A relação do Brasil com o vinho, apesar de parecer recente, vem de longa data, desde a chegada de imigrantes portugueses e italianos no país. Por muito tempo, entretanto, o Brasil focava sua viticultura para a produção de vinhos de mesa, por conta de seu clima tropical e, na grande maioria das vezes, impróprio para o desenvolvimento de bebidas de maior qualidade.
Desde a década de 80 o mercado de vinhos no país mudou, com a chegada de produtores interessados em explorar parte do terreno brasileiro e suas características para desenvolver bons rótulos. Hoje, são várias as regiões produtoras de vinhos de qualidade – e premiados – por aqui.
Se você quer fazer uma viagem diferente e está procurando explorar os principais destinos brasileiros de produção dessa bebida, confira nossa lista de lugares para visitar e tomar um vinho no inverno!
Vale dos Vinhedos
Talvez o destino mais popular no Brasil para quem quer tomar um vinho é o Vale dos Vinhedos, localizado na Serra Gaúcha. Por ser uma região com temperaturas mais baixas e terreno propício para o desenvolvimento de cepas tradicionais, as cidades que cercam esse vale se tornaram importantes representantes da produção de vinho no Brasil. Apenas nessa parte do Rio Grande do Sul é produzido praticamente 90% dos vinhos brasileiros.
As cidades de Bento Gonçalves – considerada por muitos a capital brasileira do vinho – Garibaldi e Monte Belo do Sul são os principais destinos da região, mas a romântica Gramado também tem se destacado como um interessante local para turistas que pretendem tomar um vinho no sul do país.
Sul de minas
Minas Gerais também começou a chamar a atenção de apaixonados por essa bebida quando o assunto é vinho de qualidade. O sul do estado, que conta com colônias italianas, tem vinícolas que produzem saborosos vinhos tintos, brancos e até mesmo roses. As produções, que variam de rótulos artesanais até os de produção em larga escala, podem ser visitadas por turistas e oferecem saborosas degustações.
O município de Andradas organiza no mês de julho a Festa do Vinho. Para quem gosta de uma boa celebração essa é uma excelente opção para provar os melhores rótulos da região.
Serra Catarinense
Apesar de ser um destino também relembrado por suas temperaturas mais baixas no inverno, o enoturismo é uma prática recente na região da Serra Catarinense – o que torna essa opção de turismo altamente charmosa e exótica.
Os vinhos catarinenses são produzidos nas regiões do Vale Europeu, dos Encantos do Sul e nos Roteiros Nacionais de Imigração, mas é a Serra Catarinense o maior polo de produção e turismo relacionado a essa bebida. A grande maioria das cepas utilizadas nos vinhos catarinenses é europeia e a qualidade das bebidas se assemelha aos melhores rótulos do velho continente.
Ao visitar a região, não deixe de procurar pelas cidades de São Joaquim, Bom Retiro e Campo Belo do Sul.
Nordeste brasileiro
A produção de vinhos no nordeste brasileiro é uma das tendências atuais dos especialistas em viticultura no país. A região mais interessante para essa prática é o vale do Rio São Francisco, que já é responsável por uma das maiores produções de espumantes e moscatéis de qualidade do Brasil.
Para quem pretende tomar um vinho em destinos mais exóticos, o nordeste oferece passeios nas vinícolas e excelente gastronomia para os turistas da região.
O Brasil tem se tornado cada vez mais um destino importante para quem pretende visitar as rotas de vinho no mundo. Você já conhece algum desses destinos? Tem outro para recomendar para tomar um vinho? Conte para a gente suas experiências!
junho 30, 2017
Vcs esqueceram da vinícola Guarapari, em Espírito Santo do Pinhal-SP, a alguns km de Andradas. Eles possuem tours também, e seus vinhos são premiados internacionalmente! Estão nas melhores cartas de vinho dos grandes restaurantes das capitais do sudeste.
junho 30, 2017
Guaspari
junho 30, 2017
Ótima sugestão, Maria Raquel! Obrigado por contribuir com esse artigo! 😉
julho 2, 2017
Vocês também deveria oferecer vinhos do Uruguai. Vinícola Bodegas Carrau é excelente.
julho 3, 2017
Olá, José Pedro!
Temos alguns rótulos de vinhos uruguaios de excelente qualidade na nossa loja: https://www.paodeacucar.com/busca?w=vinho%20uruguai
Infelizmente nosso sortimento é pequeno, por conta da dificuldade que alguns de nossos fornecedores tem de abastecer as lojas. Mas vale a pena provar os que selecionamos para ter em estoque!
julho 2, 2017
* correção: (deveriam).
julho 3, 2017
Como a proposta é “OS MELHORES DESTINOS BRASILEIROS” e a região do Vale dos Vinhedos encontra-se no primeiro lugar.
Vale lembrar da festa que acontece na Cidade de *Carlos Barbosa -RS* incluída nessa região – em sua 28ª edição. Trata-se da FESTIQUEIJO – que proporciona aos visitantes uma experiência única que junta ao inverno Gaúcho – mais de 40 tipos de Queijos – Vinhos Finos e Espumantes premiados produzidos nas vinícolas do Vale.
Como inverno – queijo e vinho fazem uma combinação perfeita. Vale a pena conferir.
julho 3, 2017
Boa sugestão, João! Muito obrigado por seu comentário! 😉
julho 4, 2017
Ta faltando o Pão de Açucar importar vinhos gregos que são ótimos: sugestão Moschofilero Boutari – Mantinia
julho 4, 2017
Vamos anotar sua sugestão, Fernando! 😉
julho 4, 2017
Na região de Treze Tilias, no Oeste de Sta Catarina, em direção a fronteira Argentina há uma produção recente de vinhos bem razoáveis. Treze Tilias (Dreizen Linden) é uma cidade turística de origem Austriaca, terra de escultores em madeira, “Santeiros”,com ótima hotelaria. Há até um Consulado Honorário da Austria. Cerca de 5 a 6 mil habitantes,próxima a Xapecó, e a uma hora de Fraiburgo, terra da maça e polo industrial.
julho 4, 2017
Ótimas sugestões, Edmond! Obrigado! 🙂
julho 4, 2017
QUAL O PERÍODO DO FESTIVAL EM
ANDRADAS?
julho 4, 2017
Antônio, em 2017 a Festa do Vinho de Andradas vai acontecer do dia 20 a 23 de julho! 😉
julho 4, 2017
Pessoal, interessantes dicas, parabéns pela iniciativa, porém esta matéria teria ficado mais rica se tivessem incluido o destaque mais recente de vinho brasileiro de sucesso, premiado internacionalmente, Vínicola Guaspari – Espírito Santo do Pinhal – SP, região maravilhosa de SP. Não poderia faltar.
julho 5, 2017
Obrigado pela sugestão, José Eduardo. 😉
julho 6, 2017
Campanha gaúcha (Pampa), conheçam os vinhos desta região.
julho 6, 2017
Os vinhos gaúchos são mesmo especiais, Gustavo! 😉