Viver uma vida mais sustentável. Quantas vezes você já não parou para pensar que precisava mudar alguns hábitos na rotina para conseguir fazer o bem para o planeta em que vive? Diminuir o tempo no banho, desligar as luzes dos cômodos que não estão sendo utilizados, priorizar o uso de transporte público quando possível, são algumas das ações que você provavelmente já deve ter mudado no dia a dia.

Mas você já parou para pensar na sua alimentação? Separamos algumas dicas para tornar sua alimentação sustentável de maneira prática!

alimentação sustentável - aproveitar os alimentos

Evite o uso de embalagens (a não ser que elas sejam biodegradáveis)

As embalagens de plástico e papel que acompanham boa parte dos alimentos que consumidos atualmente são algumas das principais responsáveis pelo aumento de produção de resíduos no planeta.

Para quem não quer colaborar com o alto volume de lixo produzido, uma boa ideia é priorizar o consumo de alimentos frescos e que não requerem embalagens ou que fazem uso de suas versões biodegradáveis.

Atenção aos seus hábitos de cocção

É claro que usar uma panela para cozinhar cada alimento é uma maneira muito mais prática de fazer suas refeições. Mas e se você tentasse melhorar esse momento da cocção tendo em vista a sustentabilidade?

Uma boa estratégia é usar o vapor de uma panela de arroz, por exemplo, para cozinhar legumes ou verduras. Outra boa ideia é reaproveitar a água utilizada para cozinhar vegetais em outras receitas, como no feijão, no arroz ou até mesmo no macarrão. Você já tinha pensado nisso?

Tenha uma pequena horta em casa

Você tem um pequeno espaço na sua janela que cabe alguns vasos? Ou uma grande varanda onde consegue plantar algumas mudas? Essa é a oportunidade perfeita para fazer uma pequena horta em casa e tornar sua alimentação mais saudável.

Não é preciso ter espaço para grandes plantações de vegetais ou frutas. Ao optar por fazer uma simples plantação de ervas e temperos, você já está fazendo um bem enorme para o planeta e para a sua alimentação!

alimentação sustentável

Use 100% dos seus alimentos sempre que possível

Quando você vai cozinhar, garante que está usando 100% do alimento utilizado na receita? Conseguir aproveitar desde a casca até os pequenos pedaços que sobram de um alimento é essencial para minimizar o desperdício de comida, tornar sua alimentação mais nutritiva e, é claro, economizar dinheiro.

Existem várias receitas simples de bolos, tortas, sopas, massas, farofas e muitas outras que fazem uso de cascas, caules, sementes, folhas e talos de diversos alimentos e que geralmente são desperdiçados em receitas tradicionais. Que tal colocar algumas em prática na próxima vez que for para a cozinha?

Valorize o consumo de alimentos orgânicos

Os produtos orgânicos são aqueles que passam por uma escala de produção sustentável em todas as suas etapas, diminuindo ao máximo o dano ao ambiente. Os orgânicos podem ser frutas, vegetais, carnes e até alguns industrializados como pães, biscoitos e massas. Basta identificar o selo de orgânico em sua embalagem para saber que você está levando para a casa um produto sustentável.

Que tal começar a valorizar o consumo de orgânicos para garantir uma alimentação sustentável?

Valorize os produtos regionais e de cada estação

Optar por comprar os alimentos produzidos na sua região – e na estação certa de sua produção – é uma ótima maneira de estimular o comércio local e evitar maiores impactos ao ambiente, que podem ser causados com o transporte, armazenamento e duração de validade do mesmo.

Vale lembrar também que produtos da estação (especialmente os escovados) demandam menos água e agrotóxicos para crescer e se manterem aptos para comercialização. Por isso, sempre valorize esses alimentos na hora de fazer sua feira.

alimentação sustentável - compras locais

Essas são apenas algumas das nossas dicas para tornar a sua alimentação sustentável diariamente. O que você já tem feito para mudar a sua rotina? Conte para a gente!