Um hábito muito comum em culturas de diferentes partes do mundo, tirar os sapatos para entrar em casa pode ser uma prática interessante para aplicar no seu dia a dia.

Com cada vez mais pessoas aderindo a esse hábito no Brasil, por que você deveria fazer o mesmo? Abaixo, listamos alguns motivos!

tirar os sapatos - porta

A sujeira da rua fica do lado de fora

Tirar os sapatos antes de entrar em casa pode ser um hábito igualmente importante para garantir a limpeza do ambiente. Os calçados, como você sabe, podem acumular sujeiras e resíduos que vem da rua, especialmente em dias de chuva.

Deixá-los do lado de fora pode ajudar a evitar que resíduos de terra, fezes, folhas, lixo e outros se depositem no chão, deixando a faxina dos cômodos mais rápida e prática.

Calçados transportam bactérias

Usamos calçados para proteger nossos pés do contato direto com o chão, certo? Esse contato do calçado com o chão pode deixá-lo mais próximo de bactérias como a Escherichia coli, Clostridium difficile e Listeria monocytogenes, que causam distúrbios gastrointestinais e, em casos mais graves, quadros de meningite. Esses microorganismos são carregados pelo sapato para dentro de casa.

Resíduos de pesticidas e combustíveis também podem aderir aos sapatos, sendo levados para o interior da casa, mesmo que em quantidades pequenas.

Para quem tem crianças em casa – especialmente bebês, que podem colocar as mãos no chão e depois na boca – ou tem o hábito de andar descalço, deixar os sapatos do lado de fora pode minimizar os riscos de desenvolver algumas infecções.

tirar os sapatos - descalço

Alguns calçados podem manchar o chão

Para quem tem ainda mais cuidado com o aspecto visual da casa, tirar os sapatos antes de entrar em casa também é uma maneira de preservar a qualidade do piso. Alguns sapatos, especialmente os de salto, podem riscar ou manchar pisos de maneira. Esses calçados também podem amassar tapetes e rasgar carpetes.

Por isso, se você quer cuidar do seu piso, deixar os sapatos do lado de fora é uma boa maneira de começar a garantir sua preservação.

Dicas para aderir ao hábito de tirar os sapatos

Você está convencido de tirar os sapatos ao entrar em casa, mas não sabe como começar a aplicar esse hábito no dia a dia? Abaixo listamos algumas dicas:

  • Instale um pequeno armário ou caixa para guardar os sapatos logo na porta de casa. Deixe por lá apenas o sapato que irá usar novamente em algumas horas ou no dia seguinte. Caso vá trocar de sapato, leve-o para o armário;
  • Deixe disponíveis chinelos, pantufas ou meias para caminhar dentro de casa, caso não goste de ficar descalço. Você também pode oferecer esse conforto para seus convidados;
  • Coloque um recadinho simpático na porta ou no tapetinho de boas vindas da sua casa, para lhe lembrar de tirar os calçados e também para seus convidados entenderem que ali essa é uma prática bem vinda;
  • Deixe disponível um banquinho ao lado da porta para facilitar o processo de tirar e calçar os sapatos ao chegar e ao sair.

tirar os sapatos - ideias

 

Você costuma tirar os sapatos antes de entrar em casa? Conte para a gente como esse hábito te ajuda a ser mais saudável ou a manter o espaço mais organizado!