Você sabia que o Pão está ampliando seus compromissos no que diz respeito ao bem-estar animal das categorias de ovos, suínos, bovinos e frangos? De forma geral, essa política, que visa uma boa qualidade de vida em aspectos como felicidade, longevidade e saúde, tem como objetivo conhecer, avaliar e garantir as condições para satisfação das necessidades básicas dos animais. Por isso, é necessária a aplicação de cinco liberdades à cadeia de fornecimento:
- Ser livres de medo e estresse;
- Ser livres de fome e sede;
- Ser livres de desconforto;
- Ser livres de dor e doenças;
- Ter liberdade para expressar seu comportamento ambiental.
Que tal conhecer mais sobre o nosso compromisso?
Ovos
O Pão foi o primeiro varejista alimentar brasileiro a firmar, em 2017, um compromisso pelo bem-estar animal na cadeia de ovos, quando foi estipulado que viabilizaria, até 2025, a comercialização de 100% de ovos de Marcas Exclusivas provenientes de criação de galinhas sem gaiolas. É importante lembrar que, no mesmo ano, foi pioneiro no lançamento de uma linha de ovos de galinhas livres de gaiolas.
Desde então, o trabalho foi aprimorado, estabelecendo algumas frentes de atuação como desenvolvimento de fornecedores, atuação junto aos demais atores da cadeia, conscientização de consumidores e abastecimento de lojas.
Por isso, em virtude de uma grande evolução, a meta foi expandida: até 2028, 100% dos ovos vendidos de todas as marcas serão provenientes de criação de galinhas livres de gaiolas.
Suínos
Em linha com o compromisso do bem-estar animal, até 2028, 100% da carne suína disponibilizada em nossas lojas em todo o país será proveniente de fornecedores que contemplam o bem-estar animal. Ou seja, tanto Marcas Exclusivas quanto fornecedores terceiros serão escolhidos rigorosamente.
Para garantir a boa saúde dos suínos, com condições físicas e psicológicas adequadas, além do respeito ao seu comportamento natural, o compromisso abrange aprimoramentos nos seguintes manejos:
- Transição para gestação coletiva até final de 2028*;
- Abolição da identificação do animal por meio do corte da orelha (mossa);
- Abolição da castração cirúrgica e substituição para a castração por vacina (imunocastração);
- O corte ou desgaste dos dentes dos animais será mantido apenas nos casos de extrema necessidade, quando forem verificados comportamentos agressivos entre os animais e em casos de ferimentos entre os indivíduos;
- Exigência de enriquecimento ambiental nas diferentes fases de produção, para estimular o comportamento recreativo e exploratório dos animais e evitar o estresse;
- Compromisso para eliminação de beta-agonistas para Marcas Exclusivas. Para os demais fornecedores, implantaremos um plano de monitoramento do uso racional de antibióticos.
(*) a gestação em baias individuais após 2028 tem dias máximos tolerados que serão explicitados na Política de Bem-Estar Animal do GPA.
Bovinos
O Pão tem como uma de suas principais preocupações a procedência e qualidade da carne que comercializa. Por isso, desde 2016, conta com a Política Socioambiental de Compra de Carne Bovina, que estabelece critérios, regras e diretrizes que devem ser cumpridos por todos os fornecedores de carne.
Para as Marcas Exclusivas, 100% dos produtos têm rastreabilidade na gôndola, desde a inseminação do gado, e com acompanhamento socioambiental (aspectos legais, ambientais, sociais, econômicos, de bem-estar animal e de rastreabilidade). Além disso, até 2025, 100% dos fornecedores do Pão devem estar comprometidos publicamente com a política referente ao bem-estar animal.
Frango
Na cadeia de carne de frangos, a meta é que, até 2028, 100% dos produtos de Marcas Exclusivas Qualitá e Taeq atendam tendências globais de bem-estar animal que serão detalhadas na Política de Bem Estar Animal do GPA. Assumimos o compromisso de dobrar a participação das vendas de produtos provenientes de cadeias produtivas que valorizam o bem estar animal.
–
Confira também outros posts sobre novidades do Pão que já fizemos aqui no blog!
dezembro 6, 2020
Fico muito feliz em saber que o pão está sendo uma rede que se preocupa com a qualidade de vida dos animais e assim nos proporcionar um alimento, de qualidade. Parabéns
dezembro 7, 2020
Obrigada pela mensagem, Giani 🙂
dezembro 7, 2020
Sou vegetariana há mais de 30 anos. Ver os animais livres no campo, livres de gaiolas, sem crueldade, sem tortura é maravilhoso.
O caminho ainda é longo, mas que sirva de exemplo às outras redes de mercados para exigir fornecedores com compromisso ao bem estar animal.
Parabéns ao Pão pela iniciativa, pelo pioneirismo e pela compaixão pelos animais.
dezembro 7, 2020
Oi, Raquel! Obrigada pela mensagem, estamos verdadeiramente comprometidos com a causa do bem-estar animal 🙂
dezembro 10, 2020
É isso mesmo, não é porque o animal será abatido para nosso consumo, que ele tem que passar por todo tipo de sofrimento até o abate! Ele tem que ter uma vida feliz incluindo gestação , amamentação e vida livre. Aqui em casa ninguém deixa proteína no prato, digo sempre que um animal foi sacrificado para alimentar as pessoas!
dezembro 13, 2020
Parabéns por esse supermercado ter vários produtos veganos para vender em suas petroleiras. Como sou cliente e compro muitos produtos veganos, gostaria de pedir para colocarem mais produtos veganos, linha vegana da Seara é da vigor.obrigada
dezembro 14, 2020
Obrigada pela sugestão, Alexandra!
dezembro 13, 2020
Parabéns ao Pão de açúcar por ter em suas prateleiras muitos produtos veganos é também uma grande variedade de produtos orgânicos.
dezembro 14, 2020
Olá, Alexandra! Muito obrigada, temos uma grande variedade de produtos veganos e orgânicos em nossas lojas e site 🙂
dezembro 29, 2020
Parabéns, pão de açúcar pelo bom atendimento e pela iniciativa de cuidados com os animais. Eu compro toda semana , legumes e verduras fresquinhas e orgânicas e ovos de galinhas caipiras e livres.
É necessário aumentar a variedade de produtos orgânicos com preços mais acessíveis para benefício de todos . E continuar o lugar de gente Feliz! Obrigada!
Obrigada !
janeiro 5, 2021
Obrigada pela mensagem, Maria 🙂
janeiro 5, 2021
Espero que nós seres humanos dotados de inteligência evoluamos para legitimarmos outras formas de ingerir proteínas que não seja sacrificar animais mesmo que tenham uma condição mais adequada. Que isto acabe um dia pois é uma crueldade.
janeiro 7, 2021
Parabéns Pão,
Respeito aos animais é mostra de uma grande preocupação da empresa com o mundo, o futuro e o consumidor.
janeiro 7, 2021
Obrigada pela mensagem, Joice 🙂