Começar o dia com café é um dos hábitos favoritos do brasileiro. De Norte a Sul, a bebida é a preferida quando o assunto é café da manhã. Somos o segundo país que mais consome a bebida, atrás somente dos Estados Unidos, e o maior produtor de café do mundo, exportando nossos grãos de alta qualidade para diversos países!
Não é só por aqui que o café é um sucesso. Por isso, preparamos um passeio pela história do café, desvendando as características dos diferentes tipos de grão e os hábitos de alguns países na hora de prepará-lo.
Brasil: a terra do café coado
Nossos dias sempre começam com uma xícara de café. Puro ou com leite, a bebida é sinônimo de energia para nós, brasileiros! No Brasil, são produzidas as duas espécies consumidas no mundo: Coffea arabica e Coffea canephora. A primeira é mais suave e com mais óleos aromáticos, enquanto a segunda é mais intensa e com sabores mais fortes.
Gostamos de preparar o nosso café no estilo “coado”, com a ajuda de um filtro de papel e água quente, para poder acompanhar o pão francês, pão de queijo, tapioca e bolo de fubá!
Estados Unidos: o famoso café americano
Os Estados Unidos é um país que gosta tanto de café que o jeito que ele consome virou referência no mundo inteiro: o café americano, mais diluído se comparado à maneira brasileira de servir café.
Para preparar, usa-se menos pó de café (50 g) e mais água (1 litro). Servido em copos grandes – por ser mais diluído –, pode ser consumido em temperaturas mais baixas. Na tradição americana, o acompanhamento perfeito é um bagel com cream cheese!
Portugal: onde foi criado o pingado
Assim como no Brasil, o café é uma das bebidas mais queridas de Portugal e são várias as formas de servir.
O tamanho da xícara de café com leite determina o nome que a bebida leva: galão (grande), meia de leite (xícara de chá) ou pingado (espresso com leite frio), entre outros. O café bem diluído e filtrado tem o mesmo nome que aqui: carioca!
Para acompanhar o café os portugueses adoram servir os pasteis de Belém ou biscoitos de nata.
França: casa do elegante café au lait
O jeito favorito dos franceses de tomar café é simples: basta adicionar leite para fazer o famoso café au lait! Para acompanhar não pode faltar a clássica baguete francesa com manteiga sem sal ou croissant fresquinho com geleia de frutas.
A combinação é a mistura perfeita entre doce, salgado, amargo e ácido!
Inglaterra: é possível trocar o chá pelo café
Não é só de chá que vivem os ingleses. Eles também adoram um bom café para começar o dia! Por lá, esse não é um hábito tão comum visto que os ingleses consomem feijão, ovos, bacon e tomates assados pela manhã.
Entretanto, nas cafeterias inglesas você pode pedir um bom cappuccino ou um espresso para acompanhar seus bolinhos scones (com uma massa relativamente seca).
Itália: os clássicos italianos são irresistíveis
Amantes do café, os italianos têm um jeito próprio de preparar e servir essa bebida! A cafeteira moka – ou italiana – prepara o café com o método de passagem da água fervente ou na temperatura de pressão de vapor por todo o pó de café. Essa cafeteira apresenta uma extração mais intensa do que os métodos convencionais de filtros de papel.
Alguns dos cafés que mais gostamos surgiram por lá (espresso, macchiato, cappuccino) e eles são perfeitos para consumir sozinhos, como estrela própria daquele momento!
Colômbia: uma xícara generosa de um café de qualidade
O terceiro maior produtor de cafés do mundo tem seus grãos reconhecidos pela qualidade. Eles desenvolvem bebidas de corpo e acidez relativamente elevadas, equilibradas e bem aromáticas! Para acompanhar o café, os colombianos comem um bolinho de farinha de milho chamado arepa no café da manhã.
–
Qual dessas maneiras de tomar café é a sua favorita? Conte para a gente um pouco mais sobre a sua paixão por essa bebida!
julho 12, 2018
Café pra mim é igual a pão francês ou ciabatta, consumo muito.
Os americanos tem mudado os hábitos com relação ao café. Uma grande população já toma o café forte, tem várias cafeterias espalhadas em shopping e nos bairros.
O café com mais água tem mais é nos fast food ai sim agua pura.
E uma coisa que achei interessante sao as variedades de marcas de pó de excelente qualidade nos mercados, coisa que nao acontece aqui poucas marcas como se fosse monopolio.
julho 12, 2018
Muito obrigado por compartilhar suas experiências, Paulo!
agosto 17, 2018
Pela manhã, café com leite (um pingado ou uma média, com pão e manteiga, bolo de fubá ou laranja.) A tarde 3 ou 4 cafezinhos coados em coador de papel ou expresso. A noite uma caneca grande de café com leite. Tudo de bom.
agosto 17, 2018
Encontramos alguém que realmente gosta de café, hein Milton? 🙂
agosto 17, 2018
Adoro começar meu dia com uma xícara de cafe coado puro, com pão francês e manteiga. Gosto também de cafe solúvel diluído na água quente – para mim se assemelha ao sabor do expresso. Agora, sobre os italianos, a experiência me ensinou que pedir “espresso” na Itália e um tanto frustrante para um brasileiro, já que somos servidos de um dedinho de cafe no fundo da xícara :-). O negocio la e pedir mesmo um “americano”, para compensar o custo em Euros!!
agosto 17, 2018
Brasileiro gosta é de xícara grande, né Tarcisio? 😉
novembro 11, 2020
Aqui em casa, amamos café. E temos nossa própria plantação. Claro que é um negócio, mas tiramos o melhor pra nós. Temos duas filhas, uma da barriga e outra do coração, ambas com 17 anos. Aqui todos tomamos café forte, sem açúcar. Degustamos o café com tâmaras. É maravilhoso. Tomamos mais de dois a três litros por dia. Acreditem se puderem….É a casa do café ♡♡♡