Considerado o segundo melhor alimento do mundo segundo a Organização Mundial da Saúde, perdendo apenas para o leite materno, o ovo é um ingrediente bastante nutritivo. Além de ser fonte de proteínas, ele também é rico em antioxidantes gorduras boas, vitaminas A, D, E, K e do complexo B, e de sais minerais, como ferro, fósforo, selênio e zinco. Por isso, em uma dieta balanceada e com hábitos saudáveis, ele pode oferecer benefícios à saúde.
Que tal conhecer 4 tipos de ovo e suas características?
Ovo cage free
O ovo cage free é o ovo proveniente de galinhas livres de gaiolas. Ou seja, são aves que ficam soltas em galpões, por exemplo, e com iluminação controlada. Isso é feito para, de certa forma, reproduzir um ambiente natural a elas.
Sendo assim, as galinhas têm liberdade para ciscar, empoleirar e bater asas, o que contempla o bem-estar animal. Também é importante saber que sua alimentação é equilibrada, feita com ração tradicional que não apresente proteína de origem animal.
Por serem criadas livres, mesmo em um local restrito, as aves contam com ninhos e poleiros para botar ovos e descansar.
Ovo caipira
É um dos tipos de ovo mais consumidos. Também chamado de colonial e capoeira, o ovo caipira, como o nome apresenta, é proveniente da galinha caipira. Ou seja, do animal de raça rústica.
Para um ovo ter essa denominação, é preciso que as aves sejam criadas de acordo com algumas regras, como fora de gaiolas, podendo passear no campo, ciscar livremente e bater asas, o que também favorece o bem-estar animal. Além disso, sua ração deve ser convencional, feita com ingredientes de origem mineral e vegetal, e que não contenham hormônios ou pigmentos artificiais, responsáveis por poder influenciar a cor da gema.
Embora sejam livres para andar pelo campo, as galinhas botam os ovos caipiras em ninhos cobertos.
Ovo comum
Talvez o mais conhecido dos tipos de ovo, o ovo comum (ou convencional) é proveniente de galinhas criadas em gaiolas. Portanto, que ficam presas e impossibilitadas de ciscarem, baterem asas e passearem livremente por um ambiente, por exemplo.
A alimentação dessas aves é à base de ração convencional, ou seja, com transgênicos. E pelo fato de elas estarem sempre nas gaiolas, não existem ninhos ou poleiros para que descansem ou botem seus ovos.
Ovo orgânico
O ovo orgânico, como o próprio nome apresenta, é um tipo de ovo proveniente de galinhas que se alimentam de grãos orgânicos. Isto é, de uma ração sem quaisquer traços de agrotóxicos, fertilizantes ou transgênicos.
Neste caso, as aves são criadas soltas e ao ar livre, com passeios no campo, o que também contribui para o bem-estar animal. No entanto, para seus ovos conquistarem a certificação orgânica, é necessário o seguimento de algumas regras.
Além da necessidade de haver um sistema balanceado durante toda a produção, considerando tanto aspectos sociais quanto ambientais, como o cuidado com o meio ambiente e recursos naturais, é preciso também que a galinha não receba antibióticos ou medicações que estimulem o seu crescimento, por exemplo.
Podendo ciscar livremente no dia a dia, as aves utilizam ninhos em ambientes cobertos e com iluminação artificial para botar seus ovos.
–
Você conhecia as diferenças entre os tipos de ovos? Qual adota na sua alimentação? Confira também outros posts com ovo que já fizemos aqui no blog!