A relação do Brasil com o vinho, apesar de parecer recente, vem de longa data, desde a chegada de imigrantes portugueses e italianos no país. Por muito tempo, entretanto, o Brasil focava sua viticultura para a produção de vinhos de mesa, por conta de seu clima tropical e, na grande maioria das vezes, impróprio para o desenvolvimento de bebidas de maior qualidade.

Desde a década de 80 o mercado de vinhos no país mudou, com a chegada de produtores interessados em explorar parte do terreno brasileiro e suas características para desenvolver bons rótulos. Hoje, são várias as regiões produtoras de vinhos de qualidade – e premiados – por aqui.

Se você quer fazer uma viagem diferente e está procurando explorar os principais destinos brasileiros de produção dessa bebida, confira nossa lista de lugares para visitar e tomar um vinho no inverno!

tomar um vinho - destinos

Vale dos Vinhedos

Talvez o destino mais popular no Brasil para quem quer tomar um vinho é o Vale dos Vinhedos, localizado na Serra Gaúcha. Por ser uma região com temperaturas mais baixas e terreno propício para o desenvolvimento de cepas tradicionais, as cidades que cercam esse vale se tornaram importantes representantes da produção de vinho no Brasil. Apenas nessa parte do Rio Grande do Sul é produzido praticamente 90% dos vinhos brasileiros.

As cidades de Bento Gonçalves – considerada por muitos a capital brasileira do vinho – Garibaldi e Monte Belo do Sul são os principais destinos da região, mas a romântica Gramado também tem se destacado como um interessante local para turistas que pretendem tomar um vinho no sul do país.

Sul de minas

Minas Gerais também começou a chamar a atenção de apaixonados por essa bebida quando o assunto é vinho de qualidade. O sul do estado, que conta com colônias italianas, tem vinícolas que produzem saborosos vinhos tintos, brancos e até mesmo roses. As produções, que variam de rótulos artesanais até os de produção em larga escala, podem ser visitadas por turistas e oferecem saborosas degustações.

O município de Andradas organiza no mês de julho a Festa do Vinho. Para quem gosta de uma boa celebração essa é uma excelente opção para provar os melhores rótulos da região.

Serra Catarinense

Apesar de ser um destino também relembrado por suas temperaturas mais baixas no inverno, o enoturismo é uma prática recente na região da Serra Catarinense – o que torna essa opção de turismo altamente charmosa e exótica.

Os vinhos catarinenses são produzidos nas regiões do Vale Europeu, dos Encantos do Sul e nos Roteiros Nacionais de Imigração, mas é a Serra Catarinense o maior polo de produção e turismo relacionado a essa bebida. A grande maioria das cepas utilizadas nos vinhos catarinenses é europeia e a qualidade das bebidas se assemelha aos melhores rótulos do velho continente.

Ao visitar a região, não deixe de procurar pelas cidades de São Joaquim, Bom Retiro e Campo Belo do Sul.

Nordeste brasileiro

A produção de vinhos no nordeste brasileiro é uma das tendências atuais dos especialistas em viticultura no país. A região mais interessante para essa prática é o vale do Rio São Francisco, que já é responsável por uma das maiores produções de espumantes e moscatéis de qualidade do Brasil.

Para quem pretende tomar um vinho em destinos mais exóticos, o nordeste oferece passeios nas vinícolas e excelente gastronomia para os turistas da região.

tomar um vinho - variedade

O Brasil tem se tornado cada vez mais um destino importante para quem pretende visitar as rotas de vinho no mundo. Você já conhece algum desses destinos? Tem outro para recomendar para tomar um vinho? Conte para a gente suas experiências!

Banner_conteudos-932x317-Viva_vinhos