Um dos grandes nomes da viticultura no Brasil, a Vinícola Salton é reconhecida não apenas pelos vinhos de alta qualidade aos quais dá origem. Considerada o maior complexo vitivinicultor das Américas, a produtora familiar ainda figura como a marca top 1 do país, entre nacionais e internacionais, em pesquisa realizada pela Wine Intelligence.

vinícola salton cave

Uma estreia com matéria-prima de excelência

Idealizada nas terras gaúchas de Bento Gonçalves, a Salton foi fundada por Antonio Domenico Salton, imigrante italiano que ainda no século XIX iniciou a história da vinícola.

Após partir do Vêneto, em 1878, Antonio atracou em solo brasileiro e decidiu se estabelecer na antiga colônia italiana sulista de Dona Isabel. Lá conheceu a imigrante Lucia Canei, que pouco tempo depois passou a ser sua esposa e mãe dos seus dez filhos.

Quase uma década depois da sua chegada ao Brasil, Antonio, juntamente com Lucia, fundou na região uma casa de pasto, famoso tipo de estabelecimento da época que servia almoços e jantares. Além disso, no comércio também vendiam queijos e embutidos, hospedavam turistas, e ofereciam aos clientes vinhos elaborados com uvas de próprio cultivo.

vinícola salton cultivo

Vinícola familiar de vinhos, vermutes e espumantes

Com uma plantação de uvas na propriedade, Antonio começou a ter cada vez mais experiência no mundo vinícola e decidiu investir no ramo. Porém, a vida da Vinícola Salton começou efetivamente em 1910, depois da sua morte e com a participação dos seus filhos Angelo, Antonio, Cesar, João, José, Luis e Paulo.

No início da década de 1920, sob administração de Paulo Salton e com as atividades de vitivinicultura já oficializadas, a vinícola teve o seu primeiro nome: Paulo Salton e Irmãos. Alguns anos depois, em 1933, além dos vinhos e vermutes que eram fabricados, a produtora introduziu no seu portfólio espumantes, produzidos a partir do método tradicional.

Além de Paulo, Antonio também teve papel fundamental no reconhecimento da vinícola. Enólogo, ele foi o responsável por, ao seguir instruções do Vaticano, dar origem ao famoso Vinho Canônico em 1940. Atualmente, o rótulo permanece sendo utilizado em igrejas do país.

Período de crescimento e mudanças

Juntamente com Paulo e Antonio, Cesar e José foram nomes igualmente importantes para o sucesso da atual Vinícola Salton, já que expandiram os negócios para São Paulo no final da década de 1940.

Entre o começo dos anos de 1950 e 1970, a produtora continuou colhendo bons frutos do árduo trabalho que realizava dia após dia. Com familiares sempre cuidando da empresa, os valores iniciais de simplicidade, tradição e excelência se mantiveram mesmo com o passar do tempo.

Entretanto, com a morte de Paulo nessa época, o nome da produtora foi alterado para Vinhos Salton e, mais tarde, Vinícola Salton.

vinícola salton propriedade

Vinícola Salton: líder no comércio de espumantes nacionais no Brasil

Nas décadas seguintes até os dias atuais, a Vinícola Salton passou por transformações que a tornaram uma das principais vinícolas brasileiras. Sempre visando fabricar um produto da mais alta qualidade, ela investiu em matérias-primas superiores, processos de produção de nível internacional e tecnologias de excelência.

Cultivando vinhedos em quatro regiões privilegiadas para a prática da viticultura, Campanha Gaúcha, Campos de Cima da Serra, Serra Gaúcha e Serra do Sudeste, a vinícola atualmente está sob administração da quarta geração da família.

Além dos famosos vinhos e espumantes que produz – e de chás, frisantes e sucos que fabrica desde meados de 2015 -, a Vinícola Salton também oferece ao público roteiros de visitação às suas instalações. Assim, apreciadores do universo dos vinhos podem degustar seus rótulos e ainda têm a oportunidade de explorar sua belíssima história.

vinícola salton taça

Você conhece a Vinícola Salton? Já experimentou algum dos seus espumantes? Veja nossa seleção especial no Pão de Açúcar Adega e aproveite para conferir outras histórias de vinícolas e posts de vinhos que já publicamos aqui no Blog do Pão!