Começar o dia com café é um dos hábitos favoritos do brasileiro. De Norte a Sul, a bebida é a preferida quando o assunto é café da manhã. Somos o segundo país que mais consome a bebida, atrás somente dos Estados Unidos, e o maior produtor de café do mundo, exportando nossos grãos de alta qualidade para diversos países!

Não é só por aqui que o café é um sucesso. Por isso, preparamos um passeio pela história do café, desvendando as características dos diferentes tipos de grão e os hábitos de alguns países na hora de prepará-lo.

Brasil: a terra do café coado

volta ao mundo - brasil

Nossos dias sempre começam com uma xícara de café. Puro ou com leite, a bebida é sinônimo de energia para nós, brasileiros! No Brasil, são produzidas as duas espécies consumidas no mundo: Coffea arabica e Coffea canephora. A primeira é mais suave e com mais óleos aromáticos, enquanto a segunda é mais intensa e com sabores mais fortes.

Gostamos de preparar o nosso café no estilo “coado”, com a ajuda de um filtro de papel e água quente, para poder acompanhar o pão francês, pão de queijo, tapioca e bolo de fubá!

Estados Unidos: o famoso café americano

volta ao mundo - EUA

Os Estados Unidos é um país que gosta tanto de café que o jeito que ele consome virou referência no mundo inteiro: o café americano, mais diluído se comparado à maneira brasileira de servir café.

Para preparar, usa-se menos pó de café (50 g) e mais água (1 litro). Servido em copos grandes – por ser mais diluído –, pode ser consumido em temperaturas mais baixas. Na tradição americana, o acompanhamento perfeito é um bagel com cream cheese!

Portugal: onde foi criado o pingado

volta ao mundo - portugal

Assim como no Brasil, o café é uma das bebidas mais queridas de Portugal e são várias as formas de servir.

O tamanho da xícara de café com leite determina o nome que a bebida leva: galão (grande), meia de leite (xícara de chá) ou pingado (espresso com leite frio), entre outros. O café bem diluído e filtrado tem o mesmo nome que aqui: carioca!

Para acompanhar o café os portugueses adoram servir os pasteis de Belém ou biscoitos de nata.

França: casa do elegante café au lait

volta ao mundo - frança

O jeito favorito dos franceses de tomar café é simples: basta adicionar leite para fazer o famoso café au lait! Para acompanhar não pode faltar a clássica baguete francesa com manteiga sem sal ou croissant fresquinho com geleia de frutas.

A combinação é a mistura perfeita entre doce, salgado, amargo e ácido!

Inglaterra: é possível trocar o chá pelo café

volta ao mundo - inglaterra

Não é só de chá que vivem os ingleses. Eles também adoram um bom café para começar o dia! Por lá, esse não é um hábito tão comum visto que os ingleses consomem feijão, ovos, bacon e tomates assados pela manhã.

Entretanto, nas cafeterias inglesas você pode pedir um bom cappuccino ou um espresso para acompanhar seus bolinhos scones (com uma massa relativamente seca).

Itália: os clássicos italianos são irresistíveis

volta ao mundo - itália

Amantes do café, os italianos têm um jeito próprio de preparar e servir essa bebida! A cafeteira moka – ou italiana – prepara o café com o método de passagem da água fervente ou na temperatura de pressão de vapor por todo o pó de café. Essa cafeteira apresenta uma extração mais intensa do que os métodos convencionais de filtros de papel.

Alguns dos cafés que mais gostamos surgiram por lá (espresso, macchiato, cappuccino) e eles são perfeitos para consumir sozinhos, como estrela própria daquele momento!

Colômbia: uma xícara generosa de um café de qualidade

volta ao mundo - colombia

O terceiro maior produtor de cafés do mundo tem seus grãos reconhecidos pela qualidade. Eles desenvolvem bebidas de corpo e acidez relativamente elevadas, equilibradas e bem aromáticas! Para acompanhar o café, os colombianos comem um bolinho de farinha de milho chamado arepa no café da manhã.

Qual dessas maneiras de tomar café é a sua favorita? Conte para a gente um pouco mais sobre a sua paixão por essa bebida!