Se existe um assunto de sustentabilidade que definitivamente tem estado em evidência nos últimos anos, é a necessidade das pessoas intensificarem os cuidados com o meio ambiente. Afinal, adotar atitudes sustentáveis no dia a dia pode sim ajudar a transformar o mundo ao seu redor.

Seja com comportamentos simples ou com atos que precisam de um pouco mais de dedicação e esforço, fazer – ou não – a sua parte também torna você responsável pelo processo de mudança. Por isso, que tal contribuir para a preservação e proteção do mundo? Confira algumas dicas que preparamos para incluir no seu cotidiano!

atitudes sustentáveis no dia a dia sustentabilidade

Inclua a sustentabilidade na sua rotina

Talvez, em uma determinada situação da sua vida, você já tenha ouvido alguém dizer que “qualquer ajuda, por menor que seja, já é uma ajuda”. Ter isso em mente, em se tratando de atitudes sustentáveis no dia a dia, pode ser o incentivo do qual precisava para redefinir seus pensamentos e hábitos de consumo.

As oportunidades para colaborar são várias, estão presentes na rotina de todos e podem ser mais fáceis de se adotar do que imagina.

Por isso, no fim das contas é importante lembrar que ao praticar até um pequeno e (aparentemente) insignificante ato que impacta positivamente o meio ambiente, você estará participando de forma ativa e contribuindo para a preservação dele.

atitudes sustentáveis no dia a dia alimentos

Aposte nos 5 rs da sustentabilidade

Em primeiro lugar, é interessante que você entenda a sustentabilidade para poder ter atitudes sustentáveis no dia a dia. Inclusive, você sabe o que são os 5 rs da sustentabilidade? De forma geral, com eles, sua missão será a de:

  • Repensar e reduzir seu consumo;
  • Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente;
  • Reciclar e reutilizar materiais reaproveitáveis.

Ou seja, mude seus hábitos! Transformando comportamentos, você estará no caminho que busca um meio ambiente sustentável e um futuro ecologicamente correto.

atitudes sustentáveis no dia a dia 5 rs

Faça uso consciente da água

Talvez o principal mandamento para se ter atitudes sustentáveis no dia a dia é reduzir a quantidade do uso da água. Afinal, os desperdícios desse recurso podem ser diminuídos consideravelmente com pequenas e fáceis mudanças de costumes:

  • Não deixe a torneira aberta enquanto lava a louça, escova os dentes, faz a barba ou lava o rosto;
  • Tome banhos rápidos, além de ligar o chuveiro apenas quando estiver dentro do box e desligar a ducha enquanto se ensaboa;
  • Se for usar máquina de lavar, tanto de roupas quanto de louça, apenas o faça quando ela estiver cheia;
  • Evite lavar sua casa, quintal ou outros ambientes com mangueira.

atitudes sustentáveis no dia a dia água

Economize energia elétrica

Tão importante quanto diminuir o desperdício de água é se atentar ao (des)aproveitamento de luz. Além de ter menos gastos financeiros com esse recurso, você ainda ajuda a cuidar do meio ambiente ao adotar práticas como:

  • Aproveitar ao máximo a luz do Sol, seja para iluminar ambientes ou secar roupas estendidas no varal, por exemplo;
  • Desligar a luz quando ninguém estiver no ambiente;
  • Investir em lâmpadas de LED, já que gastam menos energia, são mais econômicas e ainda têm maior tempo de vida;
  • Evitar o uso de água quente;
  • Tirar da tomada eletrodomésticos e eletrônicos que não estão sendo utilizados no momento, como computadores;
  • Nunca deixar eletrodomésticos e eletrônicos em modo espera (stand by) ou consumindo energia extra, como a geladeira aberta;
  • Fazer trocas conscientes quando possível, como usar escadas em vez de elevadores, ventilador em vez de ar-condicionado, entre outras.

atitudes sustentáveis no dia a dia energia

Deixe o carro na garagem, especialmente se estiver sozinho

Sabemos que, para algumas pessoas, é inviável aposentar o carro próprio por uma série de motivos pessoais. Mas que tal então reduzir o uso dele? Faça um teste e tente outros meios de transporte. Afinal, estamos no século XXI e as opções para se locomover de um lugar para o outro são muitas:

  • Transporte público, como ônibus, trens e metrôs;
  • Bicicletas e patinetes elétricos;
  • Andar a pé;
  • Caronas.

atitudes sustentáveis no dia a dia carro

Consuma menos produtos industrializados

Além de produtos industrializados precisarem de mais energia durante o seu processo de produção e armazenagem, eles também são fabricados a partir de matérias-primas que podem ser prejudiciais ao meio ambiente, além de geralmente estarem envoltos em embalagens descartáveis.

Ou seja, ao optar por um produto orgânico, por exemplo, você ingere alimentos sustentáveis e ainda pode evitar o consumo de:

  • Plásticos;
  • Isopores;
  • Vidros;
  • Papel;
  • Metal.

Ademais, faça uma nota mental para usar seus produtos, como cosméticos, até o fim antes de comprar outros e também para praticamente zerar o desperdício de alimentos. Aqui vale usar a criatividade e preparar receitas, por exemplo, que levam cascas e outras partes dos ingredientes que geralmente não são usadas.

atitudes sustentáveis no dia a dia industrializados

Aposte no verde

Verde é vida. Por isso, tente se lembrar desse costume como uma das atitudes sustentáveis no dia a dia. Além de diminuir o consumo de papel e utilizar os dois lados da folha, por exemplo, você também pode:

  • Fazer compostagem, que nada mais é do que transformar material orgânico, como restos de comida, em adubo;
  • Cultivar plantas em casa;
  • Manter uma horta, mini horta ou horta vertical;
  • Plantar árvores;
  • Guardar sementes.

Que tal aprender a fazer um jardim vertical com temperos para a sua casa?

atitudes sustentáveis no dia a dia verde

Jogue o lixo no lixo

Lembre-se diariamente de que existe um lugar para o lixo, e ele nunca será a rua. Por isso, além de descartar resíduos no local correto, também é válido designar cada tipo à sua respectiva área de coleta, como óleos, baterias e pilhas (foque nas recarregáveis), que são alguns dos materiais que podem contaminar o meio ambiente.

Inclusive, já conhece as Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever e nosso programa de reciclagem de cápsulas de café?

Também não se esqueça de que existem produtos que não servem mais para você, mas que podem ser de utilidade para outras pessoas. Portanto, que tal reformar, vender ou doar o que não se encaixa mais no seu dia a dia, como itens da sua casa, eletrônicos e roupas?

Por fim, ainda é importante diminuir (ou até mesmo evitar, caso consiga) o consumo de alguns materiais que são prejudiciais ao meio ambiente, como descartáveis, sacolas plásticas e papel. Nesse caso, você pode trocar por materiais retornáveis e sustentáveis, como ecobags, produtos com refil e papéis reciclados.

atitudes sustentáveis no dia a dia lixo

Você pratica algumas dessas atitudes sustentáveis no dia a dia? Tem alguma outra que não está na lista? Veja também como tornar sua alimentação sustentável e como tornar suas compras de mercado mais sustentáveis!