Está querendo mudar seus hábitos de consumo para ajudar a preservar o meio ambiente? Aprendendo o que é consumo consciente, você entende o impacto causado à natureza de cada ação sua e, de quebra, ainda fica por dentro de novas maneiras de cuidar do mundo! Pronto para transformar sua vida?

consumo consciente compra

Avalie os impactos do seu consumo

Você já parou para pensar sobre como consome e atitudes sustentáveis que pode adotar para o seu cotidiano?

O consumo consciente (ou consumo responsável) está ligado a cada pessoa investir, no dia a dia, naquilo que é estritamente necessário. Ou seja, evitar compras supérfluas, em excesso e por impulso. Além disso, essa filosofia também preza pela inserção de outros métodos sustentáveis na rotina, como:

  • Reciclagem e reutilização de produtos, como vidros, plásticos e alumínios;
  • Consumo de materiais ecologicamente corretos, como os biodegradáveis;
  • Diminuição do uso de recursos naturais, como água e energia elétrica;
  • Redução da geração de resíduos;
  • Compras de empresas com responsabilidade sustentável em todos os processos de produção;
  • Entre outros.

Afinal, o cuidado com o meio ambiente tem de ir muito além da redução do consumo desenfreado. Quer saber como ter atitudes sustentáveis no dia a dia? Confira nosso post!

consumo consciente desperdício

Torne-se um consumidor consciente

Fazer a escolha de incluir o consumo consciente na sua vida pode ser mais fácil do que imagina. Isto é, até mesmo ações que você pode considerar simples, desnecessárias ou insignificantes, como diminuir a utilização de sacolas plásticas ou comprar produtos de empresas que respeitam o desenvolvimento sustentável, podem interferir positivamente no processo de reduzir os impactos ao meio ambiente.

Também vale lembrar que apostar nesse estilo de vida mais equilibrado traz benefícios não apenas para a natureza. Além de bem-estar e economia financeira, por exemplo, praticar o consumo consciente também tem relação com buscar uma melhor qualidade de vida, no presente e futuro, para todos.

consumo consciente sustentáveis

Planeje suas compras

É importante saber que o consumo consciente não é uma prática que diz respeito exclusivamente a bens de consumo com vida útil média ou longa, como celulares, eletrodomésticos, roupas, entre outros.

Os alimentos, especialmente os perecíveis, também são parte importante dessa cadeia. Atentar-se para o desperdício deles, a título de exemplo, pode ser o primeiro passo para você começar a transformação dos seus hábitos. Afinal, reduzindo desperdícios, você reduz também a geração de lixo.

Portanto, planeje seu consumo. Pense nos impactos que suas ações e escolhas podem oferecer ao meio ambiente. Considere sempre fazer a sua parte na busca para um mundo melhor. E (por que não?!) incentive o próximo a adotar um novo estilo de vida!

consumo consciente comida

Você já sabia o que é consumo consciente? Tem o hábito de praticá-lo na sua rotina? Confira também outros posts sobre sustentabilidade que já publicamos aqui no Blog do Pão!