cardápio são sempre bem vindas, não é mesmo?

Separamos aqui uma sugestão de receita vegana para cada refeição do seu dia. Aproveite!

Café da manhã: Pão de Queijo Vegano

receitas veganas - pão de queijo

Ingredientes

Modo de preparo

Cozinhe a batata baroa e, quando ela estiver bem macia, amasse tudo fazendo um purê. Deixe ele esfriar um pouco (não totalmente) e coloque em uma tigela com todos os outros ingredientes.

Use as mãos e misture tudo, preparando uma massa homogênea. Quando ela estiver pronta, você pode aproveitar o momento para “temperar” a massa com outros ingredientes, como ervas, sementes ou castanhas, se desejar.

Ainda com as mãos, molde as bolinhas do pão de queijo e leve para assar em fogo médio, acompanhando seu crescimento e tomando cuidado para não queimar. Depois, é só servir!

Almoço: Estrogonofe de palmito

receitas veganas - strogonoff

Ingredientes

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque a aveia e duas xícaras de água de molho por cerca de 30 minutos. Em seguida, bata tudo no liquidificador e reserve.

Separe uma panela e refogue no óleo a cebola e o alho, deixando dourar. Adicione o palmito e o champignon, temperando com sal. Deixe refogar um pouco e adicione o molho de tomate, mostarda, o meio copo de água e misture tudo. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Para finalizar, adicione o leite de aveia que você produziu, misturando bem. Corrija o sal, se necessário.

Sirva com salsinha!

Lanche: Pão Pita

receitas veganas - pão pita

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • ½ xícara de chá de água;
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparo

Comece a receita peneirando a farinha de trigo em um recipiente em que você vai colocar também o sal e a água. Use as mãos para misturar tudo de maneira bem eficiente.

Em seguida, passe a massa para uma bancada limpa para finalizar a “sova” e achar o ponto certo, que é uma massa bem homogênea, elástica e que não gruda nas mãos. Caso seja necessário, você pode ajustar a dosagem de água ou farinha para encontrar o ponto certo.

Quando ela estiver pronta, faça um rolinho com a massa e divida em pedaços do mesmo tamanho. Enfarinhe a bancada e comece a abrir as massas de pão pita, com as mãos ou com a ajuda de um rolo. Ela vai lembrar a massa de uma pizza individual.

Coloque cada pão na frigideira, sem óleo, e deixe aquecer. Quando as primeiras bolinhas de ar aparecerem, vire a massa e deixe preparar o outro lado. Ao tirar da frigideira, deixe esfriar um pouco e pronto!

Jantar: Berinjela a parmegiana

receitas veganas - parmegiana

Ingredientes

  • 2 berinjelas grandes fatiadas de acordo com o comprimento;
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo;
  • 1 xícara de chá de farinha de rosca;
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 1 xícara de chá de água;
  • Molho de tomate a gosto;
  • Sal para temperar.

Modo de preparo

Pegue as berinjelas, higienize e fatie longitudinalmente. Coloque em uma vasilha com água e uma colher de vinagre por 15 minutos. Esse procedimento ajuda a tirar o amargor do vegetal. Escorra tudo bem e use papel toalha para tirar o excesso de líquido. Tempere com sal e reserve.

Em um recipiente misture a farinha de trigo, água, sal e bicarbonato e, em seguida, coloque a berinjela para começar a empanar. Depois, passe as mesmas fatias de berinjela na farinha de rosca.

Em uma frigideira, coloque as duas colheres de sopa de óleo e comece a fritar as fatias de berinjela até que fiquem douradas. Quando acabar, deixe secando sobre uma cama de papel toalha. Depois, é só colocar o molho de tomate (pronto e quente) sobre as fatias.

Sobremesa: Brigadeiro vegano

receitas veganas - brigadeiro

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, coloque todos os ingredientes e misture, em fogo médio, por aproximadamente 3 minutos. Se quiser deixar mais cremoso, use um mixer para finalizar.

Coloque na geladeira para servir bem geladinho, em formato de bolinhas ou diretamente na colher.

Gostou desse cardápio? Quais as suas receitas veganas favorita? Conta pra gente!