Todo bom enófilo – amador ou profissional – tem em casa um cantinho para guardar vinhos e saboreá-los em um momento oportuno, certo? Mas você já parou para pensar se está armazenando seus vinhos da maneira correta?
O cuidado correto com a garrafa de vinho pode garantir a manutenção de seus sabores e aroma por mais tempo, permitindo que você saboreie a bebida perfeita mesmo alguns meses após sua compra. Que tal aprender como guardar vinhos em casa da maneira certa? Fizemos a seleção dos principais pontos de atenção para você! Vamos lá?
Cada tipo de vinho tem um tempo de validade específico
Sabe aquela história de que quanto mais velha é a sua garrafa de vinho mais saborosa ela será? Isso tudo não passa de uma grande lenda para a maioria dos rótulos.
Nem todas as uvas ou tipos de vinhos reagem muito bem à ação do tempo, e, por isso, é importante que os fabricantes sempre sugiram um prazo de validade para que o consumo de suas bebidas seja feito dentro do período esperado, garantindo sua qualidade.
Vinhos brancos e rosés, de maneira geral, são os menos resistentes à ação do tempo. A grande maioria pode não passar dos três anos de vida útil.
Vinhos tintos, por sua vez, podem chegar a durar cerca de 10 anos, mas as bebidas feitas de uvas jovens devem ser consumidas no mesmo prazo dos vinhos brancos. Portanto, nada de guardar vinhos e esquecer suas garrafas por muito tempo estocadas!
Escolha um lugar confortável para seu vinho
A garrafa de vinho precisa ser bem tratada para durar um longo período na sua casa — e esse cuidado com a qualidade passa também pelo local onde você vai armazená-lo.
Por isso, escolha um local que esteja protegido da luz solar ou do foco de iluminações artificiais, como lâmpadas muito fortes. Esses raios de luz podem prejudicar não apenas o sabor da sua bebida como também seu aroma e visual.
Outra característica importante desse lugar onde você vai instalar a sua adega — ou apenas deixar suas garrafas — é que ele deve ser firme. Locais muito instáveis, como estantes ou em cima de eletrodomésticos, podem expor as garrafas a vibrações indesejadas que afetam também seu sabor e aroma.
Deixe as garrafas em ambiente fresco e longe da umidade
Uma situação que seu vinho não pode enfrentar de jeito nenhum é o calor. Altas temperaturas podem prejudicar significativamente as características organolépticas — que são aquelas que percebemos com os nossos sentidos — da bebida, diminuindo sua qualidade.
Por isso, o local onde você vai guardar vinhos em casa deve ser fresco e garantir que eles fiquem em uma temperatura que varie entre 12°C e 24°C no máximo, sem ter que passar também por grandes oscilações térmicas ao longo do ano.
Não se esqueça, também, de cuidar da umidade desse local. O grande problema de locais com baixa umidade é o ressecamento das rolhas, que pode acelerar a oxidação do vinho. Por isso, garanta um local que consiga manter a umidade próxima de 70%.
Guardar na horizontal ou na vertical
Essa é, provavelmente, a maior polêmica relacionada ao armazenamento correto de vinhos em qualquer lugar. Existem especialistas que defendem que tanto faz a garrafa ficar em pé ou deitada, enquanto outros afirmam que é melhor deixá-la na horizontal para hidratar a rolha e evitar seu ressecamento e consequente oxidação da bebida.
Existem comprovações científicas para as duas situações, mas a mais segura — e mais popular entre os especialistas — ainda é a opção de deixar as garrafas guardadas de maneira horizontal. Para isso, as adegas climatizadas ou suportes de vinho podem ajudar você.
Usar ou não adega climatizada
Se você está começando a montar a sua adega, pode ficar tranquilo! Na maioria dos casos, não é preciso deixá-la climatizada para guardar o vinho de maneira adequada. Basta seguir as dicas que já passamos, relacionadas a temperatura, umidade e posição da garrafa, que com certeza os seus vinhos já vão estar seguros!
A adega elétrica costuma ser indicada apenas para as pessoas que moram em lugares com temperaturas extremas, pois ajuda a conservar as bebidas, ou para aquelas que têm pouco espaço em seu apartamento.
Guardando vinho na geladeira
O ambiente da geladeira não é o mais recomendado para o armazenamento da bebida, porque cada tipo de vinho exige temperatura e umidade que não devem ser alteradas.
O recomendado para vinho tinto, por exemplo, é uma temperatura entre 14 a 17ºC para que ele possa expressar todo o seu potencial e umidade acima de 60% (como a maioria dos vinhos). No entanto, a geladeira costuma oscilar entre 2 e 5°C, e o seu ambiente interno é bastante seco.
Desse modo, o que pode ocorrer com os vinhos armazenados na geladeira é a contração e o ressecamento da rolha, fazendo com que o oxigênio entre na garrafa e acelere o processo de oxidação e, consequentemente, o envelhecimento da bebida.
Além disso, a iluminação, assim como o ato de abrir e fechar a porta e a proximidade com outros alimentos, pode prejudicar o sabor e as características do vinho. Mas, se você tomar esses cuidados, pode, sim, guardar o seu vinho aberto na geladeira — em especial para conservar a bebida que sobrou na garrafa.
Para isso, atenção: guarde-o na vertical, dentro (e não na porta) da geladeira e consuma-o em até três dias após aberto (tempo suficiente para você não sentir muitas alterações no sabor e no aroma).
Concluindo
Esses pequenos e simples cuidados com suas garrafas de vinho vão aumentar a durabilidade e garantir a qualidade da sua bebida favorita. Gostou dessas dicas de como guardar o vinho? Quais dessas atenções você teve com o local em que montou sua adega ou cantinho do vinho? Conte para a gente!
E aproveite que nós temos uma página especial de vinhos no site do Pão se precisar de algum rótulo para a sua adega, combinado? Ou veja a nossa seção de bebidas nas nossas lojas do Pão de Açúcar se precisar.
Até a próxima!
setembro 13, 2017
O comentário de que “ainda é a opção de deixar as garrafas guardadas de maneira vertical” , esta ilustrado com as garrafas na horizontal. Qual a comprovação científica mais segura? A mais popular e na horizontal.
setembro 13, 2017
Oooops! Falha nossa! Era para estar escrito horizontal. Já corrigimos! 😉 Obrigado!
setembro 20, 2017
Pessoal do Pão, queremos “cliente retira” aqui em Campinas!!! rs
setembro 20, 2017
Hehehe, Carolina! Pode deixar que essa é uma questão que vamos repassar para nossa equipe de operações!
setembro 20, 2017
Nós de São Jose dos Campos também queremos a opção de cliente retira. rsss
setembro 20, 2017
Heheheh, anotado também Leandro!
abril 22, 2019
Ótimas dicas !
Obrigado
abril 22, 2019
Que bom que gostou, Moacyr!
fevereiro 13, 2020
E os vinhos que não possuem rolhas e sim tampas, é adequado utilizar da mesma maneira de armazenamento?
fevereiro 13, 2020
Oi, Daniele! Tudo bem? As recomendações de armazenamento são as mesmas tanto para vinhos com rolhas de cortiça, quanto para aqueles com tampas de rosca. A única diferença é que se você não for demorar muito para consumir a bebida, não há necessidade de a garrafa ser armazenada deitada 🙂
dezembro 6, 2020
Adaga em cima da geladeira é recomendo? Temos perdas significativas quando armazenamos nesse local ?
dezembro 7, 2020
Oi, Charles! Tudo bem? O indicado para adegas é que elas estejam em ambientes protegidos do calor e da umidade 🙂