Que o Chile é um dos países mais importantes do universo vinícola não é segredo para ninguém. Agora, o que talvez você não saiba, é que nele existe um produtor capaz de agradar a todos os apreciadores da bebida preferida de Baco. Quer descobrir qual? Conheça a história da Viña Santa Rita e entenda por que ela se tornou uma das vinícolas mais aclamadas do país!

viña santa rita barris

Destino fascinante aos pés dos Andes chilenos

Com sua adega principal localizada em Alto Jahuel, a cerca de 40 quilômetros ao sul de Santiago, a Viña Santa Rita se tornou patrimônio cultural do Chile ao longo dos seus mais de 130 anos de vida.

Além de ser um dos produtores mais antigos e tradicionais do país, a vinícola também é referência turística para aqueles que desejam entrar (e ir além) no mundo dos vinhos. Ela engloba vinhedos e instalações destinadas à produção de exemplares incríveis, o Hotel Casa Real, o Museu Andino, parque centenário, a Capela Santa Rita, entre outras atrações repletas de história.

viña santa rita paisagem

Hotel Casa Real

O Hotel Casa Real, localizado dentro da vinícola e no meio do parque centenário, é um antigo casarão colonial. Inicialmente casa de verão de Dom Domingo, o fundador da Viña Santa Rita, hoje ele contém 16 quartos, salas de jantar, refeitórios, salões, jardins, entre outras instalações. O serviço oferecido aos hóspedes é exclusivo, sofisticado e de alto nível.

viña santa rita entrada

Museu Andino

O Museu Andino abrange uma área de 1500m² na sede da Viña Santa Rita. Nele, podem ser encontradas mais de duas mil obras de arte das culturas mapuche, inca e africana, colecionadas durante 40 anos por Ricardo Claro, proprietário da vinícola a partir dos anos de 1980.

viña santa rita museu andino

Parque centenário

O parque centenário é um parque de 40 hectares que contém videiras, oliveiras, árvores frutíferas, araucárias, buganvílias, entre outras espécies de plantas. Ele também abriga um famoso jardim, que apresenta três estilos de parque: os franceses, com labirintos e roseiras, os italianos, com estátuas e água corrente, e os ingleses, uniformes, elegantes e com muito verde.

viña santa rita estátua

Capela Santa Rita

A Capela de Santa Rita de Cássia é uma propriedade de estilo neogótica e foi construída para o casamento da filha de Dom Domingo, no ano de 1885 . Localizada ao lado do casarão, ela exibe vitrais franceses, imagens alemãs e pinturas chilenas. Recentemente, ela foi restaurada por um dos profissionais responsáveis pela reforma da Capela Sistina, no Vaticano.

viña santa rita capela

Excelência reconhecida a nível mundial

A Viña Santa Rita tem como missão elaborar rótulos superiores e de qualidade. Por isso, além do know-how e expertise inquestionáveis de sua equipe produtora, ela ainda conta com a melhor e mais avançada tecnologia durante a fabricação de seus vinhos.

Focando também na cultura da inovação, na eficiência e na sustentabilidade, a vinícola dá vida a exemplares únicos e exclusivos. Além de carregarem consigo o valor da marca, eles ainda norteiam a produtora nos processos de, cada vez mais, aprimorar os trabalhos, se manter em constante transformação e oferecer ao mundo o melhor das terras chilenas.

Dom Domingo: visionário no século XIX

Nascida pelas mãos do empresário e político Domingo Fernández Concha, em 1880, a Viña Santa Rita recebeu esse nome como uma forma de homenagear a santa homônima.

O início de suas atividades aconteceu quando Dom Domingo, idealizando elaborar rótulos de qualidade superior aos que eram produzidos no Chile, decidiu plantar no Vale do Maipo uvas francesas e contratar enólogos igualmente franceses. A partir de então, e juntamente com novas técnicas e equipamentos específicos, ele modificou por definitivo a maneira de se fabricar vinhos no país.

viña santa rita videiras

O ápice após 100 anos de vida

Existe outro nome além de Dom Domingo que também deixou seu legado na história da Viña Santa Rita. Dom Vicente García, genro do empresário, foi quem deu continuidade ao projeto da vinícola que, entre o fim do século XIX e começo dos anos de 1970, passou a ser controlada pela família García Huidobro.

Reconhecida progressivamente pelo alto nível de excelência, em 1980 a Viña Santa Rita teve uma parcela sua comprada pelo Grupo Claro e pela maior produtora de embalagens de vidro do mundo, a Owens Illinois.

Com a introdução de novas propostas, linhas de vinhos, equipamentos e processos de produção, a vinícola foi alavancada em meio ao cenário mundial e viveu tempos de forte expansão. Oito anos mais tarde, o grupo adquiriu o restante da sociedade e conquistou total controle da produtora, que já acumulava prêmios em decorrência das positivas transformações sofridas desde o início da década.

viña santa rita engarrafamento

Novos solos, novos climas, novos relevos

Na década de 1990, a Viña Santa Rita apostou no seu projeto de explorar novas regiões. Além de investir nos vales do Colchágua, Maipo e Casablanca, que são áreas chilenas conhecidas por serem privilegiadas para a prática vinícola, ela também começou a experimentar a viticultura argentina. Em 1997, ela lançou no mercado a vinícola de vinhos premium Doña Paula, situada em Mendoza.

Em 2005, a Viña Santa Rita inaugurou no Chile a Distribuidora Santa Rita Ltda, responsável por melhorar e ampliar a distribuição dos vinhos no país. Já de 2010 em diante, a vinícola pôde comprovar seu poder, impecabilidade e influência ao acumular premiações em importantes concursos do mundo do vinho, como ao ser eleita “Vinícola do Ano” pela associação Vinos de Chile.

viña santa rita maipo

A confirmação do sucesso da Viña Santa Rita

Atualmente, a Viña Santa Rita ocupa o posto de marca de vinhos número um em vendas do Chile. 

Com o famoso rótulo 120 e o ícone Casa Real que, inclusive, é um dos exemplares chilenos mais importantes do país, a vinícola marca presença em mais de 3000 hectares em seis das melhores regiões da viticultura do Chile: Vale do Limarí, Vale de Casablanca, Vale de Leyda, Vale do Maipo, Vale do Colchágua e Vale do Curicó.

Ficou interessado em conhecer vinhos incríveis da Viña Santa Rita? No Pão de Açúcar Adega, você encontra uma seleção especial! Veja também outros posts de vinho e histórias de vinícolas que já publicamos aqui no Blog do Pão!

grandes vinícolas viña santa rita