O Pão está sempre em busca de novos projetos possam fomentar a cadeia produtiva da alimentação saudável e sustentável, incentivando transformações positivas na sociedade. Por isso, apoiamos desde 2017, o projeto Horta Social Urbana.

O que é a Horta Social Urbana?

A Horta Social Urbana existe desde 2018, quando foi criada e idealizada pela organização ARCAH com o objetivo de formar profissionalmente pessoas em situação de rua com técnicas de Agricultura Urbana (jardinagem), visando sua reintegração na sociedade e mercado de trabalho. Os(as) alunos(as) contam com aulas práticas e teóricas sobre agroecologia e cultivo de alimentos.

As pessoas selecionadas para fazerem parte do projeto, que dura três meses, estão em centros de acolhimento da cidade de São Paulo. Além da formação em agroecologia, elas ainda recebem atendimentos psicológicos e terapêuticos, auxílio-transporte, alimentação e uniforme.

horta social urbana cultivo

Como funciona o projeto?

Com o apoio do Pão de Açúcar por meio do Instituto GPA, a Horta Social Urbana atua tanto na esfera social, quanto na comercial. Enquanto na primeira oferece cursos profissionalizantes às pessoas em situação de vulnerabilidade, na segunda, profissionais (ex-alunos(as) ou não) são admitidos para realizar o cultivo dos legumes e verduras que são comercializados para restaurantes e agora, no Pão.

Dessa forma, além do Pão colaborar ativamente para a reintegração social em situação de rua, contribuindo com oportunidades para quem precisa, ainda estimulamos cadeias produtivas mais saudáveis e sustentáveis, oferecendo esses alimentos para os nossos clientes.

Quer ajudar o próximo?

Ao comprar os produtos da Horta Social Urbana, você apoia a manutenção da horta e dos cursos ali oferecidos.

Algumas das opções orgânicas e fresquinhas que você pode garantir são o alecrim, almeirão, alface, beterraba, cebolinha, couve, escarola, salsinha, entre outras. Elas estão disponíveis no Pão Ricardo Jafet, em São Paulo, e todas passam por um protocolo rigoroso de higienização antes de chegarem à loja.

horta social urbana loja

Está pronto para comprar suas hortaliças e vegetais sem agrotóxicos? Aproveite e confira também outros posts com nossas ações de inovação que já publicamos aqui no blog!