INSTITUTO AKATUQuando estiver em casa, que tal investir um tempo para observar seus próprios hábitos? Note, por exemplo, a quantidade de lixo que você é capaz de acumular diariamente. Em poucos dias, resíduos sólidos enchem a lixeira de materiais que devem ir para a reciclagem, enquanto resíduos orgânicos lotam o que costumamos chamar de “lixo comum”.

Mas é possível reverter esse cenário e reduzir a quantidade que geramos de lixo em casa. A observação dos nossos hábitos de consumo é o primeiro passo; o segundo, refletir e tentar mudar alguns deles.

lixo em casa garrafa

Por que gerar menos lixo?

O melhor resíduo é aquele não gerado. Isso porque não existe “jogar fora”, já que todo resíduo produzido acaba ocupando algum espaço do nosso planeta, como os aterros e lixões, e impactam negativamente o meio ambiente.

Também é preciso ter em mente que, apesar de importante, a reciclagem não é suficiente para solucionar o problema do lixo em casa. Ela não muda a essência do padrão de consumo, que deve ser uma reflexão fundamental quando pensamos em sustentabilidade. Além disso, não há capacidade e possibilidade de reciclar todo resíduo produzido – e o processo, que consome água e energia, e emite gases de efeito estufa, contribui para o aquecimento global. Ou seja, reciclar não é a melhor saída para essa questão ser solucionada. A melhor saída é, realmente, gerar menos lixo.

lixo em casa sacos

Como gerar menos lixo?

Quando o consumo em casa é aumentado, o total de lixo gerado cresce também. Mas, a partir da reflexão e da adoção de hábitos de consumo mais conscientes, é possível diminuir a produção de resíduos orgânicos e inorgânicos, contribuindo, assim, para um mundo mais sustentável.

Segundo a ABRELPE, Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, cada brasileiro gera, em média, 1 kg de resíduo por dia. Esse é um número alto, por isso, é preciso existir uma revisão dos hábitos de consumo do começo ao fim. Afinal, a maneira de comprar, usar, armazenar e descartar influencia na quantidade de lixo gerada.

lixo em casa alimentação

Comece pelos resíduos orgânicos

Um bom começo é pensar em hábitos que envolvam a sua alimentação. Os resíduos orgânicos, compostos basicamente por restos de comida, representam mais da metade do total gerado no Brasil: 51,4% de acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Por isso, para tentar reduzir o desperdício de alimentos, você pode utilizá-los integralmente. Algumas práticas que ajudam a diminuir a quantidade produzida de lixo em casa são:

  • Planejar o cardápio semanal antes de fazer compras, já que pode auxiliar a redução do desperdício de alimentos;
  • Priorizar o uso de alimentos comprados há mais tempo ou com data de validade mais próxima;
  • Incluir nas receitas as partes dos alimentos que geralmente não são utilizadas, mas que são consumíveis e contêm grande quantidade de nutrientes, como sementes, cascas, talos e folhas;
  • Utilizar frutas passadas para fazer molhos, sucos e geleias naturais;
  • Realizar a compostagem dos resíduos orgânicos gerados.

lixo em casa potes

Termine com os resíduos inorgânicos

Metais, papéis, plástico e vidro representam, também segundo o Ipea, 31,9% de todo o resíduo produzido no país. Vale lembrar que eles são a matéria-prima de quase todas as embalagens de produtos que fazem parte do dia a dia, de alimentos a itens de higiene pessoal.

Portanto, para adotar hábitos mais sustentáveis e diminuir a quantidade sólida de lixo em casa, é preciso pensar em alternativas, como:

  • Reaproveitar embalagens, como potes de vidro, para organizar e armazenar outros itens (temperos, sementes, etc.);
  • Optar pela compra de produtos refis, reaproveitando as embalagens mais resistentes;
  • Privilegiar a compra de produtos concentrados, que normalmente vêm em embalagens menores e podem ter maior duração;
  • Evitar a compra de produtos embalados individualmente, como bolachas e chocolates;
  • Ao pedir entrega de comida em casa, dispensar os itens descartáveis, como talheres plásticos;
  • Substituir o uso de descartáveis, como trocar o plástico filme por recipientes reutilizáveis para a conservação de alimentos.

lixo em casa alimentos

Está pronto para repensar seus hábitos de consumo e gerar menos lixo em casa? Junte a família e organizem-se para que cada um faça a sua parte! Confira também outros posts sobre ações sustentáveis que já publicamos aqui no Blog do Pão!