Você sabia que o Pão está ampliando seus compromissos no que diz respeito ao bem-estar animal das categorias de ovos, suínos, bovinos e frangos? De forma geral, essa política, que visa uma boa qualidade de vida em aspectos como felicidade, longevidade e saúde, tem como objetivo conhecer, avaliar e garantir as condições para satisfação das necessidades básicas dos animais. Por isso, é necessária a aplicação de cinco liberdades à cadeia de fornecimento

  1. Ser livres de medo e estresse;
  2. Ser livres de fome e sede;
  3. Ser livres de desconforto;
  4. Ser livres de dor e doenças;
  5. Ter liberdade para expressar seu comportamento ambiental.

Que tal conhecer mais sobre o nosso compromisso?

bem-estar animal animais

Ovos

O Pão foi o primeiro varejista alimentar brasileiro a firmar, em 2017, um compromisso pelo bem-estar animal na cadeia de ovos, quando foi estipulado que viabilizaria, até 2025, a comercialização de 100% de ovos de Marcas Exclusivas provenientes de criação de galinhas sem gaiolas. É importante lembrar que, no mesmo ano, foi pioneiro no lançamento de uma linha de ovos de galinhas livres de gaiolas.

Desde então, o trabalho foi aprimorado, estabelecendo algumas frentes de atuação como desenvolvimento de fornecedores, atuação junto aos demais atores da cadeia, conscientização de consumidores e abastecimento de lojas.

Por isso, em virtude de uma grande evolução, a meta foi expandida: até 2028, 100% dos ovos vendidos de todas as marcas serão provenientes de criação de galinhas livres de gaiolas.

bem-estar animal ovos

Suínos

Em linha com o compromisso do bem-estar animal, até 2028, 100% da carne suína disponibilizada em nossas lojas em todo o país será proveniente de fornecedores que contemplam o bem-estar animal. Ou seja, tanto Marcas Exclusivas quanto fornecedores terceiros serão escolhidos rigorosamente.

Para garantir a boa saúde dos suínos, com condições físicas e psicológicas adequadas, além do respeito ao seu comportamento natural, o compromisso abrange aprimoramentos nos seguintes manejos:

  • Transição para gestação coletiva até final de 2028*;
  • Abolição da identificação do animal por meio do corte da orelha (mossa);
  • Abolição da castração cirúrgica e substituição para a castração por vacina (imunocastração);
  • O corte ou desgaste dos dentes dos animais será mantido apenas nos casos de extrema necessidade, quando forem verificados comportamentos agressivos entre os animais e em casos de ferimentos entre os indivíduos;
  • Exigência de enriquecimento ambiental nas diferentes fases de produção, para estimular o comportamento recreativo e exploratório dos animais e evitar o estresse;
  • Compromisso para eliminação de beta-agonistas para Marcas Exclusivas. Para os demais fornecedores, implantaremos um plano de monitoramento do uso racional de antibióticos.

(*) a gestação em baias individuais após 2028 tem dias máximos tolerados que serão explicitados na Política de Bem-Estar Animal do GPA.

bem-estar animal suíno

Bovinos

O Pão tem como uma de suas principais preocupações a procedência e qualidade da carne que comercializa. Por isso, desde 2016, conta com a Política Socioambiental de Compra de Carne Bovina, que estabelece critérios, regras e diretrizes que devem ser cumpridos por todos os fornecedores de carne.

Para as Marcas Exclusivas, 100% dos produtos têm rastreabilidade na gôndola, desde a inseminação do gado, e com acompanhamento socioambiental (aspectos legais, ambientais, sociais, econômicos, de bem-estar animal e de rastreabilidade). Além disso, até 2025, 100% dos fornecedores do Pão devem estar comprometidos publicamente com a política referente ao bem-estar animal.

bem-estar animal bovino

Frango

Na cadeia de carne de frangos, a meta é que, até 2028, 100% dos produtos de Marcas Exclusivas Qualitá e Taeq atendam tendências globais de bem-estar animal que serão detalhadas na Política de Bem Estar Animal do GPA. Assumimos o compromisso de dobrar a participação das vendas de produtos provenientes de cadeias produtivas que valorizam o bem estar animal.

bem-estar animal frango

Confira também outros posts sobre novidades do Pão que já fizemos aqui no blog!