Ter uma alimentação saudável é um dos fatores que ajudam a saúde como um todo. É possível, por exemplo, encontrar alimentos ricos em minerais e vitaminas que atuam no fortalecimento de músculos, de ossos e também do sistema cardiovascular. No entanto, existem alimentos bons para a pele?
A resposta é sim! A pele pode ser beneficiada quando as escolhas são bem-feitas na hora de compor o prato de uma refeição, como com alimentos fontes de nutrientes como vitamina E, betacarotenos e colágeno.
Os 5 alimentos bons para a pele
1. Cenoura
A cenoura é um tubérculo repleto de uma substância chamada betacaroteno. Ela é responsável pela cor alaranjada e, quando ingerida, pode ajudar a proteger a pele dos raios UVA e UVB, além de deixá-la viçosa e dourada.
Além da cenoura, outros alimentos bons para a pele que também contêm betacaroteno são o mamão, a manga, a abóbora, o brócolis e o espinafre.
2. Frutas ricas em vitamina C
A vitamina C é conhecida por ser importante para o fortalecimento da imunidade. Porém, ela também se mostra fundamental para a saúde da pele. Afinal, essa vitamina pode contribuir para a formação o colágeno, que por sua vez auxilia na conquista de uma pele mais saudável e firme.
Algumas das opções de alimentos ricos em vitamina C são as frutas, como laranja, limão, kiwi e tangerina.
3. Sementes
As sementes, em geral, têm um óleo especial chamado ômega-6, que pode ajudar a reparar a pele e reforçar a barreira cutânea. Entre as opções de sementes que apresentam o ômega 6, estão a semente de linhaça.
4. Salmão
O salmão tem um elemento bastante interessante para a pele: o ômega 3. Trata-se de uma substância que colabora para a manutenção dos lipídios da pele, o que pode auxiliar na prevenção da acne e do desenvolvimento de alergias.
Além do salmão, o ômega 3 pode ser também encontrado na sardinha.
5. Cacau
Ingrediente bastante presente nos achocolatados, o cacau tem função no nosso metabolismo e também pode atuar na beleza da pele. Ele é uma substância teobromina que tem ação protetora, agindo na prevenção da formação de manchas.
Os sinais de que a pele precisa de suplementação
Quando a pele não está 100% saudável, não é raro se observar alguns sinais da falta de nutrientes e vitaminas. No entanto, antes de investir em tratamentos ou alimentos bons para a pele, por exemplo, para minimizar esses efeitos, lembre-se de consultar um profissional da saúde.
Presença de acne
Quando aparece uma quantidade considerável de acne na pele, vale realizar a suplementação de alimentos ricos em ômega 3, já que essa substância tem ação anti-inflamatória e pode reduzir a inflamação e a vermelhidão características da acne.
Ressecamento
Se a pele está ressecada, é sinal de que, inicialmente, ela pode precisar de água. Portanto, é importante aumentar a ingestão dela e de outros líquidos durante o dia. Também é válido suplementar com vitamina E e ômega 6, pois essas substâncias podem ajudar a reparar e a nutrir a pele, evitando o ressecamento.
Flacidez
Para casos de pele com níveis elevados de flacidez e prestes a formar rugas, provavelmente há deficiência de colágeno. Dessa forma, a suplementação dessa substância deve ser levada em consideração, pois ela pode ajudar a manter a firmeza da região, reduzindo a flacidez.
–
Para encontrar os nutrientes essenciais para a pele, lembre-se de comprar produtos saudáveis. Você sabia que esses 5 alimentos podem contribuir para a saúde da pele? Confira também outros posts sobre saudabilidade que já fizemos aqui no blog!