Para oferecer alternativas para a diminuição do impacto ambiental de nossos clientes, o Pão de Açúcar conta com as Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever.

O Programa, pioneiro em coleta de resíduos de clientes, foi criado em 2001, com a proposta de coletar papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha que são descartados. As Estações estão presentes em 95 lojas do Pão de Açúcar e já arrecadaram mais de 111 mil toneladas de resíduos desde o início do programa.

Mas qual é o destino dado para esses resíduos descartados nas Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever?

estação de reciclagem pão de açúcar unilever - texto 3

Menos resíduos para aterros e lixões

Em 2017, 6,2 mil toneladas de papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha usado foram descartadas nas Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever. Quando o material reciclável é descartado nas Estações, deixa de ir para o aterro e lixões e ainda ganha possibilidade se transformar em outros materiais no processo de reciclagem.

Hoje, apenas 13% do material reciclável gerado no Brasil possui essa destinação. E somos mais de 200 milhões de pessoas gerando, aproximadamente, 1 kg de resíduo por dia. As Estações Pão de Açúcar Unilever têm como objetivo ajudar a melhorar esse cenário e tornar nosso hábito de consumo mais sustentável!

Cooperativa de catadores: novos destinos para materiais descartados

Para que esse processo aconteça, existem 20 cooperativas de catadores(as) de materiais recicláveis que trabalham nas Estações. Eles sensibilizam os(as) clientes e separam os materiais descartados, que serão levados para cooperativas de catadores que participam do programa.

Nas cooperativas, os resíduos são prensados e vendidos para indústrias recicladoras. Vale lembrar que todo o material recebido nas estações de reciclagem passa por esse caminho de reaproveitamento.

estação de reciclagem pão de açúcar unilever - texto

Cooperativa Viva Bem

A Cooperativa Viva Bem é uma das 20 que opera nas Estações Pão de Açúcar Unilever desde 2006. Criada em 2004, conta com 78 cooperados – 40 mulheres e 39 homens – com uma média de idade de 39 anos.

Lá, acontece a triagem de mais de 280 toneladas de materiais por mês, sendo que um terço desses vem das Estações Pão de Açúcar Unilever Alfonso Bovero, Casa Verde, Cerro Corá, Jardim Paulista, Maranhão, Rebouças e Vila Leopoldina. O restante vem de outras 16 empresas além da Prefeitura Municipal de São Paulo.

As Estações contam com 10 cooperados que trabalham diretamente nas lojas onde os resíduos são recolhidos. Lá eles coletam principalmente papelão, plástico, ferro, alumínio e vidro.

estação de reciclagem pão de açúcar unilever - cooperativa

A Cooperada desde 2015, Maria de Fátima de Melo, diz que a relação com os(as) clientes das lojas é ótima. Diz que não tem do que reclamar, sempre são muito educados(as). “Nos sentimos muito bem pelo que fazemos, apesar do esforço físico e mental que que exige”, diz.

Bruno dos Santos, cooperado desde 2016, quando começou a trabalhar nas lojas do Pão de Açúcar, diz que o trabalho é “bem divertido e gratificante”. “Somos bem tratados tanto pelos(as) colaboradores(as) quanto pelos(as) clientes que, muitas vezes, nos trazem até presentes. Também sinto bastante liberdade para trabalhar no meu ritmo e do meu jeito”, lembra Bruno.

estação de reciclagem pão de açúcar unilever - texto 4

Pão de Açúcar e Embalixo – O resíduo que vira novo produto!

O que é feito com os materiais doados pelas Estações de Reciclagem para as cooperativas?
Essa pergunta deu origem a uma importante parceria construída com a empresa Embalixo, líder nacional na produção de sacos para lixo, e a Braskem, a maior produtora de resina das Américas. Parte do material plástico coletado em 20 Estações de Reciclagem é utilizado na composição de novos produtos plásticos.

Após serem triturados e transformados em resinas recicladas, os materiais descartados são utilizados para a produção de uma linha premium de sacos da Embalixo, a Embalixo com Alças nos tamanhos de 30 Litros, 50 Litros e 100 Litros, que leva o selo “Plástico Reciclado. Ciclo Consciente”.

A parceria com a Embalixo foi uma alternativa para encontrar soluções que completem o ciclo de descarte de embalagens pelos nossos clientes. E o melhor de tudo: os novos sacos da Embalixo são comercializados com exclusividade em todas as lojas do Pão de Açúcar.
Legal, né? Acompanhe abaixo as lojas do Pão de Açúcar que contam com a parceria Embalixo:

  • Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 3126;
  • Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1353;
  • R. General Osório 1844;
  • Rua Maranhão, 846;
  • Av Marcos Pent Ulho Rodrigues, 3436;
  • Rua Joaquim Floriano, 24;
  • Av. Ibirapuera, 1770;
  • Praça Panamericana 217;
  • Av. Ibirapuera 3068;
  • Al. Madeira, 152;
  • Rua Serra de Braganca, 647;
  • Av. Major Sylvio de M. Padilha, 6118;
  • Rua Clodomiro Amazonas, 995;
  • Av José Maria Whitaker, 600;
  • Av Doutor Altino Arantes,268;
  • Av Aprovada, 329 quadra c, lote 1;
  • Rua Bairi, 435;
  • R. Maria Amália Lopes de Azevedo, 842;
  • Rua Abílio Soares, 386;
  • Rua Carneiro da Cunha, s/n.

Encontre as suas Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever

Hoje o GPA conta com 95 estações de reciclagem e 20 cooperativas parceiras espalhadas por todo o Brasil. Confira a lista de lojas que participam do projeto aqui!

Texto produzido em colaboração com a Boomera.