Uma das bebidas mais populares e charmosas do mundo, o vinho, é também um grande aliado para sua saúde. Você sabia disso? Confira quais são os benefícios do vinho para a saúde se você tem o hábito de consumi-lo de maneira moderada no seu dia a dia!

benefícios do vinho - taça

Por que o vinho é uma bebida saudável?

Você, em algum momento da sua vida, com certeza já ouviu aquela famosa frase “vinho é o melhor remédio”.

Primeiro de tudo, é essencial falar que o vinho é rico em compostos nutricionais muito importantes para a nossa saúde. Esses compostos são os polifenóis. E eles trazem inúmeros benefícios quando consumidos de forma equilibrada. Além, é claro, oferece prazer e bem-estar indescritíveis.

O que são as substâncias benéficas do vinho?

Foque nos nomes flavonoide e resveratrol. Eles são substâncias que contam com ações antioxidantes, anti-inflamatórias e vasodilatadoras.

Basicamente, o vinho é rico em compostos nutricionais muito importantes para a nossa saúde: os polifenóis. Esses compostos contam com ações que podem atuar em diversas áreas do nosso corpo, como na menor deposição de colesterol e placas de gordura nas nossas artérias. Além disso, eles atuam na prevenção de doenças degenerativas e do coração, do câncer, da osteoporose e do envelhecimento precoce.

Vale dizer que também auxiliam no bom desempenho do sistema imunológico, na proteção contra infecções e no aceleramento do metabolismo. E ainda melhoram a memória, as funções motoras, hepáticas e renais, e o funcionamento saudável do sistema gastrointestinal.

Lembre-se: o álcool encontrado no vinho atua como um vasodilatador natural, auxiliando a controlar a pressão sanguínea.

benefícios do vinho

Quais são os benefícios do vinho consumido regularmente?

Como afirmamos acima, o vinho tem um papel muito importante para a saúde. Muitas de suas características nutricionais influenciam no funcionamento das artérias e do coração, por exemplo. Por isso, quem consome vinho pode perceber benefícios como:

  • Redução da pressão arterial, por conta de sua ação vasodilatadora;
  • Menor volume de colesterol ruim (LDL) circulante no sangue;
  • Maior volume de colesterol bom (HDL) circulante no sangue;
  • Menores riscos de desenvolvimento de tromboses e derrames;
  • Menor risco para apresentar quadros de AVC;
  • Proteção cardiovascular contra quadros de infarto.

Mas não se esqueça: existem contraindicações de consumo para alguns grupos de pessoas, como gestantes, portadores de doenças no fígado ou pâncreas, e pessoas que usam medicamentos controlados ou fazem controle de peso. Por isso, consulte sempre seu médico de confiança!

Quanto de vinho devo beber por dia?

O consumo de qualquer alimento ou bebida, por mais benéfico que ele possa ser para a saúde humana, sempre deve ser feito com cautela. A ingestão excessiva de nutrientes e calorias podem ser prejudiciais para a saúde, assim como a ingestão insuficiente.

Quando o assunto é consumo de bebidas alcoólicas, é preciso garantir que essa ingestão seja sempre moderada, já que o álcool em excesso pode trazer mais desvantagens do que vantagens para a saúde.

A recomendação do consumo diário de vinho varia muito de acordo com as necessidades nutricionais de cada pessoa. Entretanto, de maneira geral, recomenda-se que – se for diário – não deve ultrapassar uma taça de 150mL para adultos saudáveis. Esse volume já é suficiente para oferecer os benefícios para a saúde.

Um brinde!

benefícios do vinho - garrafa

Você tem o hábito de consumir vinho regularmente? Que tal dar uma olhada no nosso post sobre Vinho de Mesa, uma das classificações mais adoradas no Brasil? Também vale a pena descobrir quais são as uvas cultivadas no país!