Você já deve ter ouvido falar em alimentos orgânicos em algum momento da sua vida. A procura por esse tipo de alimentação cresceu muito nos últimos anos, por conta de vários fatores associados à produção orgânica.

Mas afinal, o que seriam alimentos orgânicos? São produtos mais saudáveis? Produtos naturais? Produtos vegetarianos? Tire todas as suas dúvidas sobre essa forte tendência do mercado alimentício mundial!

alimentos orgânicos - texto 2

Definição de produto orgânico

De acordo com a legislação brasileira, produtos orgânicos são apenas aqueles que passam por um processo de produção 100% sustentável e que não prejudica o ecossistema local. Essa regra se aplica tanto para produtos in natura, como também produtos processados.

Um processo de produção 100% sustentável se baseia em premissas que vão desde o não uso de agrotóxicos em plantações, como até mesmo regras que garantem a qualidade do ambiente de trabalho dos produtores e métodos sustentáveis de distribuição e comercialização.

Certificado de produção orgânica

Para um produto ser classificado como um alimento orgânico, o produtor deve ser reconhecido e certificado pelo Ministério da Agricultura e, dessa maneira, receber um selo que ajuda na identificação do mesmo na hora do consumo ou compra.

Apenas agricultores familiares cadastrados por organizações de controles sociais é que estão isentos da obtenção dessa certificação.

alimentos orgânicos - texto 3

Orgânico x Vegano x Vegetariano

Apesar de serem classificações de produtos completamente diferentes, ainda é muito comum encontrar quem confunda um alimento orgânico com um vegano ou vegetariano:

  • Produtos orgânicos são aqueles que, essencialmente, seguem uma rotina de produção 100% sustentável. Eles podem ser, portanto, vegetais, carnes, lácteos, cereais, bebidas alcoólicas ou qualquer outro tipo de alimento – até mesmo veganos ou vegetarianos;
  • Produtos vegetarianos são aqueles que não usam carne em sua produção;
  • Produtos veganos são aqueles que não usam alimentos de origem animal em sua produção. Não apenas a carne, mas ovos, leite e derivados não são encontrados em suas informações nutricionais.

Vale a pena reforçar que existem produtos vegetarianos e veganos que passam por produção orgânica e, por isso, são certificados como também orgânicos. Entretanto, é errado afirmar que todo produto orgânico é vegetariano ou vegano.

Benefícios do consumo de produtos orgânicos

Vários são os benefícios de se optar pelo consumo de produtos orgânicos – e por isso essa prática tem cada vez mais adeptos no mundo. Ao priorizar o consumo de orgânicos você:

  • Garante uma rotina mais sustentável de produção alimentar no mundo;
  • Favorece o desenvolvimento de pequenos produtores locais;
  • Minimiza a ingestão de produtos que tiveram contato com agrotóxicos ou outros produtos químicos;
  • Protege o meio ambiente, conserva os solos e valoriza a biodiversidade.

alimentos orgânicos - texto

Você já tem o hábito de consumir orgânicos na sua casa ou rotina? Sabia que no Pão de Açúcar é possível encontrar uma grande variedade de produtos in natura ou processados que tem certificado orgânico?

Visite uma de nossas lojas ou nosso site ao fazer suas compras!

PDA_Feira_de_Orgânicos_bannerbotton1_2019_07_15

Feira de Orgânicos do Pão

Agora, aos sábados, a Feira de Orgânicos do Pão espera por você com frutas, verduras, grãos e muito mais! Tudo produzido sem agrotóxicos e de forma sustentável.

Onde: Pão de Açúcar Ricardo Jafet – R. Prof. Serafim Orlandi, 299 – Vila Mariana – São Paulo

Quando: Todos os sábados

Horário: das 09h às 14h

Visite a feira, conheça os fornecedores e mantenha uma alimentação rica e saborosa!