Com a chegada do final de ano, um tipo de biscoito volta a aparecer com certo destaque nas gôndolas de mercados e supermercados em todo país: o biscoito champanhe. Popular nas festas e receitas de Natal esse biscoito é considerado por muitos um item elegante para colocar na mesa, já que carrega o nome de uma das bebidas mais finas do mundo.

Mas afinal, do que é feito o biscoito champanhe? Ele realmente conta com o Champagne na sua lista de ingredientes?

biscoito champanhe - texto

Receita criada na França

O biscoito Champanhe é uma receita francesa, criada na cidade de Reims que se localiza na região de Champagne, a terra da famosa bebida.

Apesar de ter carregado o nome da região ao chegar aqui no Brasil, o biscoito champanhe é, na verdade, uma adaptação da receita dos biscoitos de Reims, que tem como sua maior característica a coloração rosa. A versão brasileira é feita com exatamente os mesmos ingredientes (ovo, leite, farinha e açúcar), porém sem corante e com uso de açúcar refinado em sua produção.

Biscoito consumido tradicionalmente com Champagne

A origem do nome champanhe também pode ter outra razão. A maneira tradicional de consumir o biscoito, bastante praticada na cidade de Reims, é mergulhando-o em uma taça de Champagne.

A textura de sua massa permite que ele consiga absorver líquido sem perder sua característica e sabor, deixando a mistura ainda mais irresistível. Aliás, é por causa dessa característica que ele é o ingrediente perfeito para criar a base de tortas mais úmidas e pavês.

Para quem não consome bebida alcoólica, o mesmo biscoito pode ser mergulhado em uma xícara de chá e saboreado!

Use o biscoito champanhe em suas receitas de Natal

No Brasil o biscoito champanhe é tradicionalmente utilizado em receitas de tortas e pavê – especialmente nas festas de final de ano. Que tal conferir uma receita de doce para levar para o seu evento?

biscoito champanhe - receita

Pavê de Limão

Ingredientes:

Modo de preparo:

Comece a receita pegando os dois ovos e separando a gema das claras. Reserve. Em uma panela a parte, adicione o leite condensado e as duas gemas. Leve ao fogo médio e mexa até que as gemas cozinhem. Em seguida deixe esfriar e adicione o suco de limão e as raspas. Enquanto isso mergulhe os biscoitos na xícara de leite.

Para a montagem do pavê, pegue um refratário de tamanho médio e cubra seu fundo com uma camada de biscoito champanhe. Coloque um pouco do creme de limão e faça uma nova camada de biscoitos. Siga nessa ordem até finalizar o creme e os biscoitos.

Pegue as claras que você tinha reservado, adicione o açúcar e bata em neve, até conseguir uma consistência um pouco mais firme. Coloque sobre a última camada do seu pavê.

Asse por cerca de 10 minutos em fogo médio e observe se a camada superior vai ficar dourada. Em seguida, leve para a geladeira para servir bem geladinho.

 

Como você vai usar o biscoito champanhe esse ano? Nas tradicionais receitas de doce, mergulhado no chá ou vai testar a experiência com uma taça de Champagne?