Vinícola detentora da maior cave subterrânea da América Latina, com quase 150 anos de história e reconhecida internacionalmente pela alta qualidade dos vinhos aos quais dá origem.
A Casa Valduga, uma das mais importantes do país, ainda tem no currículo a marca de ter sido a primeira vinícola da região Sul a introduzir o enoturismo no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha. Quer descobrir outros motivos que a fazem ser tão prestigiada?
1875: o início de um legítimo sonho
Das terras italianas de Rovereto partiu Luiz Valduga, fundador da Casa Valduga e primeiro integrante da Famiglia Valduga a pisar em solo brasileiro.
Com o sonho de construir a melhor vinícola do Brasil, e tendo em mente a filosofia de “antes de fazer duas garrafas de vinho, faça uma, mas bem-feita”, Luiz nunca mediu esforços para conceber uma produção de altíssima qualidade e nível verdadeiramente superior.
Por isso, ainda no final do século XIX, na região do Vale dos Vinhedos, ele começou o cultivo de vinhas que, mais tarde, seriam as responsáveis por elaborar magníficos vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes.
Sofisticação e requinte engarrafados
Passando a atuar também nas regiões de Serras de Sudeste e Campanha Gaúcha com o decorrer dos anos, a Casa Valduga usufrui de terroirs diversos que revelam identidades igualmente distintas nos rótulos que elabora. Além disso, ela ainda conta com operações especiais de produção na Argentina e Chile.
Unindo tradição, constante inovação, moderna tecnologia e trabalho familiar na fabricação de vinhos, a vinícola atualmente é a número 1 do segmento de vinhos e espumantes de luxo. Inclusive, a Casa Valduga também conquistou prestígio em todo o mundo, especialmente Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos e França.
Acumulando centenas de premiações em importantes concursos internacionais, a produtora distribui seus exemplares para países nos cinco continentes.
A inclusão da sustentabilidade no dia a dia
Ao consolidar relações ao longo das décadas, manter os valores iniciais, e estabelecer seu crescimento no mercado, a Casa Valduga sempre permanece à procura de novos projetos que a impulsionem a evoluir.
Dedicando-se à preservação do meio ambiente, por exemplo, ela mantém um compromisso consistente de respeito à natureza. Seja no uso de produtos e materiais isentos de quaisquer químicas, na adoção de técnicas sustentáveis, como utilização de água das chuvas, ou em controles realizados periodicamente de cada vinha, a vinícola reafirma o cuidado com o meio ambiente.
Espumantes de primeira linha
Beneficiando-se dos melhores terroirs gaúchos, a vinícola mantém a atenção à uva em primeiro lugar, já que é a partir dela que a bela história de um vinho começa. Inclusive, foi por produzir espumantes encantadores que a Casa Valduga passou a ganhar notoriedade em todo o mundo.
Uma das primeiras vinícolas do país a usar o método tradicional da produção de Champagnes, chamado Champenoise, ela surpreendeu críticos e fãs de vinho por elaborar espumantes únicos e fascinantes.
Ainda uma produtora familiar, a Casa Valduga, que foi precursora no Brasil ao proporcionar a experiência do mundo dos vinhos a turistas da Serra Gaúcha, hoje é administrada pela 4ª geração dos Valduga: os irmãos Erielso, João e Juarez, e seus filhos.
–
Você já teve a oportunidade de degustar algum rótulo da Casa Valduga? Tem um preferido? Aproveite para conhecer a seleção incrível de vinhos no Pão de Açúcar Adega!
Confira também outros posts de vinho e histórias de vinícolas que já publicamos aqui no Blog do Pão!
novembro 20, 2019
Casa Valduga um lugar lindo e com excelentes vinhos e espumantes!! Sou muito fã desta grande vinícola que representa o nosso grande país!!
novembro 21, 2019
A Casa Valduga é mesmo uma vinícola incrível, Anderson 🙂
janeiro 19, 2020
Conheci o moscatel da Casa Valduga há uns 15 anos na churrascaria Vento Haragano em São Paulo e me apaixonei. Simplesmente delicioso!!!!
janeiro 20, 2020
Os vinhos da Casa Valduga são excelentes mesmo, Lilian 🙂